segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

O populismo autoritário do ex presidente Donald Trump

 Populismo é um conceito contestado, utilizado para se referir a um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.

Populismo é um termo utilizado para explicar um conjunto de práticas associadas a políticos, sobretudo da América Latina, durante boa parte do século XX. No caso do Brasil, essa expressão é utilizada como forma de explicar as características dos governantes do Brasil do período entre 1930 e 1964.

Autoritarismo é uma forma de governo [que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.

O totalitarismo busca mobilizar a sociedade civil de cima para baixo, para moldá-la e impor ao povo uma obediência ativa e militante ao status quo, condicionada pela adesão à ideologia oficial do Estado.

Na Presidência do Estados Unidos, Donald Trumpo, além de autoritário, também se mostrou totalitário. No seu estilo totalitário e autoritário, Trump matou mais de 1 milhão de norte-americanos durante a pandemia da Covid 19.

Governantes autoritários, apenas corroem a democracia. Governantes totalitários, tem total desprezo pelas vidas humanas.

Governantes autoritários, tem que ser varridos para sempre da geopolítica mundial.

Confira agora a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2022/12/05/trump-alarga-o-passo-na-sua-escalada-antidemocratica-para-cooptar-mais-radicais-na-trajetoria-a-casa-branca.ghtml

 E assim caminha a humanidade.
Imagem: Portal G1 da Rede Globo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário