Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas visando a distribuição, produção e o consumo de bens e serviços tão necessários a saúde coletiva e a sobrevivência da população.
A microeconomia é o ramo cientifico que estuda a economia em maior escala lidando com estudos científicos como empresas, famílias e indivíduos.
A macroeconomia é o ramo cientifico que analisa a economia em um sentido mais amplo. A macroeconomia lida com fatores que afetam a economia de um país, de um estado, e em um estudo mais complexo, lida com fatores que afetam a economia mundial.
A balança comercial é o resultado da soma entre bens e serviços que são componentes da balança corrente. A balança comercial registra a soma de importações e exportações na atividade econômica. Quando as importações são menores que as exportações registra um superávit na balança. Quando as exportações são menores que as exportações se registra um déficit na balança comercial.
A saída do Reino Unido da União Europeia, que foi apelidada de Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia foi um objetivo perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, desde 1973, quando o Reino Unido fez seu ingresso na Comunidade Econômica Europeia (CEE). A saída da União Europeia é um direito dos países membros, de acordo com o Tratado da União Europeia
Em 1975, foi realizado um referendo sobre a permanência ou não do país na Comunidade Econômica Europeia (CEE). O resultado da votação foi favorável à permanência. O eleitorado britânico foi novamente chamado a decidir sobre a questão da permanência ou não do país no bloco comum, em novo referendo, realizado no dia 23 de junho de 2016.
Em 13 de março de 2017 ambas as câmaras do Parlamento do Reino Unido rejeitaram emendas que poderiam prolongar o processo de retirada do país do bloco, permitindo assim que a então primeira-ministra Theresa May a denuncie formalmente o Tratado da União Europeia e inicie as negociações. May renunciou após diversas tentativas falhas de aprovar um tratado econômico nos seus termos com o parlamento.
Em 09 de Janeiro de 2020, o parlamento britânico deram sua aprovação ao texto que permitiu a saída do Reino Unido da União Europeia na data de 31 de Janeiro de 2020. Foram 331 votos a favor e 231 votos contrários a saída do Reino Unido da União Europeia.
De acordo com a noticiais que eu vi no Portal G1 da Rede Globo, há uma crise de desabastecimento no Reino Unido, desencadeada pela escassez de motoristas de caminhão.
A indústria de transporta do Reino Unido foi afetada nos últimos meses pela falta de motoristas de veículos pesados, que impactou negativamente a cadeia de abastecimento de combustível em todo o país, fazendo o governo anunciar medidas para combater o problema, segundo o Portal G1.
Os consumidores do Reino Unido tem relatado prateleiras vazias em diversos estabelecimentos por conta de interrupção da entrega. Algumas empresas, notadamente grandes redes de supermercados, já admitiram falta de alguns produtos, segundo o G1.
O G1 também afirmou, que depois do Brexit, ficou mais difícil e mais caro usar trabalhadores fora do Reino Unido.
A globalização é um processo de aprofundamento internacional de integração econômica, social , politica e cultural entre os países do mundo. A globalização entre os países do mundo acabou impulsionada pela redução dos custos dos meios de transporte.
Caro (a) leitor (a). Eu acompanho o noticiários desde criança, ainda em meados da década de 1980. Já naquela época, eu me lembro de que o mundo já dava seus primeiros passos rumo a globalização. Em 1990, na minha adolescência, a globalização já começava a ganhar força no aspecto mundial.
A globalização está ligada a atividade econômica global. Em um mundo cada vez mais globalizado, é fundamental a integração econômica e diplomática entre os paises para que a balança comercial tenha o equilíbrio necessário em qualquer pais no mundo.
Era claro que a saída do Reino Unido da União Europeia, teria consequências em um mundo cada vez mais globalizado. A economia digital é uma economia que se baseia em tecnologia de computação digital. A economia digital tem se firmado como a nova ordem econômica global no cenário pós Covid 19.
Em um mundo cada vez mais globalizado e com uma economia cada vez mais digitalizada, a saída do Reino Unido da União Europeia, obviamente teria seus efeitos colaterais.
Caro (a) leitor (a). Não tenho formação em Economia. Tão pouco; tenho formação em Comercio Internacional. Minha única formação é a Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Contudo leitor (a). Me parece que a globalização irá ganhar cada vez mais força em uma economia digital no cenário global pós Covid 19. Sendo assim. A saída do Reino Unido da União Europeia tem sim suas consequências em uma economia globalizada e cada vez mais digitalizada.
O comércio bilateral ou comércio de compensação é o comércio exclusivamente entre dois estados, particularmente o comércio de troca baseado em acordos bilaterais entre governos, e sem o uso de moeda forte para pagamento.
Comércio bilateral significa um acordo de troca entre duas partes. Contudo, o termo é utilizado para abordar as transações comerciais entre duas nações, sendo estruturado por meio de um acordo entre elas.
O fim dos comércios bilaterais, trouxe suas consequências ao Reino Unido. Em um mundo bilateral e globalizado, o Brexit também está cobrando suas consequências.. E sérias consequências leitor (a).
O maior desafio para os governantes britânicos. Será justamente administrar as consequências do Brexit para o Reino Unido.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/mundo/
E assim caminha a humanidade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário