quarta-feira, 14 de junho de 2023

A auto blindagem do Congresso Nacional.

Poder Legislativo é o poder do Estado ao qual, seguindo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes.

O Poder Legislativo do Brasil é um dos poderes constituídos do país. A Constituição Federal adota os princípios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder político pertence ao povo e é exercido em nome deste por órgãos constitucionalmente definidos (art. 1º, parágrafo único). Para tanto, a Constituição Federal constitui três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos (art. 2º). O Poder Legislativo do Brasil é exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, compostos, respectivamente, por deputados federais e senadores.

Câmara dos Deputados é a câmara baixa do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado do Senado Federal, faz parte do Poder Legislativo da União em âmbito federal. A Câmara está localizada na praça dos Três Poderes, na capital federal,[3] e é composta pela Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil, pelo Colégio de Líderes e pelas Comissões, que podem ser permanentes, temporárias, especiais ou de inquérito.

O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado da Câmara dos Deputados, faz parte do Poder Legislativo da União. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Seguindo a Constituição Federal do Brasil, os ministros do Supremo Tribunal Federal, declararam o orçamento secreto inconstitucional. Contudo, o Congresso Nacional, quer partir para a auto blindagem.

A auto blindagem do Congresso Nacional, beira a politicagem. Ora leitor (a). A Constituição Federal do Brasil, é absolutamente clara, sobre a publicidade, o acesso à informação e a transparência na administração pública.

A auto blindagem, que beira a politicagem, insiste em prejudicar justamente os (as) eleitores. E não se iluda, leitor (a). A auto blindagem do Congresso Nacional, é uma politicagem suprapartidária.

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Um espectro político é um sistema para caracterizar e classificar diferentes posições políticas em relação umas às outras sobre um ou mais eixos geométricos que representam as dimensões políticas independentes. Segundo o Portal Poder 360.

Certamente existem ideologias e espectros políticos plurais no Congresso Nacional. Entretanto, ideologias e espectros políticos, se unem na auto blindagem suprapartidária no Congresso Nacional.

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/14/camara-cria-comissao-para-discutir-pec-que-anistia-partidos-politicos.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal Folha de São Paulo. 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário