O patriarcado é um sistema politico em que os homens detém a autoridade máxima sobre as mulheres e as meninas. O patriarcado é um sistema político, em que os homens detém todos os poderes políticos e econômicos na sociedade.
As sociedades patriarcais, tem os homens como seres superiores, e detentores de toda a autoridade politica e social sobre as mulheres e as meninas. A ascensão do futebol feminino. Nas sociedades patriarcais, os homens heterossexuais são superiores em relação a todos os demais gêneros sexuais.
Os homens são os únicos seres capacitados para conduzir a vida política, econômica social e moral, tanto nas famílias, quanto na sociedade.
As mulheres são consideras mais fracas. Física e mentalmente.
Somente os homens tem a plena capacidade de tomar as principais decisões.
No capitalismo, cujos característica é a acumulação de capital pelo donos dos meios de produção, o modelo patriarcal fica mais evidente. Pois no capitalismo, os homens são os únicos capacitados para exercer todos os cargos de liderança, por exemplo.
Existem algumas características tipicas de uma sociedade patriarcal. Que são :
Os homens são os únicos seres capacitados para conduzir a vida política, econômica social e moral, tanto nas famílias, quanto na sociedade.
Os homens são a autoridade máxima nas famílias. Como a autoridade máxima, os filhos homens são privilegiados em termos de direitos adquiridos.
As mulheres devem aceitar sua suposta incapacidade para tomar as decisões. Nas sociedades patriarcais, as mulheres devem aceitar a dominação dos homens sobre seus corpos e suas vidas.
Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. Algumas sociedades patriarcais também são patrilineares, o que significa que a propriedade e o título são herdadas pelos homens e a descendência é imputada exclusivamente através da linhagem masculina, às vezes, até o ponto onde parentes do sexo masculino significativamente mais distantes têm precedência sobre parentes do sexo feminino.
Historicamente, o patriarcado tem-se manifestado na organização social, legal, político e econômico de uma gama de diferentes culturas.
O machismo um conceito intelectual que não aceita de fora alguma a igualdade entre homens e mulheres na sociedade. O machismo é um conceito intelectual que enaltece que os homens devem ocupara todos os cargos de liderança política, todas as posições de poder econômico, cabendo unicamente aos homens, tomar todas as decisões nos rumos políticos, intelectuais e econômicos no andamento social.
O machismo é uma corrente intelectual, que parte da ideia de que os homens são muito superiores as mulheres. E baseado em tal de conceito da superioridade masculina. Os homens devem assumir todas as tomadas de decisões na sociedade.
O machismo intelectual, está empregado na sociedade há séculos, nos aspectos políticos, econômicos nas religiões e nos núcleos familiares. O machismo, no seu pensamento intelectual. figura os homens como os donos do poder. Cabendo unicamente aos homens, todas as decisões sobre todos os rumos políticos, familiares e econômicos, tanto na família, quanto na própria sociedade.
No machismo intelectual. As mulheres não devem ter liberdade, tão pouco antinomia para tomar as próprias decisões. No machismo intelectual, as mulheres, como seres inferiores, devem ter total obediência as autoridades patriarcais, que são constituídas pelos " valores morais".
O assédio, é algo praticado por uma condição de hierarquia e poder. O assédio, exige que o infrator utilize de seu poder hierárquico para obter vantagens sexuais e muitas vezes vantagens morais sobre sua vitimas.
Tal pratica. Fruto de uma sociedade patriarcal e machista. Deve ser erradicada na sociedade.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/
Imagem : Portal G1 da Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário