segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A necessária luta contra o patriarcado no Brasil.

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. 

O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe a igualdade de gêneros, favorecendo os homens em total detrimento das mulheres.

O machismo é a sensação  viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família". 

O machismo alega em sua intelectualidade, que os homens são absolutamente superiores as mulheres. E de acordo com o machismo, sendo os homens seres superiores, cabe a mulher, apenas o absoluto papel da subserviência e obediência total e absoluta.

 O machismo é um conceito intelectual da "autossuficiência masculina". O machismo é um conceito defendido por intelectuais que baseiam o pensamento machista na ideia de que os homens são superiores as mulheres. Uma das características do machismo, é o menosprezo pelas capacidades intelectuais das mulheres no campo acadêmico e profissional, por exemplo.

O Patriarcado é um conceito intelectual que se baseia na ideia da predominância masculina nos campos da politica e da sociedade acadêmica. O Patriarcado é um conceito intelectual que se baseia na ideia da autoridade masculina sobre as mulheres e as crianças. O Patriarcado defende a ideia intelectual de que os homens devem ser absolutos em todos os cargos de liderança exercidos na sociedade.

No conceito do "verdadeiro homem", o machismo defende a ideia do homem ser superior a mulher em todos os níveis existenciais. 

No conceito do " verdadeiro homem", o machismo defende a ideia da superioridade masculina na sociedade, cabendo às mulheres apenas o papel de aceitar a submissão à proteção masculina. Patriarcado é um sistema social em que os homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política e intelectual. 

O patriarcado tradicional defende a predominância masculina em todos os cargos de liderança moral, liderança política e liderança intelectual. O patriarcado tradicional defende que cabe exclusivamente aos homens todos os privilégios sociais. 

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. Algumas sociedades patriarcais também são patrilineares, o que significa que a propriedade e o título são herdadas pelos homens e a descendência é imputada exclusivamente através da linhagem masculina, às vezes, até o ponto onde parentes do sexo masculino significativamente mais distantes têm precedência sobre parentes do sexo feminino.

Historicamente, o patriarcado tem-se manifestado na organização social, legal, político e econômico de uma gama de diferentes culturas.

Machismo (do espanhol e do português "macho") é a sensação de ser 'viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família" Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.

Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os entre homens e mulheres,  favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino. O machista é o indivíduo que exerce o machismo, acreditando que os homens são superiores ás mulheres.

O Patriracdo. Na sua essencia. Não combina com o sistemna democrático. O Ministro Luis Roberto Barroso. Toma uma decisão sesnasta e  democrática. Na luta contra o patriarcado no Brasil.

Sistema patriarcal. Que não combina com uma sociedade verdadeiramente democrática.

Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/colunas/carolina-brigido/2023/12/11/barroso-costura-aprovacao-de-paridade-de-genero-em-cargos-de-tribunais.htm

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal Desacato. 



 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário