domingo, 16 de junho de 2024

E as nossas elites no Brasil.

 Descriminalizar o consumo de cannabis significa permitir que as pessoas usem a substância sem ser punidas criminalmente. É esse o sistema em voga em Portugal desde 2001. Por lá, o consumo de qualquer droga deixou de ser crime, mas ainda pode ser alvo de punições. A legislação estabelece quantidades máximas permitidas para consumo pessoal.

As autoridades portuguesas afirmam que a descriminalização contribuiu para diminuir estigmas. Especialmente nos casos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Elas deixaram de ser vistas como criminosas, para se tornar pessoas que precisam de cuidados médicos e de uma  assistência social. 

Há mercados regulados de Maconha em alguns dos Estados Federados dos Estados Unidos, no Uruguai e no Canadá. Cada um dos países tem suas legislações especificas.

O Uruguai foi o primeiro país do mundo a legalizar o uso recreativo  da maconha, em dezembro de 2013. Para comprar ou cultivar a planta, os uruguaios precisam se registrar no Instituto de Regulação e Controle da Cannabis. Na ocasião, decidem como preferem adquirir a maconha: comprando em farmácias, plantando em casa ou se associando a clubes canábicos, que cultivam a planta para seus membros. Contudo. Cabe ressaltar. A lei no Uruguai, proíbe que pessoas    fumem  no local de trabalho , também proíbe que pessoas  venham á dirigir sob o efeito da maconha.

Segundo as autoridade uruguaias. O mercado da maconha não desapareceu. Mas as autoridades no país estimam que esse mercado paralelo. Seja hoje. Um quinto do que era. Antes da aprovação do uso recreativo da Maconha em 2013.

O Canadá se tornou o segundo país e legalizar o uso recreativo da maconha. Segundo uma revisão de estudos publicada em 2022, o objetivo das autoridades  canadenses era combater o mercado ilegal da erva, e reduzir o excesso do  consumo  de maconha pelos jovens. 

A Lei no Canadá. Permie que pessoas com 18 ou mais. Possam portar até 30 gramas de cannabis. Cada residencia. Tem o direito de cultivar no máximo quatro plantas. No Canadá. As regras para a venda da cannabis. Variam em cada uma das províncias do país.

Na Espanha e na Holanda. O  consumo de maconha para fins recreativos é permitido, desde que aconteça em casa ou em ambientes específicos - as coffee shops. No México. Uma decisão da Suprema Corte em 2021. Descriminalizou o uso adulto da maconha. 

No nosso Congresso Nacional. Mais conservador e atrasado. Temos apenas a discussão que interessa as nossas elites.

Para que os policiais tenham a permissão para executar pardos e pobres  nas comunidades

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/06/16/marcha-da-maconha-vai-a-avenida-paulista-e-diz-que-proibicao-da-droga-e-combustivel-da-guerra-contra-pessoas-negras.ghtml


E assim caminha a humanidade. 

Imagem ;Riva Incorporadora. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário