A Balança comercial registra os valores das importações e das exportações de mercadorias. Se o valor das exportações superar o das importações, diz-se que a balança comercial apresenta um superávit. Se ocorrer o contrário, há um déficit (veja Balanço de pagamentos e Transações correntes).
Significado dos termos: importar significa comprar mercadorias do exterior e exportar significa vender para outros países.
Origem dos produtos comercializados: na importação, os produtos são fabricados em outros países. Na exportação, a produção é nacional e vendida para fora.
Motivação: a principal motivação da importação é a aquisição de itens que não são fabricados internamente. Já o fator de maior destaque em relação à exportação é a conquista de novos mercados.
Fator de maior influência: a taxa de câmbio da moeda local é um fator que influencia completamente os dois processos.
Nossa balança comercial no Brasil. Infelizmente depende das relações como os Estados Unidos. Deve haver pragmatismo do governo Lula.
Por outro lado. Os Estados Unidos vivem uma disputa comercial com a China. Talvez não seja interesse dos norte americanos que a China ganhe novos mercados.
Lula e Trump estão em espectros políticos opostos. Lula é da vertente de centro esquerda e apoiou a candidata do partido democrata Kamala Harris, derrotada nas urnas. Trump, por sua vez, é da chamada extrema-direita, mesma corrente política do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os Estados Unidos são, atualmente, o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China. No entanto, ao longo do Século 20, os norte-americanos ocupavam o topo da lista.
O Itamaraty sempre foi muito centrado , mesmo nos momentos mais tensos, por exemplo, na relação entre o Bolsonaro e China. O Itamaraty age com moderação, e esse perfil não deve mudar. Os Estados Unidos são um parceiro estratégico, sempre deve haver bom senso para que não haja turbulência
Acho que haverá pragmatismo de ambas as partes.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/
Imagem ; Portal G1 da Rede Globo.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário