Os partidos de centro são aqueles que conciliam visões socais , uma bandeira mais à esquerda, com preocupações como liberdade individual. Eles procuram conciliar visões pró-mercado e crescimento econômico com justiça social.
A esquerda foca em uma educação mais emancipatória e que foque o ambiente que o aluno vive, as relações sociais. Ou seja, uma educação que tende para a cidadania e para valores. Já o conservadorismo também pode dar uma ênfase a esse tipo de educação, mas pensando em valores das familias tradicionais.
A esquerda defende o investimento na educação pública.
A esquerda defende as questões sociais , maior regulação do mercado financeiro e maior intervenção do Estado na economia. O desemprego é uma preocupação para a esquerda, . Nos nossos tempos contemporaneos, uma esquerda moderna favoreçe o empreendedorismo, a facilidade de abrir e fechar empresas, por exemplo. Em países como Uruguai, e os países escandinavos, governos de esquerda souberam aprimorar a facilidade de se fazer negócios, por exemplo.
A esquerda aceita déficits fiscais. Para se invesntir em saúde, educação e politicas sociais.
A esquerda prega uma saúde gratuíta e universal para todos. Um exemplo. O SUS.
A direita acredita no Estado mínimo, limitado à garantia da ordem pública, dando preponderância para o mercado na coordenação da vida em sociedade.
Na versão mais liberal. A Dierita prega uma educação profissionalizante. Focada em profissões mais uteis a economia. A Direita liberal prega uma educação privada. Com altos valores em vouchers para o financiamento da iniciativa privada na educação das pessoas de baixa renda.
A Dierita mais liberal. Acredita em um crescimento economico aonde o Estado não interfira no funcionamento do mercado. A Direita mais liberal foca no conttrole da inflação. E na idéia de que as empresas privdas não sejam alvo de regulação por parte do Estado.
A Direita mais liberal. Prega uma flexibilização das leis ambientais e das leis trabalhistas.
A Direita tende á ser mais favorável ao corte drásticos nos gastos públicos. Mas há uma contradição no contexto. Pois a Direita tende a ser muito favorável aos gastos altos com militares e a defesa.
A Direita mais liberal. Poderia aceitar o investimento privado na Saúde. Mas tais investimentos devem vir das empresas privadas.
Vejam o que diz a Constituição Federal de 1988. Segundo o autor Guilherme Pena de Moraes. No meu livro sobre a Constituição Federal de 1988. E também segundo dados oficiais do Senado Fedaral.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:Proposições em tramitação
I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não-intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. Segundo o autor Guilherme Pena de Moraes. No meu livro sobre a Constituição Federal de 1988. E também segundo dados oficiais do Senado Federal.
Populismo é um conceito contestado, utilizado para se referir a um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite".
Populismo de direita é uma ideologia política que combina ideais da direita política com uma retórica e temas populistas. De acordo com a definição do cientista político neerlandês Cas Mudde, o populismo é uma ideologia política que divide a sociedade em duas entidades homogêneas e antagônicas: o povo e as elites.
Populismo de esquerda é uma ideologia política que combina a retórica e os temas da esquerda com o do populismo. Normalmente concentra sentimentos anti-elitistas, oposição ao sistema hegemônico e busca unificar uma voz em nome do "povo comum".
Confira no UOL.https://brasilescola.uol.com.
Direita e Esquerda. Erram em flertar com ditaduras nos seus respectivos campos políticos. Violando a Constituição Federal de 1988 no Brasil.
E dão margem aos seus respectivos populismos autoritários. E aos lideres populistas que violam a Democracia.
E os países saem perdendo.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/
E assim caminha a humanidade
Imagem ; Blog da Jornalista Daniela Lima. No Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário