EMENDA X
Os poderes não delegados aos Estados Unidos pela Constituição, nem por ela negados aos
Estados, são reservados aos Estados ou ao povo. Segundo o Site Oficial da Universidade Federal de Londrina.
A Décima Emenda à Constituição dos Estados Unidos é a que se refere ao federalismo, especificamente ao princípio da divisão de poderes entre o governo federal e os estados. Ela estabelece que os poderes não delegados ao governo federal pela Constituição, nem proibidos aos estados, são reservados aos estados ou ao povo.
Reforça a ideia de que o governo federal possui poderes limitados e enumerados na Constituição, enquanto os estados têm autonomia para exercer poderes não delegados ao governo central.
A emenda garante que os estados e o povo têm o direito de exercer poderes que não foram expressamente concedidos ao governo federal.
A Décima Emenda foi proposta para acalmar os temores dos antifederalistas que se opunham a um governo federal muito forte. A sua aprovação foi vista como uma forma de garantir que os estados manteriam um certo grau de autonomia.
A interpretação da Décima Emenda tem sido um ponto de discussão em debates sobre o federalismo e a relação entre o governo federal e os estados. Segundo o Site Oficial da Universidade Federal de Londrina.
Despotismo é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto. O poder se estabelece sempre a uma entidade individual, sem se deixar confundir com uma autocracia onde o poder pode estar concentrado em um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc.
Donald Trump viola a décima emenda que garante a autonomia aos Estados. Mas o déspota tem maioria na Suprema Corte.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo. https://g1.globo.com/mundo/
E assim caminha a humanidade.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário