domingo, 17 de fevereiro de 2019

A corrupção de agentes públicos no Brasil.


A corrupção de agentes públicos no Brasil.



Nos últimos anos boa parte da população brasileira ficou com os nervos a flor da pele por causa da Operação Lava Jato.PT,MDB e PSDB foram totalmente desmoralizados por causa da agenda policial de seus caciques com a equipe do ex juiz Sergio Moro,entretanto,historicamente é comprovado que a corrupção política no Brasil é uma praga antiga que vem desde o seu descobrimento em 1500.
Sim leitor (a),a corrupção política no Brasil é orgânica e apenas foi se adaptando aos diferentes regimes governamentais ao longo da história.Bom o filosofo grego Sócrates  tem um conceito básico que diz “ Todo o corpo é corrupto,ele faz aquilo que é melhor para ele”.De certa maneira leitor (a),essa frase cairia como uma luva se analisarmos de maneira prática o que já aconteceu no campo político no Brasil ao longo de sua história.
Bom leitor (a),segundo o que eu lia nos livros de história na época da minha faculdade de Jornalismo,a corrupção no Brasil começa no século 16 durante o período da colonização portuguesa.Sim leitor(a),a corrupção começou naquele tempo quando os funcionários públicos que na época fiscalizavam os negócios da então coroa portuguesa utilizavam da sua influencia para comercializar produtos brasileiros.
Já naquele tempo as primeiras propinas foram de especiarias,pau-brasil,tabaco,ouro e diamante. E assim leitor (a),a corrupção começou naquela época pois as riquezas brasileiras somente poderiam ser vendidas com autorização do rei,no entanto,nem sempre era assim que tudo transcorria.E sendo assim o desvio desses produtos é considerado como os primeiros casos de beneficiamento ilícito no Brasil.
O mais curioso nisso tudo é que os monarcas não puniam os agentes públicos envolvidos no esquema, pois eles eram cúmplices da corrupção por que tinham negócios a administrar e aquilo não estava na sua lista de prioridades até então. E aí então a vista grossa dos monarcas para o esquema foi a proliferação desse tipo de comportamento.
Entretanto, a história foi transcorrendo a corrupção no Brasil foi se adaptando as mudanças e se sofisticando ao longo da história. Um claro exemplo disso foi o final da era da produção do açúcar,em 1850,o tráfico de escravos foi proibido, mas ainda assim os escravos continuavam chegando ao Brasil em um comércio ilegal. Havia a conivência das autoridades no esquema,pois o trafico negreiro produzia muito lucro para todos os envolvidos,e assim continuou a todo vapor agindo a margem da lei.
Após a independência política do Brasil em 1822,podemos dizer que talvez tenha começado de fato a corrupção política no Brasil. Sim leitor (a),as fraudes eleitorais e a concessão de obras públicas começaram naquele tempo. Os livros históricos que eu li na FIAM-FAAM,citavam um exemplo da Ong Brasileira “Contra Corrupção” deixa claro o que acontecia nos primeiros anos do Brasil monarca se pareciam muito com o que vemos na TV hoje em dia.
Na época na monarquia Visconde de Mauá recebeu uma licença para explorar o mar,mas entretanto,a vendeu para uma companhia inglesa em troca de uma cargo de diretoria.Naquele tempo essa conduta foi se perpetuando em vários níveis,principalmente por aqueles que iam aos poucos abrindo mão do tráfico negreiro,mas que no entanto precisavam manter sua riqueza e poder. Para você ter uma ideia leitor (a),na monarquia brasileira,somente podiam votar quem tinha posses ou quem era conhecido entre os candidatos.
A capacidade orgânica da corrupção no Brasil continuaria se adaptando as mudanças de regime,isso se comprova com a pratica da corrupção com a proclamação da república em 1889. Sim caro (a) leitor(a),nessa época da história se instalava no Brasil um modelo mais original de corrupção.Quando os coronéis das pequenas cidades obrigavam seus funcionáriosa votarem em quem ele queria,se não aceitassem,perderiam os empregos.Se eu não me engano é o que chamamos de “voto de cabresto” ou “voto de paizinho” que também se eu não me engano se chamava coronelismo.
Infelizmente nessa época nascia a compra de votos,sim pois nessa época o eleitor vendia seu voto em troca de presentes ou dinheiro.Ainda caberia ressaltar que  o sistema de apuração dos votos era ainda mais corrompido,pois os votos nos deputados que não agradassem o governo eram simplesmente anulados sem qualquer pudor.Sendo assim somente seria eleito á quem interessasse ao presidente.
Os “votos de paizinho” naquele tempo eram tão alarmantes que um presidente eleito pela vontade popular foi simplesmente tirado do poder por um grupo que tinha mais força econômica. Isso aconteceu mais ou menos no final da década de 1920,quando o vencedor das eleições,Júlio Prestes,foi vitima de uma armação para que não assumisse o poder.
E agora leitor (a),nós entramos na corrupção durante a ditadura militar. Sim pois após o a instalação da ditadura em 1964,muitos fatos eram encobertos e alguns vieram a tona.Foi naquele período que se intensificou a corrupção nas empresas estatais,o que chamamos popularmente de aparelhamento do estado brasileiro.
Nessa época o esquema era mais ou menos parecido com os escândalos de corrupção que você vê na televisão todos os dias.Um exemplo que se tornou bem conhecido foi de uma empresa privada sem fins lucrativos,que era dirigida por militares,que administrava uma empresa privada.
Visando aumentar seus fundos que deveriam ser destinados para quem ia se aposentar,essa empresa dos militares resolveu participar de uma licitação de uma empresa estatal.Comentou-se na época que eles ganharam a concorrência,graças a propina paga  com o dinheiro dos aposentados para a pessoa responsável pela licitação.Os registros históricos constam que em contrapartida,os militares que ganharam o contratato jamais fizeram a obra,que era uma ação de desmatamento em uma área para a construção de uma hidroelétrica  que também era estatal,o detalhe é que o prejuízo ficou totalmente para o contribuinte.
E assim vamos á corrupção que mais uma vez se mostrou orgânica na redemocratização do Brasil.Com o fim do período militar em 1985,as “Diretas Já” levavam milhões de brasileiros as ruas, e então já se imaginava o fim da corrupção no país.Entretanto,tudo não passava da modernização da corrupção praticada pelos agentes públicos brasileiros.
Sim, pois o fato mais relevante que venho á público foi o impeachment do ex presidente Fernando Collor.Entretanto o esquema de corrupção teria começado bem antes,ainda na época da campanha quando ela foi patrocinada por usineiros do estado de Alagoas,o estado de origem do ex presidente. No total, a estrutura montada para eleger Collor teria movimentado cerca de R$ 1 bilhão de dólares que teriam sido administrado pelo seu tesoureiro Paulo César Farias,que seria assassinado anos depois. Ou seja, podemos dizer que a cultura da corrupção no Brasil está enraizada na nossa geopolítica e desde o descobrimento do país em 1500. Sendo assim se pode afirmar que a corrupção na política sempre foi a forma histórica que o Brasil sempre administrou seu território.
Mas, no entanto, nós brasileiros quando praticamos as pequenas violações também contribuímos para esse tipo de conduta,pois afinal os políticos acusados hoje na Operação Lava Jato já foram cidadãos comuns como cada um de nós.
Somente resta aos brasileiros serem cidadão conscientes do seu dever cívico com o país, entretanto não somente na época das eleições,mas sim com a pratica da cidadania e seguindo as regras em beneficio coletivo.


E assim sempre caminhou historicamente a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário