Caro (a) leitor: Hoje vou abordar mais uma teoria da psicanálise
do jornalismo, a teoria organizacional. A teoria organizacional diz que toda o
organização dispõe de meios específicos para realizar o seu trabalho e que eles
influenciam diretamente no resultado desse trabalho:No caso : O produto final.
A teoria organizacional afirma que o trabalho jornalístico depende das
condições do meio.
Essa teoria psicanalítica também afirma que o trabalho jornalístico
depende dos meios utilizados pela organização e o fator econômico é o influente
deles.A teoria organizacional também afirma que o jornalismo é um negócio,e que
como tal,busca lucro.
Caro (a) leitor (a): Antes de começar a reflexão de hoje,temos
que fazer uma pergunta crucial : Afinal,o que é o jornalismo ? : O jornalismo é
a coleta, investigação e a analise das informações para a produção e
distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos,ideias e pessoas
que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau.
Assim, como a essência do jornalismo, é a aplicação dos
conhecimentos científicos pelo jornalista no recrutamento do interesse público.
Sim leitor (a),pois o jornalismo não é uma ciência mecânica e robotizada,pois
ele é feito pela capacidade analítica do comunicador e prender e coração e a
mente do seu respectivo telespectador,pois
isso de certa forma,cria o valor notícia.
Mas, afinal o que é o valor notícia? O valor noticia é um dos
componentes da noticiabilidade, que leva em consideração os acontecimentos de
alguma relevância do cotidiano,que são transformados em notícia.O valor notícia
leva em conta a qualidade e a relevância dos acontecimentos cotidianos para que
o jornalista e o veiculo de comunicação aonde ele trabalha consigam captar a
mente a o coração das pessoas,que é a essência do jornalismo.
Então, de certa forma, a teoria organizacional na sua
absoluta essência, lida com os conceitos mais íntimos de verdades, tanto dos jornalistas,
dos seus respectivos telespectadores e
também dos donos dos veículos de comunicação.Talvez,seja possível afirmar,que
segundo a verdade mais analítica da teoria organizacional,as linhas editoriais
dos veículos de comunicação,depende,de certa forma,das condições que os
conceitos mais íntimos das verdades mundanas oferecem para as condições do
meio.Mas,afinal de contas,o que é a linha editorial? A linha editorial é uma política
predeterminada pela alta cúpula do veiculo de comunicação,que determina a lógica
pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo: A linha editorial aponta as
verdades,seus valores e suas mensagens na construção da sua comunicação no
recrutamento do interesse público.
Então caro (a) leitor (a): Talvez a essência psicanalítica da
teoria organizacional, diga que o trabalho jornalístico depende das verdades
mais intimas dos veículos de comunicação, dos profissionais do jornalismo, e
também do telespectador. Talvez a essência psicanalítica da teoria organizacional
apenas nos afirme que as verdades mundanas são as verdadeiras condições
cientificas e econômicas, que de certa forma,acabam influenciando nas condições
para que o jornalismo exerça sua essência de conhecimento cientifico,visando
recrutar o interesse público,para que de certa maneira,isso influencie nas
condições econômicas do meio.
E assim, mais uma vez esse jornalista foca se despede de vocês
leitores (as): E como eu sempre digo nos meus artigos:
E assim vai caminhando o jornalismo: E assim vai caminhando a humanidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário