domingo, 6 de outubro de 2019

A teoria organizacional no mundo de hoje e no jornalismo atual.


Caro (a) leitor: Hoje vou abordar mais uma teoria da psicanálise do jornalismo, a teoria organizacional. A teoria organizacional diz que toda o organização dispõe de meios específicos para realizar o seu trabalho e que eles influenciam diretamente no resultado desse trabalho:No caso : O produto final. A teoria organizacional afirma que o trabalho jornalístico depende das condições do meio.
Essa teoria psicanalítica também afirma que o trabalho jornalístico depende dos meios utilizados pela organização e o fator econômico é o influente deles.A teoria organizacional também afirma que o jornalismo é um negócio,e que como tal,busca lucro.
Caro (a) leitor (a): Antes de começar a reflexão de hoje,temos que fazer uma pergunta crucial : Afinal,o que é o jornalismo ? : O jornalismo é a coleta, investigação e a analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos,ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau.
Assim, como a essência do jornalismo, é a aplicação dos conhecimentos científicos pelo jornalista no recrutamento do interesse público. Sim leitor (a),pois o jornalismo não é uma ciência mecânica e robotizada,pois ele é feito pela capacidade analítica do comunicador e prender e coração e a mente do seu respectivo  telespectador,pois isso de certa forma,cria o valor notícia.
Mas, afinal o que é o valor notícia? O valor noticia é um dos componentes da noticiabilidade, que leva em consideração os acontecimentos de alguma relevância do cotidiano,que são transformados em notícia.O valor notícia leva em conta a qualidade e a relevância dos acontecimentos cotidianos para que o jornalista e o veiculo de comunicação aonde ele trabalha consigam captar a mente a o coração das pessoas,que é a essência do jornalismo.
Então, de certa forma, a teoria organizacional na sua absoluta essência, lida com os conceitos mais íntimos de verdades, tanto dos jornalistas, dos seus respectivos  telespectadores e também dos donos dos veículos de comunicação.Talvez,seja possível afirmar,que segundo a verdade mais analítica da teoria organizacional,as linhas editoriais dos veículos de comunicação,depende,de certa forma,das condições que os conceitos mais íntimos das verdades mundanas oferecem para as condições do meio.Mas,afinal de contas,o que é a linha editorial?  A linha editorial é uma política predeterminada pela alta cúpula do veiculo de comunicação,que determina a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo: A linha editorial aponta as verdades,seus valores e suas mensagens na construção da sua comunicação no recrutamento do interesse público.
Então caro (a) leitor (a): Talvez a essência psicanalítica da teoria organizacional, diga que o trabalho jornalístico depende das verdades mais intimas dos veículos de comunicação, dos profissionais do jornalismo, e também do telespectador. Talvez a essência psicanalítica da teoria organizacional apenas nos afirme que as verdades mundanas são as verdadeiras condições cientificas e econômicas, que de certa forma,acabam influenciando nas condições para que o jornalismo exerça sua essência de conhecimento cientifico,visando recrutar o interesse público,para que de certa maneira,isso influencie nas condições econômicas do meio.
E assim, mais uma vez esse jornalista foca se despede de vocês leitores (as): E como eu sempre digo nos meus artigos:


E assim vai caminhando o jornalismo: E assim vai caminhando a humanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário