domingo, 27 de setembro de 2020

A encruzilhada do Partido dos Trabalhadores.

 Em política, a morte é anterior a si mesma. Começa muito antes. É todo um lento, um suave processo. Ao lançar a candidatura de Jilmar Tatto à prefeitura de São Paulo, o PT aprofundou o buraco em que se meteu. O eleitorado paulistano começou a jogar terra em cima ao posicionar no Datafolha Guilherme Boulos (9%), do PSOL, à frente de Tatto (2%), disputando a terceira colocação com o ex-governador Márcio França (8%), do PSB, segundo o jornalista Josias de Souza, hoje no UOL

O petismo inicia a campanha na capital paulista como se vivesse uma espécie de pesadelo do qual terá dificuldades de acordar. Receava ficar fora do segundo turno. Passou a temer a hipótese de sair das urnas paulistanas como um sub-Boulos. O aroma de desastre que exala da candidatura de Tatto desestimula a participação de Lula, o ex-carregador de postes, de acordo com o relato do jornalista.

O PT lançou mais de 1.600 candidatos a prefeito em todo o país. Não importa quantos conseguirão se eleger. Dissemina-se entre os petistas a convicção segundo a qual o partido não terá o que celebrar no final do ano se amargar em São Paulo um fiasco com potencial para se projetar sobre os planos para 2022. O petismo começa a se dar conta de que o seu futuro era muito melhor antigamente, de acordo com o jornalista neste domingo (27).


Á você que está me lendo eu digo : O PT tem uma plataforma politica considerável no país . Na ultima eleição, em 2018, o Partido dos Trabalhadores, elegeu 04 governadores, 06 senadores , 53 deputados federais e 85 deputados estaduais. O Partidos dos Trabalhadores tem um eleitorado fiel entre os trabalhadores e intelectuais da área acadêmica.
O Partidos dos Trabalhadores teve acertos importantes na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva .Na área econômica a gestão do Governo Lula é caracterizada pela estabilidade econômica e por uma balança comercial superavitária.  No governo do ex presidente Lula, a dívida externa teve uma queda de 168 bilhões de reais. O seu início de governo chegou a ser elogiado pelo presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) na época.
Durante o governo Lula houve incremento na geração de empregos. Segundo o IBGE, de 2003 a 2006 a taxa de desemprego caiu e o número de pessoas contratadas com carteira assinada cresceu mais de 985 mil, enquanto o total de empregos sem carteira assinada diminuiu 3,1%. Já o total de pessoas ocupadas cresceu 8,6% no período de 2003 a 2006.
No entanto, se a por um lado, força eleitoral do PT ainda se mantém. É inegável que o anitpetismo também cresceu ainda mais em virtude da Operação Lava Jato. O partido teve acertos importantes na economia e nas políticas sociais. Entretanto, caciques petistas, cometeram  pecados  terríveis em escândalos de corrupção, como o mensalão e o petrolão.
Na ultima eleição presidencial, o Partido dos Trabalhadores desceu de patamar. Sim leitor (a): O PT chegou ao segundo turno presidencial em 2018 com uma votação bem abaixo, se consideramos as expressivas votações obtidas nas duas eleições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na primeira eleição da ex-presidente Dilma Rouseff.
O antipetismo também foi uma realidade mais do que concreta na ultima eleição. No segundo turno da ultima eleição presidencial, o PT teve uma votação menor do que as expressivas votações nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rouseff.
A corrupção de lideranças petistas, indiscutivelmente existiu, e o antipetismo foi fundamental para a vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno na eleição presidencial. Cabe ao diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, fazer uma séria autocrítica, e se oxigenar profundamente nos seus quadros políticos .
O extremismo insano e totalitário  do atual mandatário brasileiro, é em parte, resultado do antipetismo que tomou conta de uma parte da sociedade no segundo turno presidencial. O PT precisa fazer uma autocrítica e uma oxigenação. Pois quer a direção do partido, queira reconhecer ou não, o antipetismo é uma realidade concreta em uma considerável  parcela da sociedade brasileira .
Sim leitor (a): A direção do Partido dos Trabalhadores deve fazer uma oxigenação nos quadros do partido e uma séria autocrítica. Não estou dizendo que o PT deva se humilhar. Longe disso. O Partido dos Trabalhadores deve fazer uma oxigenação e uma depuração profunda nos quadros políticos. presidenciais.
Esse discurso que ninguém do PT enriqueceu na política é pura bobagem. A corrupção petista foi montada para garantir a articulação política no Congresso Nacional, em uma compra de parlamentares para se manter no poder. Na sua essência, a corrupção do Partido dos Trabalhadores  não foi montada necessariamente com o objetivo de enriquecimento pessoal.
O Partido dos Trabalhadores precisa se oxigenar profundamente em seus quadros políticos. Erros graves foram cometidos. O antipetismo é uma realidade em uma boa parcela do eleitorado. É chegada a hora do Partido dos Trabalhadores fazer uma profunda oxigenação, e assim recuperar o terreno perdido nos últimos anos.

E assim caminha a humanidade



Imagem : Site Oficial do Partido.





PT (Brazil) logo.svg


Nenhum comentário:

Postar um comentário