Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
Machismo é a sensação de ser ' viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família"
Política algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa).
Historicamente, o Brasil é um país patriarcal e machista. O voto feminino no Brasil, foi conquistado apenas em 24 de Fevereiro de 1932. O machismo arraigado no Brasil, sempre foi disfarçado na alegada " defesa dos valores tradicionais da família". Mesmo com a conquista do voto feminino, a politica sempre foi um feudo estritamente masculino.
Os países mais desenvolvidos, são os que tem as mulheres ativamente na politica. Isso é fato. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, homens e mulheres são vistos como iguais. Não há distinção. Nesses dois países, não existe a mentalidade patriarcal e machista que temos no Brasil.
Os movimentos intelectuais feministas, garantiram conquistas históricas para as mulheres no Brasil nos últimos 100 anos. Mas há muito por fazer. O Brasil é um pais conservador e extremamente machista. No Brasil, as mulheres são vistas como um objeto do deleite masculino.
As nações mais avançadas do mundo, são justamente as que tem mulheres ativamente na atividade politica. Os países que hoje são superpotências econômicas, são justamente os países mais avançados na conquista da igualdade de direitos entre homens e mulheres.
O Brasil é um país arcaico que não respeita suas mulheres. Sim leitor (a). O que dizer de um país que enxerga as feministas como "mocréias", " feias" e "mau amadas". Não há como um país tão arcaico avançar em questões tão importantes.
As feministas não "mocréias", nem "feias", e tão pouco "mau amadas". As mulheres feministas, são pessoas com alto nível intelectual e cientifico. O Brasil certamente seria um país muito melhor se tivessemos mais mulheres na politica .
O país, que de maneira patriarcal e machista, restringe a participação das mulheres na politica, restringe simplesmente uma grande parcela da sua respectiva população. Ou seja . É um país atrasado e incompleto.
Sendo assim. Eu apoio todas as lutas feministas pela maior participação das mulheres na politica. O Brasil precisa ser um país verdadeiramente democrático. Países democráticos tem suas mulheres ativas na politica. O Brasil precisa se livrar das amarras do patriarcado, do machismo, e consequentemente, das forças do atraso democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário