Quando o preconceito de raça se exerce em relação à aparência, isto é, quando toma por pretexto para as suas manifestações os traços físicos do indivíduo, a fisionomia, os gestos, o sotaque, diz-se que é de marca; quando basta a suposição de que o indivíduo descende de certo grupo étnico para que sofra as consequências do preconceito, diz-se que é de origem."
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata, imposto pelos colonizadores portugueses. O racimo institucional já existia nos tempos da coroa portuguesa. Para ocupar serviços públicos da Coroa, da municipalidade, do judiciário, nas igrejas e nas ordens religiosas era necessário comprovar a "pureza de sangue", ou seja, apenas se admitiam brancos, banindo negros e mulatos, "dentro dos quatro graus em que o mulatismo é impedimento". Era exigida a comprovação da "brancura" dos candidatos a cargos, de acordo com a palestra da socióloga ,mestra e antropóloga Lilian de Lucca Torres, no meu primeiro ano do curso de jornalismo na FIAAM FAAM.
O Brasil pratica o preconceito de marca ao longo de sua história. Preconceito de marca que fica bem visível com a exclusão dos negros após a abolição da escravatura. A população negra começou a carregar a herança da escravidão juramente no começo da revolução industrial.
O Brasil tem uma divida histórica com os negros. E quem nega o preconceito de marca no Brasil, definitivamente vive em um outro país. O Brasil é um pais racista sim. Com um preconceito de marca institucionalizado na sociedade brasileira pela hierarquia social.
Portanto, o Brasil precisa começar a resgatar sua divida histórica com os negros. O Brasil precisa fazer uma revolução educacional para incluir os negros no processo cultural. Não se trata de uma questão de ideologia política. A luta contra o preconceito de marca, deve ser uma luta de toda a sociedade.
Uma sociedade minimamente decente, jamais tolera casos bizarros de racismo que assistimos todos os dias na TV. Racismo não é uma questão de hierarquia social. Racismo é crime contra a humanidade. E deve ser tratado como tal.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário