quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O Partido dos Trabalhadores.

 A Social Democracia é uma corrente política que apoia reformas sociais e econômicas no estado, visando promover a distribuição de renda sustentável dentro de um sistema capitalista. A Social Democracia é uma corrente que envolve regulação econômica, sindicatos e estado de bem estar social, promovendo uma política representativa de uma maneira sustentável. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda. Contudo, os partidos de centro na Europa, também adotam a Social Democracia como forma de governo.

Muitos dizem que o PT é o extremo oposto do bolsonarismo. Não é verdade, o bolsonarismo é uma corrente de extrema direita do mais alto grau do direitismo no aspecto ideológico. A extrema direita despreza as reformas econômicas e sociais. Assim como a extrema direita despreza os conceitos democratas de centro e centro esquerda. Isso se caracteriza pelo desprezo da extrema direita aos direitos humanos.
Assim como os partidos de centro esquerda, o PT tem como base a Social Democracia. Hoje, o PT completa 41 anos de vida. O PT teve como marcas, a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.
Nos mandatos do ex-presidente Lula, o PT empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento no campo econômico. Os acertos sociais e econômicos do PT existiram. Erros terríveis também aconteceram .
Contudo, assim como a Social Democracia, o PT teve erros terríveis com escândalos de corrupção. O PT protagonizou  no Governo Federal, os escândalos do Mensalão e da Petrobras, o chamado petrolão. O PT passou a ter o antipetismo nas eleições para cargos majoritários . Em 2016, o PT elegeu 254 prefeitos. O partido nunca reconheceu erros ou fez qualquer autocrítica. Isso custou caro. Em 2020, o PT caiu para 183 prefeitos.
É verdade que o PT mostrou sua força na eleição legislativa em 2020, elegendo 2665 vereadores nas eleições municipais. Também é verdade que o PT possui uma bancada de 53 deputados federais e 85 deputados estaduais. Mais a força nas eleições legislativas, não supera o antipetismo nas eleições majoritárias.
O PT precisa se renovar, se oxigenar. O PT é altamente rejeitado pelos escândalos de corrupção do passado. A renovação nas lideranças é indispensável. O antipetismo  foi uma carga insuportável para o ex-prefeito Fernando Haddad no segundo turno das eleições presidenciais em 2018.
A direção do PT precisa entender que na política, a única coisa certa, é a própria mudança. Na política representativa, a mudança é a coisa mais certa. Portanto, o PT precisa ter suas mudanças como a coisa mais certa. A coisa certa tem que ser a renovação.  O antipetismo é uma realidade a ser superada para voos mais altos.  E para alçar voo, é preciso superar os terríveis erros cometidos no passado.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Oficial do Partido.









Nenhum comentário:

Postar um comentário