No campo politico, a polarização se refere as divergências entre dois campos de pensamento politico. A polarização pode ocorrer entre na população em geral, ou apenas em determinados grupos ou instituições.
Quase todas a polarizações politicas, acontecem em divergências quanto ao sistema de governo vigente no país. Na polarização entre dois campos, as vozes moderadas podem perder a influencia.
A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma politica de centro e centro esquerda no espectro politico, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma politica de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro politico base dos partidos de esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A extrema direita é o espectro politico do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema
direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão as reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas praticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas politicas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático.de direito.
A declaração da suspeição do ex juiz Sérgio Moro, devolveu os direitos políticos ao ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A volta do ex presidente Lula ao jogo politico, reacendeu a velha polarização entre os Sociais Democratas e a Extrema Direita no Brasil. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013 leitor (a). Nesses dois países, a Social é a forma de governo dos partidos de centro e centro esquerda. Contudo, o sistema politico desses dois países, não é baseado no patrimonialismo.
O sistema politico brasileiro não distingue o público e o privado na administração pública. O sistema politi.co brasileiro é uma arma para aqueles que querem enriquecer na administração pública. E em países patrimonialistas, existe Operação Lava Jato. Na Suíça e na Itália, não há espaços para que lideres populistas tenham relevância nacional com discursos moralistas. E vale lembrar que lideres populistas existem em qualquer corrente politica. Pois os lideres populistas costumam fazer discursos inflamados com pautas muito sensíveis a população. O populismo é a corrente politica que prega discurso com pautas tocantes a população de maneira geral.
O polarização entre o Presidente Jair Bolsonaro e o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coloca dois lados opostos na corrente politica brasileira. Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro são os defensores da extrema direita no aspecto politico. Por outro lado, os apoiadores do ex presidente Lula, são os remanescentes da Social Democracia . A polarização entre a Extrema Direita e a Social Democracia ganha cada vez mais força com a volta do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jogo politico. O combate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex presidente Lula, irá colocar em lados opostos os partidários da Extrema Direita contra aos partidários da Social Democracia no Brasil. MDB e PSDB, migraram do centro para a centro direita, o que alimenta ainda mais a polarização no Brasil.
O combates entre a Extrema Direita e os Sociais Democratas deverá dar a tona das pautas politicas no Brasil. Visões opostas de politica e de sociedade que deverão ser a pauta para 2022. E que façamos nossas apostas leitor (a).
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Revista Exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário