sexta-feira, 26 de março de 2021

Um acerto politico.

 A pessoa com deficiência é aquela que tem algum impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, sensorial ou intelectual. A pessoa com deficiência tem sua interação com uma ou mais barreiras, que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em plena igualdade de condições com outras pessoas.

Caro (a) leitor (a). Conforme comentei em outros posts, eu sou portador de deficiência. Eu me solidarizo com todas as pessoas que tem algum tipo de deficiência. Eu sempre tive dificuldades desde a minha infância.

Faço terapia desde a minha infância e sei as dificuldades enfrentadas por quem tem qualquer tipo de deficiência. No meu caso, devido a minha deficiência, não consigo aprender matemática e ciências exatas. E isso me causou dificuldade na minha vida escolar.

Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS (Pessoa com Deficiência), desde 01 de Abril de 2011. Sim leitor (a). Certamente, o presidente Jair Bolsonaro cometeu seus erros na condução da pandemia. Sim leitor (a). O extremismo da ala ideológica do Palácio do Planalto nos conduziu a crise que vivemos hoje no Brasil.

Ainda assim, houveram alguns acertos políticos no período.. Foi fundamental as medidas do Governo Federal, com a prerrogativa do Congresso Nacional, para a proteção dos empregos durante a pandemia. Entre essas medidas, está a medida provisória que veda a dispensa sem justa causa de pessoas com deficiência durante a pandemia no Brasil. Sim leitor (a). Nesse aspecto, tenho que dar o mérito ao atual mandatário, e principalmente, ao Congresso Nacional..

As pessoas com deficiência são os grupos mais vulneráveis em um mundo capitalista. Digo isso por conhecimento de causa leitor (a). Durante os 04 anos e meio do curso de Bacharelado em Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu não tive a menor perspectiva de conseguir estagiar durante na universidade. Sim leitor (a), eu, tentei correr atrás de estágio durante os meus estudos, mas com dois laudos médicos, isso ficou praticamente impossível. E olha que eu tentei procurar estágio estando empregado.

As pessoas com deficiência são grupos muito vulneráveis em uma sociedade capitalista. No ultimo semestre da graduação em Jornalismo, eu pude fazer tal constatação durante o meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho.  Sim leitor (a). Temo muito ficar doente com o Corona Vírus. Mas também temo perder meu emprego. Pois como deficiente, sei o quanto eu sou vulnerável em uma disputa por emprego. 

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Site CBN Maringá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário