sábado, 3 de julho de 2021

A diversidade e a igualdade na democracia e no estado de direito.

Ontem foi noticiado nos grandes veículos de imprensa, a declaração do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. Na declaração em questão, o governador gaúcho declarou ser homossexual.

Bem leitor (a). Antes de mais nada, quero parabenizar a coragem do governador Eduardo Leite. Em um pais machista e homofóbico como o Brasil, é preciso muita coragem, muita personalidade, para se declarar homossexual na frente das Câmeras em um pais como o nosso. Meus parabéns ao governador Eduardo Leite.

A Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos, discriminatórios ou preconceituosos em relação as pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero. As definições para a homofobia, se referem a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e um tipo de medo irracional.

O conservadorismo é uma filosofia que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e civilização. O conservadorismo metafisico consiste na crença dos conceitos sagrados e no desejo religioso de defender de uma profanação os conceitos considerados sagrados. O conservadorismo empírico é um conceito mais moderno, uma reação radical as mudanças desencadeadas pela evolução contemporânea do mundo em que vivemos.

Os conservadores procuram preservar as instituições a qualquer custo, a cultura, a religião, o direito a propriedade e a hierarquia social entre as pessoas. 

Sim leitor (a). A Homofobia no Brasil ainda é um grave problema. De acordo com as estatísticas do Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil ainda é o maior país com registros de crimes homofóbicos do mundo, sendo seguido pelo México e pelos Estados Unidos.

Segundo uma reportagem do site Poder 360, um levantamento da Acontece Arte e Politica LGBTI +e Grupo Gay da Bahia, divulgado na sexta feira em 14 de Maio de 2021, havia registrado 237 mortes violentas de LGBTS em 2020 no Brasil. O site Poder 360, destaca na reportagem, que foram 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios ( 5,5%).

Sim leitor (a). Em 13 de Junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal deu um passo histórico rumo à civilização no Brasil. Sim leitor (a). Em 13 de Junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu criminalizar a homofobia e a transfobia como crimes de racismo. A Constituição Federal trata o racismo como crime inafiançável no Brasil.

Sim leitor (a). Sou daqueles que acham que o país deve fazer cumprir as leis já existentes no Estado de Direito. Contudo, a criminalização da homofobia por parte do Supremo Tribunal Federal, se tornou absolutamente indispensável, em nome do próprio Estado de Direito.

O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes. 

Por isso leitor (a). Como eu sempre digo, nós eleitores, não podemos escolher nossos representantes apenas pela nossa raiva no pudim. Sim leitor (a). A honestidade e as qualidades morais de um governante são  sim importantes.

Contudo leitor (a). Não adianta um governante ser honesto, se esse mesmo governante, é racista e homofóbico, por exemplo. O respeito a diversidade humana, é um dos pilares absolutamente fundamentais da democracia e do pleno Estado de Direito em qualquer pais civilizado do mundo.

O Brasil é um pais extremamente homofóbico e machista. O respeito a diversidade humana, é um dos pilares fundamentais da democracia e do Estado de Direito. Sim leitor (a). É absolutamente fundamental que o Brasil eleja governantes comprometidos com a igualdade e a diversidade.

Intolerância e crimes de ódio, não são nada compatíveis com a democracia e com o Estado de Direito, não somente no Brasil, mas em nenhum país minimamente civilizado no mundo.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Estado da Arte. 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário