quinta-feira, 1 de julho de 2021

A Social Democracia e a maquina partidária do PT.

A Social Democracia é uma corrente política institucional que apoia intervenções econômicas e políticas no país visando uma distribuição de renda mais justa e sustentável. A Social Democracia é uma corrente política que defende o bem estar coletivo, envolvendo os sindicatos e os donos do grande capital, em uma regulamentação econômica para promover uma política de bem estar mais justa e sustentável em uma economia de mercado. A Social Democracia é uma corrente política de centro esquerda, que acredita que o país deve promover a sustentabilidade e o bem estar social, tornando a economia capitalista mais sustentável e igualitária.
Os adeptos da Social Democracia são originalmente contrários a correntes extremistas e autoritárias no campo político. Sejam estas  de direita ou esquerda. A Social Democracia prega a sustentabilidade e o bem estar social dentro das regras do campo democrático no estado de direito. A Social Democracia tem seus defensores no campo de centro e centro esquerda.
O PT foi fundado em 10 de Fevereiro de 1980. Acompanho os noticiários desde meados dos anos 1980.  O PT passou por diversas mudanças, desde a derrota de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989.
Em Abril de 1992, o então deputado José Dirceu, apresenta na reunião executiva do PT, uma resolução aprovada pelos altos caciques petistas. Sim leitor (a). Foi dado um prazo de 15 dias para que a então convergência socialista, se adaptasse às novas tendências do partido. A resolução da cúpula petista, proibia expressamente, manifestações contrárias às tendências políticas da alta cúpula da direção petista.
Os excluídos da nova tendência política adotada pelo PT, fundaram o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado , o PSTU. Em Dezembro de 2020, o PT tinha aproximadamente 1.544.532 filiados.
Sim leitor (a). Continuo sendo um crítico dos escândalos petistas no mensalão e no petrolão no Governo Federal. Continuo crítico dos escândalos petistas, que contaminaram todo o campo progressista  no lama de corrupção.
Contudo, não posso deixar de reconhecer a capacidade fantástica do PT em uma máquina partidária. Após a derrota na eleição presidencial de 1989, o PT soube construir uma máquina partidária excepcional.
O PT foi segundo colocado nas eleições de 1989, 1994 e 1998. Nos anos 1990, o PT foi montando uma máquina partidária absolutamente fantástica. O PT afirmou sua máquina partidária nas eleições de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e 2006. 
A fantástica máquina partidária do PT, elegeu a desconhecida  Dilma Rouseff, nas eleições presidenciais em 2010 e 2014. A máquina partidária do PT ainda elegeu Fernando Haddad para prefeito de São Paulo em 2012.
Mesmo no auge do antipetismo na Operação Lava Jato, a fantástica máquina partidária do PT mostrou sua força. Em 2018, elegeu  uma bancada de 56 deputados federais. O PT ainda colocou Fernando Haddad no segundo turno da eleição presidencial em 2018. Em 2020, o PT elegeu 256 prefeitos e 2665 vereadores, mesmo com um certo antipetismo, e com a presidência de Jair Bolsonaro.
A força da fantástica máquina partidária do PT segue a pleno vapor. Em Abril de 2021, o PT contava com aproximadamente 1.572.800 filiados. A máquina partidária fantástica transformou o PT na maior bancada na Câmara dos Deputados e a quinta maior bancada no Senado Federal.
O PT construiu uma máquina partidária fantástica, que tem sua força consolidada, com ou sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  A PT consolidou sua força no eleitorado Social Democrata no Brasil. A PT soube construir sua máquina partidária desde o começo dos anos 1990.

O PT construiu sua máquina partidária desde os anos 1990. O PT consolidou sua força partidária ao aderir a corrente Social Democrata. Uma máquina partidária que funciona, independentemente ou não, do ex-presidente Lula.

E assim caminha a humanidade 

Imagem : Site Oficial do Partido. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário