A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.
A politicagem, é algo que envolve o fisiologismo politico. O fisiologismo, envolve uma politica baseada na troca de favores, aonde não prevalece o interesse da sociedade, tão pouco o interesse republicano. O fisiologismo é uma politica de troca de favores em nome do favorecimento pessoal do governante ou de um monarca.
Segundo eu vi ontem no Jornal Folha de São Paulo, o governador João Doria (PSDB), anunciou a dissolução do Centro de Contingencia do novo Corona Vírus, após manter as medidas de flexibilização no estado, mesmo sem o consenso dos especialistas do grupo. A Folha afirmou que no lugar da estrutura existente desde o começo de 2020, ele criaria um comitê com menos membros.
Ainda de acordo com a Folha, a mudança não pegou os especialistas de surpresa, já que desde o fim do ano passado, muitas decisões do governador, não seguiam as recomendações e avaliações feitas pelo grupo, sobre o quadro epidemiológico do estado.
Ainda segundo a Folha, a discordância ocorreu com a decisão de Dória de por fim a todas as restrições de horário e ocupação no comércio e serviços em São Paulo, á partir desta terça feira (17).
Ainda segundo a Folha, a maioria dos integrantes aconselhou o governador a adiar as medidas, ao menos até que 80 % da população adulta no estado estivesse vacinada com as duas doses da vacina, o que deve ocorrer até o fim do ano.
Ainda segundo a Folha, os especialistas defendem, que com o aumento da presença da variante Delta no estado, é precipitado adotar medidas tão radicais de flexibilização. Para os especialistas, a flexibilização deve ocorrer de maneira gradual, como feito no estado em outros momentos durante a pandemia, para avaliar o impacto de cada medida no aumento da transmissão, segundo afirmou a Folha de São Paulo.
Sim leitor (a). O governador João Doria (PSDB), também foi contaminado pelo vírus da politicagem. A falta de coerência do governador João Doria (PSDB), pode trazer danos econômicos ainda maiores para o Estado de São Paulo, caso a variante Delta se espalhe na capital e nos municípios.
A politicagem é um gol contra no exercício de exercer o poder. A politica deve ser exercida com extrema responsabilidade, ainda mais em uma pandemia tão grave como a que estamos vivendo.
O gol contra do governador João Doria (PSDB), pode colocar em risco a própria estrutura econômica do Estado de São Paulo. Países que estão mais avançados que o Brasil na vacinação contra a Covid 19, tiveram que retroceder nas medidas de flexibilização.
Para alguém que se auto intitula um politico de centro, a postura do governador João Doria (PSDB), é no mínimo contraditória. Sim leitor (a). A falta de coerência do governador João Doria (PSDB), não é nada compatível com alguém que alega seguir as recomendações cientificas.
Ao dissolver o comitê cientifico, o governador João Doria (PSDB), segue a tendência da velha politicagem. E que rezemos para que o gol contra do governador João Doria (PSDB), não traga danos maiores ao Estado de São Paulo, caso a variante Delta se espalhe no estado, na capital e nos municípios.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário