domingo, 26 de setembro de 2021

A Comunicação Social e as suas questões psicanalíticas.

 Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica a ocupação, aos métodos de coleta de dados e a organização de estilos literários.

Valor noticia são os critérios que influenciam a seleção e o destaque dos fatos como produto noticioso. O valor noticia é um critério que visa alcançar a relevância no jornalismo, dando as pessoas as noticias que elas desejam e se interessam. O valor noticia é uma meta cada vez mais importante para que os meios de comunicação mantenham sua participação no mercado, que sempre irá evoluir de maneira rápida.

Linha editorial é uma politica que determina a visão de mundo dos respectivos meios de comunicação. A linha editorial indica os valores, aponta o paradigma e influencia decisivamente na construção da mensagem do veiculo de comunicação com seus respectivos públicos.

Sim leitor (a). Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016 , eu cursei Comunicação Social- com Habilitação em Jornalismo. Durante os meus 04 anos e meio de estudo, eu aprendi a entender a psicanalise da comunicação, em um estudo cientifico.

A psicanalise da comunicação consiste na capacidade psicanalítica dos comunicadores em entender os sentimentos humanos, captando assim os interesses dos seus respectivos públicos. O jornalismo psicanalítico, é aplicado pelos profissionais do jornalismo, ao constituir uma mensagem aos seus respectivos públicos receptores.

Durante os meus 04 e meio de estudo, eu pude mergulhar na capacidade psicanalítica que os jornalistas devem ter no exercício cientifico da profissão. Nos seus relatos sobre os fatos que são noticia na sociedade, os jornalistas aplicam a psicanalise da comunicação, de uma maneira bastante cientifica aonde visam o entendimento da mente das pessoas.

Os jornalistas exercem a profissão não somente pela intelectualidade, mas também pelo conhecimento psicanalítico. Sim leitor (a). Através do conhecimento psicanalítico, os jornalistas passam a aplicar os conceitos do valor noticia. O valor noticia é a capacidade da psicanalise do jornalismo em entender os sentimentos das pessoas.

Independentemente do ramo de atuação, os jornalistas, independentemente do ramo de atuação, exercem a profissão pela psicanalise. Os comunicadores, independentemente da habilitação na comunicação social, exercem seus respectivos ofícios se baseando no conhecimento psicanalítico adquirido durante os estudos na universidade.

Sim leitor (a). Durante os meus 04 anos e meio de estudo, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu pude ter o entendimento do quanto a capacidade psicanalítica é indispensável na Comunicação Social, e isso independentemente da habilitação.

O conceito psicanalítico da comunicação, ficou claro para mim, ficou claro durante o meu trabalho de conclusão de curso. Sim leitor (a). No oitavo e ultimo semestre da graduação em Comunicação Social- com Habilitação em Jornalismo, ficou claro para mim o quanto a capacidade mínima de psicanalise é importante para um comunicador.

Os conceitos mínimos de psicanalise da comunicação, ficou claro durante a elaboração do meu trabalho de conclusão de curso sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. Os conceitos mínimos de psicanalise da comunicação, foram fundamentais para que eu fosse aprovado no meu trabalho de conclusão de curso e concluísse a graduação em 22 de Dezembro de 2016.

Os conceitos mínimos de psicanalise da comunicação, ficaram mais claros para mim, desde que comecei na comunicação digital como blogueiro, em Março de 2018. Os conceitos mínimos de psicanalise da comunicação são fundamentais para os comunicadores habilitados em qualquer área da Comunicação Social.

E assim segue o fascinante mundo psicanalítico da Comunicação Social leitor (a). Uma ciência que eu pude aprender minimamente, nos meus 04 anos e meio, em que cursei a Habilitação em Jornalismo na área da Comunicação Social.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Medium .




Nenhum comentário:

Postar um comentário