sábado, 25 de setembro de 2021

A necessidade do jornalista em se preservar.

 Ontem foi noticiados nos veículos de imprensa, que o jornalista Alexandre Garcia foi demitido do canal CNN. Segundo os veículos de imprensa, a CNN demitiu o jornalista por sua defesa do " tratamento precoce" contra a Covid 19, dizendo que os medicamentos sem eficácia comprovada, poderiam ter salvo milhares de vidas.

Ainda segundo os noticiários, o jornalista Alexandre Garcia, no quadro " Liberdade de Opinião", não apenas defendeu o uso de medicamentos sem eficácia, como também defendeu a Prevent Sênior, alvo de investigações da CPI da Covid. A CNN então, desmentiu ao vivo, a informação passada pelo jornalista.


Á você que está me lendo eu digo : O Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações, visando a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos, ideias, e pessoas que são noticia e que tem relevância a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e organização do Jornalismo na literatura artística.

O valor noticia no jornalismo são os critérios e conhecimentos científicos que influenciam a seleção e os destaques de fatos como um produto de alta noticiabilidade. O valor noticia tem como objetivo dar cada vez mais alcance e relevância as noticias para que os meios de comunicação se  mantenham no mercado.

É livre, sem qualquer censura do estado de quaisquer Poderes da República, a livre circulação dos jornais e dos meios de comunicação em território brasileiro. Será garantida dentre as prerrogativas constitucionais, a livre liberdade de imprensa e da atividade jornalística em território brasileiro. Será vedada qualquer censura a atividade da comunicação no Brasil, na sua atividade intelectual da plena liberdade de manifestação, dentro da livre e plena liberdade de imprensa. Embora assegurada a plena e absoluta liberdade de imprensa, será vedado aos meios de comunicação, quaisquer danos a terceiros, como a violação da reputação e a dignidade humana. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Alexandre Garcia é um dos jornalistas mais conhecidos da comunicação brasileira. O jornalista trabalhou por mais de trinta anos na Rede Globo ,como diretor de Jornalismo. Contudo, o jornalista tem se envolvido em diversas polemicas, por seu alinhamento com  o bolsonarismo.

Sim leitor (a). Eu conclui o Curso de Comunicação Social- Habilitação em Jornalismo - em 22 de Dezembro de 2016. Durante os meus 04 anos e meio de graduação, eu aprendi que nós jornalistas, por dever de ofício, devemos nos posicionar.

Contudo, também é fato, de que os jornalistas também precisam se preservar. Sim leitor (a). Desde que comecei este blog sobre o cotidiano, em Setembro de 2018, você, que é o (a) leitor (a)mais antigo, sabe o quanto eu evito ao máximo colocar adjetivos nos textos.

Por dever da minha habilitação em Jornalismo leitor (a), sei que preciso sim me posicionar. Contudo leitor (a). Também sei que por força da minha habilitação em Jornalismo, também sei que os jornalistas precisam se preservar.

Para a pratica do Jornalismo Opinativo nos meus blogs leitor (a), especialmente neste blog sobre o cotidiano, o meu guia no jornalismo digital, é o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

O necessário dever de se posicionar, deve andar junto com a necessidade de se preservar na necessária pratica do Jornalismo.

E assim caminha a humanidade

Imagem : Portal UOL.








Nenhum comentário:

Postar um comentário