quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O necessário aumento real no salário mínimo no Brasil.

 A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, também conhecida como OPEP, é uma organização internacional criada em 1960 na Conferencia de Bagdá que visa coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado internacional, impulsionando os preços, o que até então era evitado em parte devido à ação das sete irmãs. Segundo relatos de um documentário que eu vi na TV Suíça, quando eu estive no país em 2013.

A OPEP foi criada em 14 de Setembro de 1960 como uma forma dos países produtores de Petróleo se fortalecerem diante das potencias econômicas como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Noruega ,França  e Holanda, que exigiam cada vez mais a redução nos preços do Petróleo no mercado. Segundo relata o documentário suíço.
Os países membros da OPEP possuem 75% das reservas mundiais de petróleo. Suprem 40% da produção mundial e 60% das exportações mundiais. Graças à OPEP, os países são os mais bem pagos pelo seu petróleo. As reservas mundiais são calculadas em 1.144.000 milhões de barris, segundo diz o documentário suíço.
Essas ações do ocidente afetaram negativamente os membros da OPEP. Uma redução no consumo internacional de petróleo fez cair a renda dos países produtores, levando-os a revisar suas políticas e tornar o petróleo mais competitivo no mercado internacional. Isso levou a uma queda no preço do barril em 1986, e o restabelecimento dos combustíveis fósseis como principal fonte de energia moderna, segundo relatos do documentário suíço .
Sendo assim caro (a) leitor (a),é um grande mito você acreditar que o governo federal tem controle sobre o preço do petróleo no Brasil ou em qualquer país do mundo. O que determina o preço dos combustíveis no Brasil e no resto do mundo são as políticas petrolíferas adotadas pela OPEP, segundo relata o documentário da TV Suíça .
Conforme eu abordei em outras postagens, a desvalorização do real e alta seguida do dólar, acaba alavancando em alta escala, as seguidas altas dos preços nos combustíveis e no gás de cozinha. A desvalorização do real, a alta do dólar e o descontrole nos preços dos combustíveis, acaba elevando a inflação acima do centro da meta pelo Banco Central.
O arrocho salarial é uma política salarial em que os reajustes não acompanham a inflação. O arrocho salarial pode ser implantado como uma política de governo ou em decorrência da livre negociação entre empresa e trabalhadores. O arrocho salarial acaba atingindo não somente o salário mínimo vigente no país, mas também atinge os salários que estão acima. No Brasil o salário mínimo perdeu 50 % do seu valor real entre 1964 a 1985, durante o governo militar, o que aumentou a desigualdade social no Brasil.
O aumento real no salário mínimo tem como o objetivo, dar um maior poder de compra ao trabalhador assalariado. O aumento real significa um aumento de salário mínimo acima da inflação vigente.
O salário mínimo para 2022, irá subir de R $1.147 centavos para R $1.169 centavos em 2022, de acordo com o site cashme. O site cashme afirma que a projeção pode passar por mudanças, caso a inflação supere a previsão até o final do ano.
Conforme eu comentei em outras postagens, os combustíveis têm aumentado seguidamente no Brasil, devido ao mercado internacional e a desvalorização do real frente ao dólar. Os aumentos seguidos nos preços do combustível e no gás de cozinha, tem corroído o poder de compra dos trabalhadores brasileiros. Por isso, é absolutamente necessário o aumento real no salário mínimo no Brasil.
É necessário que o salário mínimo no Brasil acompanhe os aumentos seguidos no combustível e no gás de cozinha. Os trabalhadores brasileiros não podem ficar à deriva diante das variações do petróleo no mercado internacional. É absolutamente necessário que a União garanta um aumento real no salário mínimo a partir de 2022. 
A União não pode deixar os trabalhadores brasileiros à mercê das variações dos barris de petróleo no mercado internacional. Milhares de trabalhadores no Brasil necessitam de um aumento real para garantir sua subsistência. O Governo Federal não poderá ficar alheio a essa realidade no Brasil.

E assim caminha a humanidade

Imagem : Portal Contábeis. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário