terça-feira, 8 de março de 2022

As mulheres fazendo a diferença.

 Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos e ideias e pessoas que são notícias e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica à ocupação  ( profissional ou não), os métodos de coleta de dados e organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui impressão, rádio, televisão, internet, e no passado, noticiários.

Amanhã, no dia 08 de Março, é comemorado o dia internacional da Mulher. Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Machismo é a sensação de ser "viril" e "autossuficiente", é um conceito associado a um forte orgulho masculino. O machismo é uma masculinidade exacerbada, estando associado à "responsabilidade de um homem, prover, proteger e defender sua família".

No conceito do "verdadeiro homem", o machismo defende a ideia do homem ser superior a mulher em todos os níveis existenciais. No conceito do " verdadeiro homem", o machismo defende a ideia da superioridade masculina na sociedade, cabendo às mulheres apenas o papel de aceitar a submissão à proteção masculina.

Patriarcado é um sistema social em que os homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política e intelectual. O patriarcado tradicional defende a predominância masculina em todos os cargos de liderança moral, liderança política e liderança intelectual. O patriarcado tradicional defende que cabe exclusivamente aos homens todos os privilégios sociais. Assim como o patriarcado defende a autoridade absoluta do homem sobre as mulheres e crianças.

Durante os 08 semestres no qual cursei a habilitação em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado, conheci mulheres intelectualmente fantásticas, colegas de faculdade e professoras, que compartilharam comigo os 08 semestres da habilitação em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

No dia internacional da mulher, faço uma homenagem às minhas colegas jornalistas que compartilharam comigo os 08 semestres da minha habilitação em Jornalismo.

No dia internacional da mulher, faço uma homenagem às minhas colegas jornalistas, que estão quebrando barreiras históricas no exercício intelectual do jornalismo.

No dia internacional da mulher, faço uma homenagem a todas as mulheres, que a cada dia, exercem sua intelectualidade, em um país patriarcal e machista como o Brasil.

No dia internacional da mulher, faço uma homenagem a todas as mulheres que fazem o contraponto intelectual, dentro de uma sociedade patriarcal e machista.

No dia internacional da mulher. Minha homenagem às mulheres.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Sou Enfermagem. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário