sábado, 25 de junho de 2022

Hegemonia e contra hegemonia no campo da esquerda.

 SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou, nesta sexta-feira (24), pela terceira vez, convencer o ex-governador Márcio França (PSB) a desistir da candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.

Na saída da reunião com Lula, França telefonou para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a quem informou a disposição de manter sua candidatura.

No telefonema, Siqueira chegou a brincar, perguntando "quem apoiaria quem", se França apoiaria o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato de Lula, ou vice-versa.

Segundo relato do próprio Siqueira, França respondeu: "Ninguém. A conversa foi muito boa. Mas minha candidatura está mantida".

Aliados de França admitem, porém, a possibilidade de ele desistir caso não obtenha apoio de um partido para a disputa ao Palácio.

O PSD, de Gilberto Kassab, está prestes a fechar uma aliança com o candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Como antecipou a coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, Kassab deverá ocupar a suplência da chapa do apresentador José Luiz Datena (PSC) em uma aliança costurada com Tarcísio.

Com isso, França vê fechada mais uma porta na tentativa de consolidação de uma candidatura. A informação é do Jornal Folha de São Paulo.










Á você que está me lendo eu digo : O petismo é o movimento político de esquerda dos simpatizantes e membros do PT (Partido dos Trabalhadores) que se opõe à falsidade demagógica dos chamados partidos neoliberais de direita e centro, cujo teor ideológico relaciona-se com a luta por direitos sociais direcionados aos menos favorecidos economicamente. Seu surgimento deu-se pela contestação de militantes de oposição à Ditadura Militar iniciada com o golpe de 64, por sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação. Entretanto, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores teve seu nascimento oficializado.
O PT é segundo maior partido político do Brasil atualmente. Em dezembro de 2021, o partido contava com 1.606.892 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na legislatura atual (2019-2022), o PT tem a segunda bancada na Câmara dos Deputados, c om 53 deputados federais e 85 deputados estaduais, atrás apenas do União Brasil (UNIÃO) e a quarta maior do Senado Federal, junto ao União Brasil (UNIÃO), Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL), cada uma com 7 senadores.
A hegemonia é a supremacia de um determinado grupo sobre outro grupo. A hegemonia acontece através da imposição cultural e política, por exemplo. 
A contra hegemonia é a contestação de uma determinada ordem estabelecida. A contra hegemonia normalmente acontece quando outros grupos se unem para combater determinada supremacia.
Na ultima eleição municipal, em comparação com o PT, PDT e PSB, conquistaram maior número de prefeituras em 2020. O PDT conquistou 315 prefeituras, enquanto o PSB conquistou 254 prefeituras.
PSB e PDT, também elegeram  maior número de vereadores em 2020. O PSB elegeu 3029 vereadores, enquanto o PDT elegeu 3441 vereadores em 2020.
Contudo, o PT ainda é hegemônico no campo da esquerda. Tendo o segundo maior número de filiados no Brasil, o PT ainda mantém uma hegemonia no campo da esquerda, mesmo com os pecados petistas no verão passado.
A esquerda ainda está fragmentada, pois PSB e PDT, ainda tentam uma contra hegemonia no campo da esquerda, o que não se mostra viável nos dias atuais.
A esquerda segue com seus litígios a serem resolvidos, dadas as lutas entre hegemonia e contra hegemonia. 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Blog Edison Silva. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário