quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O estrago na nossa diplomacia.

 A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes.  Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.

Convém distinguir entre diplomacia e política externa — a primeira é uma dimensão da segunda. A política externa é definida em última análise pela Chefia de Governo de um país ou pela alta autoridade política de um sujeito de direito internacional; já a diplomacia pode ser entendida como uma ferramenta dedicada a planejar e executar a política externa, por meio da atuação de diplomatas.

A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado país almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo.

A política externa costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um país, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores. A consecução de tais objetivos pode ser obtida por meios pacíficos (cooperação internacional) ou violentos (agressão, guerra, exploração). Cabe recordar que o direito internacional, por intermédio da Carta das Nações Unidas, proíbe a agressão.

Um Estado pária é uma nação cuja conduta é considerada fora das normas internacionais de comportamento por parte ou por toda a comunidade internacional. Um Estado pária pode enfrentar o isolamento internacional, sanções ou mesmo ataque militar por países que vejam as suas políticas e ações como inaceitáveis. Segundo a palestra da jornalista, mestra e doutora Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff, no oitavo e último semestre, da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.

A política do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, transformou o Brasil em um estado pária. A inserção de remédios ineficazes contra a Covid 19, em nome da atividade econômica, isolou o Brasil das normas da Organização Mundial da Saúde.

Os estragos na diplomacia brasileira foram absolutamente enormes no restante do mundo. Sem sombra de dúvidas, levará tempo, para que o Brasil recupere sua credibilidade na diplomacia internacional.

Confira agora a reportagem no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/26/primeiro-ministro-da-espanha-declara-apoio-a-lula.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagens : Portal G1 da Rede Globo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário