terça-feira, 17 de outubro de 2023

Uma crise no conservadorismo ?

 O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. O primeiro uso estabelecido do termo em um contexto político originou-se com François-René de Chateaubriand em 1818, durante o período de restauração de Bourbon que procurou reverter as políticas da Revolução Francesa. O termo, historicamente associado com a política de direita, desde então tem sido usado para descrever uma ampla gama de pontos de vista: diferentes grupos de conservadores podem escolher diferentes valores tradicionais para preservar.

Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico. O primeiro consiste na crença nas coisas sagradas e no desejo de defendê-las da profanação. Na sua manutenção empírica, o conservadorismo é um fenômeno mais especificamente moderno, uma reação às vastas mudanças desencadeadas pela Reforma Protestante e pelo Iluminismo. Por algumas definições, os conservadores procuraram preservar as instituições, incluindo a religião, a monarquia, os direitos de propriedade, e a hierarquia social, enfatizando a estabilidade e a continuidade.

O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.

O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição total aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.

O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo, da necropolítica, do antifeminismo[nota 2e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira. Em um estudo que analisa a dimensão linguística da ideologia bolsonarista, Cris Guimarães Cirino da Silva diz que o "termo bolsonarismo tem sido amplamente utilizado para caracterizar práticas populistas que combinam ideias neoliberais e autoritárias embutidas nas falas do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e seus seguidores". De acordo com o site Poder 360.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política.

Conforme eu smpre digo leitor (a). Não tenho formação em Ciencias Políticas. Longe disso. Minha unica formação academica. É a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

O extremismo. Na sua essencia. Busca a solução das questões sociais por meio das politicas radicais e extremas. O extremismo. É um movimento ultra radical e extremamente autoritário, que busca impor ideologias, religiões, modos de vida etc., geralmente através do uso de violência e o  extremismo religioso.

O ex presidente Jair Bolsonaro, captrou o pensamento conservador, com o intutuito de corroer a democreacia no Brasil.

O ex presidente Jair Bolsonaro, é um politco anti democrático, como ficou provado ao propor a violencia política contra os brasileirios de campoo político oposto ao seu.

O Brasil. Já conseguiu tornar Jair Bolsonaro inelegível. As leis brasileira deixaram claro no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) : Atentar contra a democracia, não está nas prerrogativas da liberdade de expressão.

O Conservadorismo. Pode entrar em crise ? É possível. Atentar cotra os pilares da democracia : Não está nas prerrogativas da livre expressão.

O extermismo antidemocrático de Jair Bolsonaro, pode associar o conservadorismo á tudo o que existe de mais nefastno em um Estado Democrático de Direito.

Confira a noticia do Jornal Estado de São Paulo, no UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/10/17/stf-tem-maioria-para-condenar-mais-seis-bolsonaristas-do-8-de-janeiro.htm

 E  assim caminha a humanidade.


 Imagem : Site UNALE 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário