domingo, 29 de novembro de 2020

Democracia.

 Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Caro (a) leitor (a). Conforme eu já comentei criticamente em outras postagens, o sistema de administração pública no Brasil é muito complicado. O patrimonialismo, é uma característica de um país em que o público e o privado não se distingue na administração pública. O Brasil tem um traço patrimonialista muito forte, desde o período colonial português.

Contudo, as eleições diretas, são uma festa da democracia. No Brasil, vivemos os horrores do AI 5 no regime militar. Muitos filhos da nossa patria, sacrificaram as suas vidas nos anos de chumbo, para que tivéssemos o sagrados direito de escolha.

A democracia brasileira foi conquistada com muito suor e sangue dos filhos de pátria ao longo da história. Hoje, os brasileiros escolhem os futuros prefeitos dos seus respectivos municípios. Conforme as minhas observações na postagem de ontem, eu vejo um eleitorado mais critico na pandemia do novo corona vírus.

Se nas eleições de 2018, tivemos a onda dos candidatos outsiders, agora o eleitor está mais pragmático. A tragédia humanitária, mexeu com o senso critico dos eleitores. As vidas ceifadas na pandemia, fez os eleitores avaliarem os resultados entregues pelos prefeitos no combate a pandemia. Conforme eu comentei na postagem de ontem, os candidatos outsiders, foram aparentemente rejeitados nas eleições municipais desse ano.

A tragédia da pandemia, deixou o eleitorado extremamente pragmático. Aparentemente, os resultados entregues no combate a pandemia, tiveram muito peso nas escolhas dos eleitores. De qualquer forma, hoje temos mais uma festa da nossa democracia. E nós brasileiros, temos que lutar por ela com unhas e dentes. Fora da democracia não há solução.

E assim caminha a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário