terça-feira, 24 de agosto de 2021

O pluripartidarismo no Brasil.

Caro (a) leitor (a). Ontem foi noticiado nos grandes veículos de imprensa, o consenso entre partidos do governo, e também da oposição, pela recondução do Procurador Geral da República, o jurista Augusto Aras.

A politica é uma ciência intelectual e geopolítica que os países utilizam para administrar seus respectivos territórios. A política é a ciência, enquanto direito, utilizada para administrar assuntos internos (politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, a politica é exercida pelos cidadãos elegiveis, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.

O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

O pluripartidarismo ou sistema multipartidário, é um sistema de governo aonde três ou mais partidos podem assumir o controle governamental de um país, seja de maneira independente, ou em uma coalizão. Sim leitor (a). Em uma democracia, é legitimo que cada cidadão tenha o direito legitimo de ter suas preferencias políticas.

Sim leitor (a). O Brasil é um pais continental, que tem entre 211 a 213 milhões de habitantes. Como nós todos sabemos, o Brasil é regido por uma Republica Federativa no seu sistema politico e constitucional.

Sim leitor (a). Em uma democracia plena, é legitimo que todos nós tenhamos o pleno direito de termos as nossas preferencias politicas. Como cidadão e jornalista, eu não coloco isso em questão, ok ?

Contudo leitor (a), é preciso que nós cidadãos, tenhamos um senso critico apartidário para analisarmos certas questões na política brasileira.

Desde 2014, partidos de centro e centro esquerda, tem sido desmoralizados pela Operação Lava Jato. Desde 2014, a Policia Federal escancarou os aspectos mais escandalosos da politica tradicional no Brasil.

No Brasil, as decisões governamentais, são tomadas em caráter multipartidário. A politica brasileira é movida por interesses multipartidários.

Os grandes partidos políticos no Brasil, tem seus caciques encrencados em casos de corrupção. Caciques políticos encrencados, tem interesse em garantir que certas coisas continuem como estão.

O jurista Augusto Aras, ao que me parece, tem um perfil mais garantista. Certamente, o jurista Augusto Aras, tem um notório  saber jurídico, que acumulou nos muitos  anos, em que exerce a magistratura pública no Poder Judiciário. Não coloco em questão ,o notório  saber jurídico do jurista Augusto Aras ok ?. 

Contudo, o jurista Augusto Aras, não me parece ter um perfil punitivista  . Embora com um notório  saber jurídico, o jurista Augusto Aras, me parece ter um perfil garantista.

Sendo assim, partidos de diversas correntes políticas, acabam se unindo em torno de um bem comum. Um perfil garantista, é tudo que almejam os caciques políticos encrencados em questões judiciais.

Assim como você leitor (a), esse blogueiro e jornalista que vos fala na manhã desta terça feira, também tem uma determinada preferencia política.

Mas, entretanto, a minha formação básica, em um curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), me deu alguma noção de um mínimo senso critico apartidário.

Como cidadão e jornalista por formação, eu não analiso os interesses políticos seguindo a minha preferencia politica. Sim leitor (a). Os comandos políticos no Brasil, são geridos por interesses multipartidários.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário