segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

A decisão da Austrália em deportar Novak Djokovic.

 A sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar relações sociais como vínculos de interesses conscientes estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações de formação natural.

Uma sociedade é uma convivência entre pessoas que estão sujeitas a determinadas regras de conduta, regras que são organizadas por governos em politicas de organização social, que tem por dever cívico, zelar pelo bem estar coletivo das pessoas.

Liberdade é a condição de uma pessoa que se define como livre. A liberdade é um conceito que assume grande variedade de sentidos entre os diversos intelectuais que se ocupam deste tema.

A Liberdade é um tema muito complexo, de difícil consenso entre os estudiosos do tema, mesmo em seus elementos fundamentais. A Liberdade prega um conceito de uma pessoa que é capaz de agir por si mesma, sentido que engloba a autodeterminação, independência e autonomia. A Liberdade é uma ausência de servidão e submissão as regras da sociedade, sendo relacionada a questão do livre arbítrio. De acordo com as explicações da Jornalista, Mestra e Doutora Nadini de Almeida Lopes, quando eu estava no oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

A Constituição Brasileira garante os direitos individuais. Segundo a Constituição Federal de 1988, o direito mais importante é o direito a vida e a saúde. A Constituição Federal de 1988 diz que o direito a vida é o pré requisito para todos os demais direitos que garantem a liberdade individual e a integridade física e moral de todos os cidadãos.

É circunscrito na Constituição Federal que nem o Estado Brasileiro, nem qualquer governante, nem qualquer membro do Poder Judiciário ou Poder Legislativo, tem qualquer direito de tirar a vida de qualquer cidadão brasileiro, exceto em casos de guerra. 

A Constituição Federal de 1988 garante o direito individual a liberdade de expressão. A Constituição Federal de 1988, diz que o direito a liberdade abrange a livre locomoção, liberdade de pensamento critico, liberdade de consciência, liberdade de expressão e liberdade de reunião.

Contudo, a Constituição Federal de 1988, também circunscreve que a liberdade individual não deve abranger praticas contra a dignidade humana, tais como calúnia, injuria e difamação. A Constituição Federal de 1988, também abrange que embora plena, a liberdade individual não pode interferir no direito a vida, no direito a boa reputação e dignidade dos cidadãos em solo brasileiro. De acordo com as explicações do autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal.

Na ultima semana. tantos os veículos da grande imprensa, quanto os veículos independentes, noticiaram a deportação do tenista número 01 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, após ter seu recurso rejeitado pelo poder judiciário da Austrália, que manteve suspenso seu visto de entrada em solo australiano.

Após a audiência, Novak Djokovic foi deportado da Austrália. De acordo com o Portal Terra, Novak Djokovic não poderá competir no torneio em Roland Garros na França.

O Portal Terra informou que segundo o governo francês, todas as pessoas envolvidas na disputa de Roland Garros, incluindo atletas, deverão estar devidamente vacinadas contra a Covid 19. O Portal Terra informou que a medida será mais uma barreira para Novak Djokovic, que foi barrado na Austrália, justamente por não ter se vacinado contra a Covid 19.

Na manhã desta segunda feira, eu lamento profundamente os meus 621 mil compatriotas que perderam suas vidas para a Covid 19 no Brasil. Como um cidadão, eu me solidarizo com todos (as) leitores (as) que perderam algum ente querido durante a devastação da Covid 19 no Brasil.

A liberdade individual de uma pessoa não é uma terra sem lei dentro de uma sociedade. Em uma sociedade, um homem ou uma mulher, não vive sozinho ou sozinha dentro de uma ilha deserta.

Embora seja plena. Em uma sociedade democrática, a liberdade individual de uma pessoa, é pautada por regras coletivas em nome dos interesses coletivos em um país ou estado. Conforme diz o autor Guilherme Pena de Moraes no meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, a liberdade individual não interfere no pleno direito a vida no território brasileiro.

Honestamente, eu não fiquei nada feliz com deportação do tenista Novak Djokovic do território australiano. Sinceramente, não vou tripudiar sobre o que aconteceu com tenista número 01 do mundo na Austrália. Como cidadão, é algo que não me cabe.

Mas, entretanto, a liberdade individual de uma pessoa, não se sobrepões ao direito a vida por parte das demais pessoas em uma sociedade. Em uma democracia, embora seja plena, a liberdade individual de um pessoa, não é necessariamente uma terra sem lei, conforme alguns imaginam.

A decisão do governo australiano em deportar Novak Djokovic, foi absolutamente correta no sentido de preservar o direito a vida do povo australiano.

Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera. Por força do meu trabalho, eu lido diretamente com os clientes na area comercial. Como um cidadão brasileiro, tenho plena consciência que a minha liberdade termina aonde começa a liberdade do outro.

Ao ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid 19, eu estou respeitando o pleno direito a vida, que é  circunscrito pela Constituição Federal de 1988 no Brasil.

Em matéria de proteção ao direito a vida, os governos dos países devem tomar as posturas mais conservadoras possíveis em cada país. E nesse sentido, o tenista número 01 do mundo, não é uma exceção a esta regra global.

Então, a deportação de Novak Djokovic de solo australiano, foi absolutamente correta no sentido da proteção ao direito a vida de todos os australianos. O tenista número 01 do mundo, não poder ser exceção neste contexto.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Jornal O Globo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário