A teoria hipodérmica ou teoria da agulha hipodérmica, também chamada de teoria da bala mágica, é um modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma "seringa hipodérmica". Para este modelo, uma mensagem transmitida pela mídia é aceita e espalhada imediatamente e igualmente entre todos os receptores, provocando um efeito rápido e poderoso entre eles. Essa teoria foi uma das primeiras tentativas de se explicar os efeitos da comunicação de massa na opinião pública, tendo sido desenvolvida no período entre guerras nos Estados Unidos. Foi criticada por ser simplista, não levando em consideração aspectos individualizados do receptor e sua capacidade de escolha. Hoje ela é considerada obsoleta na sua forma original, ainda que seja utilizada como base para estudos modernos.
O modelo psicanalítico da teoria hipodérmica está alocada na subdivisão da Comunicação que se denomina Comunicação em Massa e opera da seguinte maneira. A teoria da agulha hipodérmica pressupõe que uma mensagem midiática enviada á um publico de massa, acaba afetando todos os indivíduos da mesma maneira.
Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente.
Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina "a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo; ela indica seus valores, aponta seus paradigmas e influencia decisivamente na construção de sua mensagem.
Desde o inicio da Operação Lava Jato, em 2014, o Brasil ficou fortemente polarizado entre direita e esquerda. Embora, após a redemocratização do Brasil em 1985, os (as) eleitores (as) brasileiros (as), se movimentem do centro para a direita e do centro para a esquerda.
A Social Democracia, uma forma de governo dos partidos de centro e centro esquerda, foi colocada em xeque no Brasil, com o inicio da Operação Lava Jato em 2014.
Grupos divergentes em convicções políticas, passaram a adotar os meios midiáticos, visando colocar seus pontos de vista como verdade absoluta. Na polarização política no Brasil, a psicanálise da teoria da agulha hipodérmica, nunca esteve tão presente nos 26 Estados e no Distrito Federal no país.
Nas linhas editoriais tão divergentes entre os veículos de comunicação no Brasil, os textos editoriais, se tornam mensagem em massa, que afetam e influenciam um grande número de indivíduos no Brasil.
Nas linhas editoriais tão diferentes entre os veículos de comunicação, uma mensagem editorial transmitida por veículos de grande mídia no Brasil, é aceita e espalhada imediatamente e igualmente entre todos os receptores, provocando um efeito rápido e poderoso entre eles.
A psicanálise da teoria hipodérmica, se aplica na grande influencia que as mensagens editoriais dos veículos de comunicação no Brasil, mensagens editoriais tão diferentes, que são enviadas á grandes públicas em massa, influenciando na psicanálise de um numero grande de indivíduos.
Nas divergências polarizadas entre os veículos de comunicação no Brasil, os editoriais destes respectivos veículos, se tornam algo psicanalítico, nas mensagens midiáticas que são enviadas á grande número de indivíduos na população.
Ainda temos dois meses até as eleições de Outubro. Á voce leitor, que estiver lendo este texto, na manhã desta quarta feira, este jornalista lhe convida a analísar os efeitos psicanalíticos da teoria hipodérmica, tantos nos veículos de comunicação, quantos nos editoriais enviando á um grande número de indivíduos até as eleições de Outubro.
Linhas editoriais tão divergentes, que serão em psicanálise, em indivíduos e receptores também tão divergentes no campo político. Á voce leitor (a), que estiver lendo este texto, lhe convido á analisar a psicanálise coletiva da teoria da agulha hipodérmica até as eleições em Outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário