quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Uma grande questão.

 A economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, a economia é o estudo das escolhas dos indivíduos e do que possibilita a compatibilidade nas escolhas de todos. É também a ciência social que estuda a atividade económica, através da aplicação da teoria económica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.

A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas, etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.)

Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço). Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até à distribuição do produto.

Segundo Hélder Agostinho, a Association Française de Normalisation (AFNOR) adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia produtiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza, passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos. Segundo as explicações do jornalista e mestre Edson Rossi, quando eu estava no sétimo semestre da habilitação em jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Reportagens do Portal UOL e no Portal G1 da Rede Globo, mostram que o Brasil não teve um desempenho econômico superior aos dois países que adotaram um isolamento mais rígido durante a pandemia da Covid 19.

Na reportagem do Portal UOL, economistas discordam do presidente Jair Bolsonaro (PL), que culpa o isolamento social pela alta da inflação. 

A economia e a cadeia produtiva, são resultadas da vida em sociedade. A economia e a cadeia produtiva, são ciências que resultam da existência coletiva.

Confira a reportagem do Portal UOL.https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2021/10/22/inflacao-brasil-alimentos-isolamento-social-lockdown.htm


E assim caminha a humanidade,


Imagem : Jornal Estado de São Paulo 









Nenhum comentário:

Postar um comentário