Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais
O ensino superior constitui o nível educacional que se segue à finalização do ensino secundário numa escola secundária, liceu, ginásio ou outro estabelecimento de ensino. O ensino superior compreende normalmente estudos de graduação e estudos de pós-graduação, bem como estudos e formação de natureza vocacional. O ensino superior é realizado em estabelecimentos genericamente conhecidos como "instituições de ensino superior", que podem incluir instituições universitárias - como as universidades, as faculdades e os colégios universitários - e instituições de ensino superior técnico e vocacional - como os politécnicos, as escolas superiores e os colégios comunitários nos Estados Unidos. A realização de cada um dos ciclos do ensino superior confere geralmente um certificado, um diploma profissional ou um grau académico. Como normalmente é espectável que um aluno do ensino superior tenha um desempenho substancialmente superior ao de um aluno dos outros níveis de ensino, é frequente uma elevada taxa de abandono do ensino sem a obtenção de um diploma ou grau de final de curso.
Caro (a) leitor (a). Sou uma pessoa com deficiência. Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS ( Pessoa com Deficiência ).
Sendo uma pessoa com deficiência. Eu cursei durante 08 semestres, a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Vendo a história narrada na reportagem do Portal G1 da Rede Globo, eu penso no perigo que eu corri, cursando o ensino superior, que ainda é tido no Brasil como algo pertencente á uma elite econômica.
Muito triste a história desta universitária de 40 anos, que é mostrada na reportagem do Portal G1 da Rede Globo.
História que me faz pensar no enorme perigo que eu corri durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo.
Perigo que eu corri. Sendo uma pessoa com deficiência em um curso superior.
Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/sp/bauru-
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário