sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Um caso á ser seriamente apurado.

 Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Geralmente, tal expressão se refere a atos ocorridos durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefe(s) dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima, com o ambiente de trabalho e a organização.

A psiquiatra francesa Marie-France Hirigoyen (2000), uma das primeiras estudiosas a se preocupar com o assédio moral no trabalho, da perspectiva de sua especialidade, entende o mesmo como sendo qualquer conduta abusiva, configurada através de gestos, palavras, comportamentos inadequados e atitudes que fogem do que é comumente aceito pela sociedade. Essa conduta abusiva, em razão de sua repetição ou sistematização, atenta contra a personalidade, dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho.

O assédio descendente , é o assédio feito de cima ( chefia) para baixo ( subordinados) . E o tipo da assédio que caracteriza a desestabilização do trabalhador no ambiente de trabalho, prejudicando sua produtividade natural.

O assédio ascendente , é o assédio vertical que vem de baixo ( subordinados) para cima ( chefia). E o assédio raro de acontecer, pois normalmente é praticado por um grupo contra a chefia , uma vez que um unico funcionário, dificilmente conseguiria desestabilizar um superior.

A causa desse assédio, são funcionários excessivamente ambiciosos : Normalmente dois ou mais funcionários, acabam influenciando os demais, com o objetivo de alcançar o cargo do seu superior.

O assédio partidário, é o assédio que aconteçe de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro parceiro. Seu principal objetivo é eliminar uma eventual concorrencia , especialmente quandooutros colegas de trabalho, vem se destacando com frequência perante os superiores. Der acordo com reportagens em veiculos de imprensa no Brasil.

Assédio é algo á ser combatido. São casos á serem rigorosamente apuradios. E se comprovadeos; Devem ser exemplarmente punidos.

Confira a reportagem no Portal UOL.https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/01/prefeito-mogi-das-cruzes-pune-servidores-lista-vermelha-transferencia.htm

E assim caminha a humanidade


Imagem : Site Estado da Arte.





 






 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário