segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

O tabuleiro politico em 2021.

 Os partidos de oposição têm levado nos últimos dias ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) alguns pontos como parte de uma negociação para fechar o apoio ao deputado como candidato à presidência da Câmara.

Entre os pontos, a garantia de que CPIs e convocações de ministros do presidente Bolsonaro não sejam engavetadas pela presidência da Câmara. Nesta tarde, o PT vai se reunir para bater o martelo sobre o apoio a Baleia Rossi.

O líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães, disse ao blog nesta segunda-feira (4) que o PT tem “maioria na bancada” para apoiar. “Não queremos que ele pense como a gente. Queremos que ele garanta os instrumentos que asseguram a Constituição estejam em funcionamento, como CPIs e convocações”, disse.

Entre os exemplos citados por Guimarães, a CPI da Lava Jato e também a convocação do ministro Augusto Heleno, chefe do gabinete de Segurança Institucional, para explicar o suposto uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na defesa de Flavio Bolsonaro (Republicanos).

Segundo o blog apurou com fontes próximas a Baleia Rossi, a oposição não cita pedido específico a respeito de uma ou outra CPI, por exemplo. Ao falar da Lava Jato ou de um eventual pedido impeachment contra Bolsonaro, mira o discurso para sua base.

No entanto, o grupo de Rossi confirma que o deputado tem repetido a parlamentares de oposição que se houver crime de responsabilidade e objeto para ser investigado em CPI, não vai segurar: vai instalar comissões e dar andamento a processos dentro da Constituição.

O Palácio do Planalto observa a movimentação dos partidos de esquerda e conta com dissidentes em favor de Artur Lira (PP) - seu candidato - para garantir maioria na eleição do dia 2 de fevereiro. A informação é da Jornalista Andréia Sadi, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (04).


Á você que está me lendo eu digo : A esquerda moderna e contemporânea, apoia seu espectro politico em uma Social Democracia . A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover a sustentabilidade  dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica, assim promovendo uma distribuição de renda mais sustentável  e um compromisso para com a democracia representativa. É uma ideologia política originalmente de centro-esquerda, aonde as esquerdas modernas e contemporâneas apoiam seus espectros políticos. 
O PT tem em seu eleitorado cativo, sociais democratas liberais de centro esquerda. O eleitorado petista se identifica com reformas sociais e rejeita o comunismo. O PT sofre com o antipetismo desde 2014. Os escândalos de caciques petistas, fizeram nascer um antipetismo totalmente atípico, que causou a estagnação do PT nas ultimas eleições.
O PT elegeu 2665 vereadores. O partido possui 85 deputados estaduais e uma bancada respeitável com 53 deputados federais na Câmara dos Deputados. O PT possui uma bancada forte nos campos legislativos, e é um dos partidos de esquerda que são o fiel da balança nas eleições na Câmara e no Senado.
O partido tenta reverter o antipetismo que causou as derrotas nas ultimas eleições desde 2016. Contudo, o partido tem que se renovar politicamente. O PT precisa fazer uma autocritica e uma renovação nos seus quadros para dialogar fora de sua militância.

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Jornal O Globo.

No Congresso, só 17,8% dos parlamentares são negros - Jornal O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário