quarta-feira, 30 de junho de 2021

O custo alto de governantes.

Um grupo suprapartidário entrega nesta quarta à Mesa da Câmara o que tem sido chamado de "superpedido de impeachment". Ainda não sei quantos crimes de responsabilidade estão lá listados. Nas minhas contas, já são 32.

Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade, infringindo a Lei 1.079: - a cada vez que ameaçou, de forma velada ou explícita, as instituições em atos promovidos por seus seguidores ou mesmo em ambientes mais restritos, mas, ainda assim, públicos (Art. 7º)

a cada vez que faltou com o decoro do cargo, atuando ou falando coisas incompatíveis com o cargo que ocupa (Artigo 9º).

a cada vez que desrespeitou ou incitou o desrespeito a leis federais -- por exemplo, o uso de máscara (Art. 8º).

a cada vez que acusou fraude no sistema eleitoral sem apresentar prova, indicando que não aceitaria um resultado adverso sem o voto impresso

a cada vez que estimulou autoridade sob sua subordinação a agir em desacordo com a lei (Art. 7º)

a cada vez que incitou militares e policiais militares, ainda que indiretamente, à indisciplina (Art. 7º)

Além dos crimes de responsabilidade, há uma penca de crimes comuns, sendo os mais notórios a infração dos Artigos 267 e 268 do Código Penal, a saber

267: Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos.

268: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

A incorrência no 268 é inequívoca; a no 267 pode suscitar algum debate. Será que ele próprio precisaria estar contaminado e, ainda assim, de modo deliberado, sair por aí a espalhar o vírus? Ora, também nesse caso se pode ter o dolo eventual, não? Quem promove aglomerações e incita as pessoas a não usar ou a tirar a máscara — quando não é ele próprio a fazê-lo, como aconteceu com um garoto no seu colo — corre o risco de produzir tal resultado. Acrescente-se ainda o Artigo 132: "Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente".

NOTÍCIA-CRIME.

O PSOL, diga-se, entrou com uma notícia-crime contra Bolsonaro no Supremo em razão da sua atuação delinquente em eventos no Rio Grande do Norte, quando estimulou uma garota de 10 anos a tirar a máscara e resolveu, como já lembrei aqui, ele próprio, tirar a proteção do rosto de uma criança.

O partido cita o Artigo 232 do Estatuto da Criança e do adolescente, que prevê pena de seis meses a dois anos para a quem "sbmeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento", lembrando também o que dispõe o Artigo 227 da Constituição

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.".

O relator dessa notícia-crime é o ministro Ricardo Lewadowski, que já encaminhou a questão para a manifestação da Procuradoria-Geral da República.

DE VOLTA AO IMPEACHMENT

Embora o governo esteja no meio do furacão político, ainda tem o centrão a lhe dar apoio e sustentação. Ou melhor: alugar o suporte. Isso requer pagamento regular. E o presidente está cumprindo a sua parte no trato por meio do Orçamento paralelo.

O segundo ato rumo ao impeachment, depois da apresentação da denúncia, é monocrático. Cabe ao presidente da Câmara colocá-lo ou não em trânsito. E Arthur Lira (Progressistas-AL) já afirmou que não vai fazê-lo. Ele deu a entender que acha o governo um sucesso.

Ainda que o fizesse, não haveria hoje os 342 votos para que a questão fosse levada ao Senado para abertura do processo de impeachment. "Então é tudo inútil?" A resposta é "não". É mais do que prudente — na verdade, é imperioso — manter a sociedade mobilizada contra o arbítrio e o desmando. Isso pode mover o presidente da Câmara e os outros parlamentares que hoje apoiam o governo? Só a luta política dá essa resposta.

É importante que os Poderes da República percebam que existe uma sociedade vigilante. Ademais, a imagem do presidente, por justos motivos, está em processo de derretimento. A CPI, por exemplo, evidencia que o Ministério da Saúde está mais para um circo de horrores. Além do negacionismo, que tantas vidas ceifou, há graves indícios de que a pasta está corroída também pelo "negocionismo".

O Centrão está de olho nas verbas, mas também nas curvas de opinião.

Para o impeachment, não faltam crimes — os há às pencas —, mas os votos. Por enquanto ao menos. Só não pode faltar a luta. Esse é o artigo do Jornalista Reinaldo Azevedo, no Portal UOL, na manhã desta quarta feira (30).


Á você que está me lendo eu digo : Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros pejorativamente. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes, de acordo com a professora e historiadora Sandra Lima, durante o primeiro semestre do meu curso de Comunicação Social  na FIAAM FAAM.

O populismo existe em qualquer corrente politica. O populismo existe tanto da direita quando na esquerda caro (a) leitor (a). A politica é a estratégia governamental que os países utilizam para administrar seus respectivos territórios. A politica é a ciência, enquanto direito, utilizada tanto para assuntos internos (politica interna), quanto para assuntos externos (politica externa).

A democracia é um sistema de governo em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente - através de representantes eleitos -na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia contemporânea, todos os cidadãos elegiveis, exercem a governança política, através do seu voto e militância, e também por meio do pensamento critico e intelectual no sufrágio universal.

A politica é algo muito sério, é algo extremamente complexo que mexe com a vida de milhares de pessoas em qualquer país do mundo. A politica deve ser exercida com o devido preparo intelectual do governante em questão. ( E isso independentemente da sua corrente politica ok ?).

A politica deve ser exercida com a devida maturidade o necessário preparo intelectual de qualquer governante. O despreparo de um governante para o devido exercício da politica, pode custar vidas humanas em situações graves de uma pandemia coletiva. ( E isso impendentemente da sua corrente politica ok  ?).

O populismo, seja de direita ou esquerda, é algo extremamente nefasto em uma democracia. O populismo é uma característica nociva de governantes que não possuem o necessário preparo intelectual para governar um país.

Em uma democracia, as pessoas não devem escolher seus respectivos governantes, apenas pela sua raiva no pudim. Escolhas feitas apenas pela nossa raiva, podem custar inúmeras vidas em pandemias globais.

Escolhas feitas apenas pela nossa raiva no pudim, nos levam a escolha de governantes populistas e ineptos para liderar um país. O populismo, seja de direita ou esquerda, acaba tendo custos altíssimos para a democracia contemporânea em qualquer país do mundo leitor (a).

Os países sempre pagam um alto preço por serem governados por pessoas totalmente ineptas para tal oficio.  Na manhã desta quarta feira, o Brasil já contabiliza á trágica marca de 516 mil vidas perdidas para o novo corona vírus

Os médicos e especialistas, são unanimes em afiram que muitas destas mortes seriam evitadas. A escolha pela raiva, nos leva a eleger governantes populistas e ineptos para governar uma nação. A inépcia de um governante, custa muitas vidas de nativos em uma pandemia de saúde pública.

Governantes populistas e ineptos, existem em qualquer corrente politica leitor (a). Populismo e inépcia, independem da corrente politica de um governante em qualquer pais no mundo.

Contudo, em uma democracia vigente, cabe a nós eleitores termos a devida maturidade na hora de fazermos nossas escolhas nas urnas.

 E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7





terça-feira, 29 de junho de 2021

Brasil. Um pais com uma Republica Federativa.

 Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.

O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sim leitor (a). Como todos nós sabemos, o Brasil é um pais continental, com aproximadamente 211 a 213 milhões de habitantes. O Brasil é uma Republica Federativa, composta por seus 27 Estados da Federação dentro do seu mapa nacional.

No ano passado, durante o começo da pandemia do novo corona vírus. Houve muita polemica, quando os Ministros do Supremo Tribunal Federal, garantiram a autonomia dos Estados e Municípios em medidas contra a pandemia do novo corona vírus.

Houve jogadas politicas, afirmando que os Ministros do Supremo Tribunal Federal tiraram os poderes do Governo Federal no combate a pandemia. Contudo leitor (a), isso não é necessariamente a verdade.

Conforme eu mencionei no paragrafo acima, a Constituição Federal assegura a Republica Federativa como a estrutura governamental do Brasil. E em uma Republica Federativa, Estados e Municípios, tem garantidas pela Constituição, suas autonomias em decisões governamentais.

Segundo a Constituição, é garantida dentro do Federalismo, as autonomias governamentais dos entes federativos, sob a coordenação do Governo Federal em situações governamentais. Portanto leitor (a). Os Ministros do Supremo Tribunal Federal não tiraram as responsabilidades do Governo Federal no combate a pandemia.

Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, apenas se basearam na Republica Federativa do Brasil, assegurada pela nossa Constituição Federal. Dou a você leitor (a), o direito de não concordar com este blogueiro, mas a Constituição Federal é absolutamente clara nas garantias de uma Republica Federativa no Brasil.

Mesmo com as autonomias dos Governadores e Prefeitos, cabe ao Presidente da República a coordenação das ações no combate ao novo corona vírus. Em um pais com uma Republica Federativa Nacional, seria fundamental que o presidente Jair Bolsonaro dialogasse com os Governadores e Prefeitos.

Sim leitor (a). O Presidente da República, Governadores e Prefeitos, tem sim poderes que lhes são dados pela Republica Federativa no Brasil, segundo a Constituição Federal. Contudo, Presidente da República, Governadores e Prefeitos, não tem quaisquer poderes para colocar em risco a saúde pública no Brasil.

A Republica Federativa do Brasil, conceda autonomia governamental aos chefes de governo no Brasil. Os poderes da República tem suas decisões governamentais respaldadas pelo federalismo nacional. 

Entretanto, Presidente da República, Governadores e Prefeitos, não dispõem de quaisquer poderes para atentarem contra a saúde pública no país.  Quaisquer politicas governamentais contra a saúde pública, atentam contra os princípios constitucionais da Republica Federativa do Brasil, que é garantida pela Constituição Federal leitor (a).

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Magazine Luiza. 



O governo de Joe Biden nos Estados Unidos e no mundo.

A politica á estratégia cientifica utilizada pelos países para administrar seus territórios. A politica é a ciência, enquanto direito, a ser utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadãos elegiveis exercem o poder de governança, participando da criação e elaboração das leis. Nos países democráticos, os cidadãos exercem a governança politica, por meio da suas escolha pelo voto, e também por meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A geopolítica é a estratégia que os países adotam para administrar seus territórios, e também anexar a geografia cotidiana com a história. A geopolítica é um campo de conhecimento intelectual, no qual os países se valem da ciência politica, visando elaborar as politicas externas para os seus respectivos territórios. Em países federativos, a geopolítica é utilizada visando administrar o pais de modo de autonomia entre os estados de uma Republica Federativa.

O centrismo na politica, dentre os conceitos de direita e esquerda no campo ideológico. Nos estudos da ciência política tradicional, existem apenas a Direita e a Esquerda no espectro político. Mas, entretanto, as literaturas intelectuais mais aprofundadas na ciência políticas, apontam que dentre os conceitos de direita e esquerda, há a visão centrista, que é utilizada pelos moderados. No centro tradicional, os centristas defendem pontos de vista de esquerda de acordo com a direita tradicional. Ao mesmo tempo em que os centristas defendem pontos de vista de direita segundo a esquerda tradicional.

A Social Democracia é uma corrente politica institucional que apoia intervenções econômicas e politicas no país visando uma distribuição de renda mais justa e sustentável. A Social Democracia é uma corrente politica que defende o bem estar coletivo, envolvendo os sindicatos e os donos do grande capital, em uma regulamentação econômica para promover uma politica de bem estar mais justa e sustentável em uma economia de mercado. A Social Democracia é uma corrente politica de centro esquerda, que acredita que o pais deve promover a sustentabilidade e o bem estar social, tornando a economia capitalista mais sustentável e igualitária.

Os adeptos da Social Democracia são originalmente contrários a correntes extremistas e autoritárias no campo politico. Sejam estas  de direita ou esquerda. A Social Democracia prega a sustentabilidade e o bem estar social dentro das regras do campo democrático no estado de direito. A Social Democracia tem seus defensores no campo de centro e centro esquerda.

O Imperialismo é um conjunto de ideias, medidas e mecanismos, que determinando por um Estado Nação, procuram efetivar politicas de expansão e domínio territorial, cultural e econômico sobre outras nações, regiões geográficas, vizinhas ou distantes.

Os Estados Unidos viveram o caos sob a presidência de Donald Trtump. Donald Trumpo é adepto do extremismo politico. E isso estremeceu as relações institucionais dos Estados Unidos com os demais países do mundo.

O extremismo insano de Donald Trump, conduziu os Estados Unidos á uma enorme tragédia humanitária na pandemia do novo corona vírus. Contudo leitor (a). Na politica, na democracia, assim como na vida de uma maneira geral, a única coisa certa, é a própria necessidade da mudança.

Na politica e na democracia, lideres ineptos acabam sendo cortados na própria carne. Sim leitor (a). A necessidade da mudança por parte dos norte americanos, arruinou os planos da reeleição de Donald Trump. 

Joe Biden é um homem inteligente e ponderado. O democrata tem uma larga experiência no campo diplomático, além de um nato conhecimento em administração pública.

Sim leitor (a). Eu sempre classifico Joe Biden como um politico de centro. Sim leitor (a). Na politica interna nos Estados Unidos, certamente Joe Biden vai adotar uma governo Social Democrata dentro do território norte americano. Na politica interna, Biden tem pautado seu governo, por pautas Sociais Democratas, como a igualdade a diversidade.

Contudo leitor (a). Não se iluda. Joe Biden não necessariamente irá adotar a Social Democracia como uma politica externa. Sim leitor (a). A estratégia de Joe Biden em distribuir vacinas para o restante dos demais países, faz parte de uma politica externa.

Sim leitor (a). Na geopolítica tradicional, as superpotências tem a necessidade politica de manter sua hierarquia no mapa global. Sim leitor (a). Na geopolítica tradicional, as superpotências tem a sua necessidade estratégica de manter sua hierarquia na politica global.

Veja bem leitor (a). Não que eu seja contrario a atitude de  Joe Biden distribuir vacinas para os demais países. Sim leitor (a). A distribuição de vacinas em nível global, é uma atitude extremamente valida em emergências globais de saúde pública. A distribuição de vacinas em nível global, é absolutamente indispensável, na atual gravidade da pandemia que nós estamos vivendo.

Não sou formado em Ciências Politicas. Longe disso leitor (a). Minha única formação acadêmica é um simples curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, acompanhando os noticiários, é possível deduzir certas coisas. A postura de Joe Biden em doar vacinas para os demais países, tem uma certa estratégia imperialista. O atual mandatário norte americano, tem interesses em estabelecer a hierarquia norte americana no mapa global.

Manter a hierarquia na geopolítica global, é uma das estratégias politicas das superpotências no campo politico internacional. Sim leitor (a). Joe Biden, de maneira moderada, tem sim interesses em expandir a hierarquia norte americana no mapa global. Faz parte do jogo politico leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal A Gazeta do Povo. 









segunda-feira, 28 de junho de 2021

A politica que não perdoa erros.

Uma pesquisa do Instituto Ipec, divulgada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, indica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu cerca de 1/3 dos seus eleitores no segundo turno de 2018.

Entre os entrevistados pelo instituto — fundado por antigos executivos do Ibope — que disseram ter votado em Bolsonaro, 34% afirmaram que não repetirão o voto em 2022. 44% afirmaram que "com certeza" votarão novamente no presidente, enquanto 18% dizem que podem voltar a escolhê-lo.

A pesquisa ainda indica que 25% dos eleitores de Bolsonaro em 2018 dizem agora que "com certeza" votarão no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado como potencial adversário do atual presidente em 2022. Outros 13% também colocam Lula como possível opção. Já 59% dizem que não votariam no petista

Já em relação à fatia de quem votou nulo ou em branco no segundo turno de 2018, a pesquisa mostra que metade votaria em Lula em 2022, sendo que 6% deles optariam por Bolsonaro.

Entre os entrevistados que votaram em Fernando Haddad (PT) no segundo turno de 2018, 4% dizem que votariam ou poderiam optar por Bolsonaro. Já 93% deles descartam qualquer possibilidade de votar no atual presidente em 2022.

Nos números gerais da pesquisa do Ipec, divulgada na última sexta-feira (25), Lula tem 49% das intenções de voto, mais que o dobro de Bolsonaro, que aparece com 23%. Ciro Gomes (PDT) marca 7%, João Doria (PSDB) foi lembrado por 5% dos eleitores, enquanto o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 3%.

O Ipec ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do País entre 17 e 21 de junho. A margem de erro de dois pontos percentuais. A informação é do Portal UOL, na manhã desta segunda feira (28).


Á você que está me lendo eu digo : A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo (pelo uso do principio da interpretação efetiva). Esse é um direito reservado não somente as pessoas que estão presas, mas para toda a pessoa que estiver sendo acusada ou sendo investigada em uma ação penal.

O direito ao silencio, para não produzir provas contra si mesmo, é apenas a manifestação de uma garantia plena dos direitos fundamentais de qualquer cidadão. O direito de não produzir provas contra si mesmo, é garantia constitucional da não auto acusação sem qualquer prejuízo jurídico. Ou seja leitor (a). Nenhum cidadão brasileiros que se recuse a produzir provas contra si em uma investigação penal, poderá ser prejudicado ou penalizado juridicamente. O direito ao silencia a não auto acusação, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa em investigações penais. São informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Partidos tradicionais de centro e centro esquerda, foram completamente sangrados pela Operação Lava Jato. Sim leitor (a). A sangria dos partidos de centro e centro esquerda, fez Jair Bolsonaro ser alçado a condição de outsider politico pela classe média nas eleições de 2018.

Contudo, Jair Bolsonaro apenas foi uma fabrica de crises desde o começo do seu mandato. Jair Bolsonaro foi caindo em claras contradições com o discurso moralista da campanha eleitoral.

O escândalo das rachadinhas foi a primeira contradição. Depois, Jair Bolsonaro foi esvaziando o Ministério da Justiça do ex juiz Sergio Moro antes da pandemia do novo corona vírus. E Jair Bolsonaro ainda teve o escândalos das candidaturas laranja no PSL. 

Na pandemia, Jair Bolsonaro teve tudo para se firmar como grande líder nacional no combate a doença no Brasil. O combate ao novo corona vírus, seria o caminho mais rápido para Jair Bolsonaro consolidar sua plataforma a reeleição.

Mas, entretanto, Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário. Jair Bolsonaro tentou impor politicas suicidas contra a saúde pública no Brasil. Sim leitor (a). Com chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro dispões de poderes que lhe são dados pela Constituição Federal.

Como chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro dispões de poderes, para demitir os presidentes do Banco Central, da Caixa Econômica Federal e da Petrobrás, por exemplo. Sendo chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro também dispões de poderes para demitir o ministro da defesa, por exemplo.

Contudo leitor (a). Mesmo sendo chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro não tem poderes para colocar em risco a saúde pública no Brasil. Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro quis atuar contra a saúde pública no país.

Coube aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse ainda mais em risco a saúde pública no Brasil.

Em vez de ser a solução para o combate a doença do novo corona vírus, Jair Bolsonaro foi o grande efeito colateral na pandemia de tamanha gravidade. Hoje, Jair Bolsonaro carrega contra si, o fardo pesado das 513 mil vidas ceifadas pelo novo corona vírus no Brasil.

Além disso, Jair Bolsonaro também carrega contra si, as graves denuncias de corrupção, na compra da vacina indiana Covaxin. Contudo leitor (a), Jair Bolsonaro ainda não se deu conta de algo importante.

Na politica, na democracia, assim como na vida de uma maneira  geral, a única coisa realmente certa, é a própria necessidade da mudança. Sim leitor (a). Na politica e na democracia, a única coisa realmente certa, é a necessidade radical da mudança em situações de extrema gravidade. Mudanças aonde se corta na própria carne.

A politica, na sua essência, é pragmática nos seus cálculos. Na política, o extremismo é algo absolutamente dispensável, tanto para cálculos políticos, quanto para a governabilidade de um país.

No pragmatismo politico, o extremismo é um acessório completamente inútil e dispensável. E disso, Jair Bolsonaro ainda não se deu conta. Sim leitor (a). No pragmatismo do calculo político, é duvidoso que os políticos do centrão embarquem nas pautas suicidas de Jair Bolsonaro. 

 E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal UOL.





domingo, 27 de junho de 2021

A obediência a ciência e a medicina.

Uma ação de fiscalização encerrou uma festa clandestina com mais de 100 pessoas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na madrugada deste domingo (27).

De acordo com a Polícia Civil, havia aglomeração no local.

O evento também descumpria as medidas restritivas previstas pelo decreto estadual de combate à pandemia do novo coronavírus, com toque de recolher entre 20h e 5h.

Até a publicação desta reportagem, a polícia não havia informado se alguém foi preso ou se houve aplicação de multas no local. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (27).


Á você que está me lendo eu digo : A epidemia é um aumento fora do comum do número de pessoas contaminadas por uma determinada doença em uma determinada localidade ou região. A epidemia é um doença infecciosa e contagiosa que se espalha ou ataca com rapidez um grande número de pessoas, em uma determinada região.

A pandemia é um doença infeciosa que se espalha muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, um continente etc... A pandemia é um doença infecciosa que se espalha rapidamente em uma grande região geográfica, como por exemplo, todo o Planeta Terra. Segundo as explicações do meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.

Caro leitor (a). Na manhã deste domingo (27), o Brasil já soma 513 mil vidas perdidas para o novo corona vírus. Como eu já abordei em outros posts, não sou alheio aos males econômicos provocados pelo isolamento social. Como também não sou alheio aos males que o isolamento social provoca na saúde mental das pessoas.

Sim leitor (a). Vou lhe ser sincero. Estou confinado em casa há um 01 ano e 03 meses, sem sair para absolutamente nada. Mentalmente falando, eu estou completamente destroçado. Contudo, a preservação de vidas é algo absolutamente indispensável neste momento tão grave da pandemia que nós estamos vivendo no Brasil.

Em uma questão de saúde pública, as politicas sanitárias devem ser pautadas pela obediência a medicina e a ciência. Os médicos e cientistas são unanimes em afirmar que o isolamento social é a melhor forma que evitar a propagação da doença.

Sim leitor (a). Não sou alheio aos danos sociais e econômicos causados pelo isolamento social. Minha preocupação com os danos econômicos e sociais, é exatamente a mesma que a sua leitor (a).

Mas, entretanto, neste momento tão grave de pandemia que o Brasil está atravessando, a prioridade é evitar que mais vidas sejam perdidas para o novo corona vírus no nosso país.

 E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.





As bandeiras da igualdade e da diversidade.

Nesta segunda-feira (28), o mundo celebra o Dia Internacional do Orgulho Gay. Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA + (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), a data tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia.

Mas um estudo aponta que o reconhecimento da criminalização da homofobia ainda está longe de ser realidade. O levantamento, feito pela ONG All Out e pelo Instituto Matizes, aponta 34 obstáculos que ainda dificultam a tipificação dos crimes de preconceito por orientação sexual.

Entre os problemas apontados pelo estudo, estão questões culturais, como um ambiente machista nas forças de segurança. Ao G1 (veja entrevista abaixo), o diretor da ONG All Out, Leandro Ramos, disse que a luta contra o preconceito exige mudanças profundas na sociedade. No entanto, aponta que há medidas a serem tomadas pelos governos para melhorar a situação.

"O combate à LGBTfobia certamente é um processo mais amplo e que, de fato, depende de mudanças estruturais. Por exemplo, a superação da cultura sexista tão presente nas forças policiais. No entanto, a maioria das barreiras para que a decisão do STF saia do papel depende mais de vontade política que de questões culturais", diz Ramos.

Estudo sobre criminalização

O levantamento feito pelos grupos teve o objetivo de fazer um balanço da efetividade da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, há dois anos, criminalizou a homofobia e a transfobia. A Corte equiparou esses delitos aos de racismo, com pena prevista de um a três anos, podendo chegar a cinco anos em casos mais graves.

O grupo ouviu integrantes das forças de segurança e do sistema de Justiça para entender se, na prática, a decisão estava sendo cumprida. A conclusão foi que a medida ainda não é aplicada na realidade, por conta de obstáculos divididos nas seguintes categorias:

Barreiras sobre questões estruturais;

Barreiras sobre falta de transparência e opacidade do Estado;

Barreiras sobre procedimentos institucionais;

Barreiras sobre reconhecimento jurídico;

Barreiras trazidas pela pandemia da Covid-19.

Um dos principais pontos levantados pelo estudo é a falta de implementação de políticas de defesa a esses grupos pelos governos locais. Segundo o responsável pela pesquisa e diretor do Instituto Matizes Arthur Fontgaland, inicialmente o objetivo era analisar o andamento de denúncias por crimes de LGBTfobia feitos no país.

No entanto, os pesquisadores esbarraram na dificuldade de acesso e divulgação de dados específicos sobre esses delitos pelos governos. "Na impossibilidade de acessar os dados, pensamos que seria mais proveitoso entender a questão do ponto de vista dos atores institucionais que seriam responsáveis pela efetivação da decisão do STF".

Segundo Arthur, "barreiras como essas, que impedem os LGBTs de acessarem o Estado, constituem uma violência institucional, que impossibilita o reconhecimento da criminalização da LGBTfobia no Brasil".

"Apesar de o STF ter determinado os efeitos da decisão fossem aplicados imediatamente em todos os órgãos públicos, a eficácia da medida acaba, muitas vezes, dependendo dos agentes e órgãos que, ao invés de acolherem a vítima, promovem uma segunda forma de violência", diz.

Para o diretor da ONG All Out, movimento global em defesa dos direitos das pessoas LGBT, apesar das dificuldades, a criminalização da homofobia pelo STF foi um passo importante, que ajuda a pavimentar um caminho de avanços. "Não existe uma solução simples para garantir que a criminalização da LGBTfobia saia do papel, mas há algumas medidas importantes", afirma Leandro Ramos. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (27).


Á você que está me lendo eu digo : O conservadorismo é uma literatura social que defende a manutenção das instituições tradicionais no contexto da cultura e civilização. O conservadorismo metafisico consiste na crença dos conceitos sagrados e no conceito de defender seus conceitos sagrados da profanação. O conservadorismo empírico consiste é um fenômeno moderno e contemporâneo, uma reação as vastas alterações provocadas pelo avanço da sociedade no conceito modernista.

Os conservadores procuram preservar as instituições, incluindo a religião, a monarquia, os direitos de propriedade, a hierarquia social, dando ênfase a estabilidade e a continuidade. Em cada pais do mundo, as politicas conservadoras são tratadas por conceitos diferentes, de acordo com as literaturas históricas de cada pais. Em cada pais, o conceito conservador é visto de maneira protetiva distinta, variando com as literaturas sociais e intelectuais de cada pais no mundo em que vivemos.

Segundo uma reportagem do site poder 360, em 16 de Maio de 2021, um levantamento da da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia, registrou a ocorrência de 237 mortes violentas de LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em 2020 no Brasil. Foram 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios.

Em 13 de Junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal deu um passo histórico rumo à civilização no Brasil. Sim leitor (a). Em 13 de Junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu criminalizar a homofobia e a transfobia como crimes de racismo. A Constituição Federal trata o racismo como crime inafiançável no Brasil.

Sim leitor (a). Você, que me acompanha no blog, já leu posts onde eu comento que o Brasil deve fazer valer as leis que já existem. Sim leitor (a). Se o Brasil fizesse valer as leis que já existem no nosso estado de direito, não teríamos necessitado da Operação Lava para cumprirmos nossas leis. Em relação a se fazer cumprir as leis já existentes, continuo com o mesmo conceito.

Entretanto leitor (a), criminalização da homofobia e transfobia como crime de racismo, foi algo absolutamente fundamental para o reestabelecimento dos conceitos democráticos de civilização no Brasil. A população LGBT é vitima de ataques de intolerância e ódio no Brasil. O Brasil é um dos países aonde mais se mata a população LGBT no mundo. A criminalização da homofobia e transfobia como crimes de racismo, foi algo indispensável para o reestabelecimento da democracia coletiva no Brasil.

A diversidade consiste em um conceito do que é diverso. Na literatura social, a diversidade é um conceito social em que diversos grupos coletivos terão representatividade na sociedade, em um conceito de multiplicidade.

Como cidadão e jornalista, eu tenho um profundo respeito pela bandeira da diversidade. A diversidade é um dos conceitos absolutamente fundamentais em uma democracia. Qualquer forma de preconceito e segregação, são as bandeiras do atraso em qualquer sociedade coletiva.

Como cidadão e jornalista, eu sempre terei um respeito absolutamente profundo pelas bandeiras da igualdade e da diversidade em um conceito de literatura social. O respeito a diversidade é algo fundamental em um pais verdadeiramente democrático leitor (a). 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





sábado, 26 de junho de 2021

A luta pela igualdade entre homens e mulheres.

Uma mulher que matou o homem que a submeteu a anos de estupros e abusos foi condenada pelo júri, em julgamento na França, por assassinato premeditado. Mas ela não terá que passar mais tempo na cadeia.

O júri do tribunal de Chalon-sur-Saône, região central da França, deliberou por cinco horas na sexta (25) antes de rejeitar o argumento da defesa de Valerie Bacot de que ela não estava mentalmente sã no momento em que matou Daniel Polette.

Apesar de condenar Bacot por assassinato, a Justiça aplicou uma pena de prisão que pode ser totalmente abatida do período em que ela ficou provisoriamente presa. Com isso, Bacot deixou o tribunal em liberdade.

Abuso desde criança

Valerie Bacot tinha apenas 12 anos quando Daniel Polette, na época companheiro da mãe dela, começou a estuprá-la. Ele foi preso, mas depois voltou para a casa da família e supostamente retomou o abuso.

Bacot alega que Polette a forçou a se casar com ele. Eles tiveram juntos quatro filhos.

Bacot admite ter assassinado Polette em 2016, mas mais de 600 mil pessoas assinaram uma petição pedindo sua libertação.

Ela diz que atirou no marido durante um encontro em que ele a teria forçado a trabalhar como prostituta.

Bacot escondeu o corpo com a ajuda de dois de seus filhos, mas foi presa em outubro de 2017 e confessou o assassinato.

O julgamento ocupou grande espaço no noticiário na França e tem estimulado o debate público sobre a violência contra as mulheres.

O caso tem semelhanças com o de outra mulher francesa – Jacqueline Sauvage – que foi presa por matar seu marido abusivo, mas mais tarde recebeu um perdão presidencial.

Os advogados de Bacot disseram que "a violência extrema que ela sofreu por 25 anos e o medo de que sua filha fosse a próxima" a levaram a cometer o assassinato.

No mês passado, foi lançado um livro sobre a história de vida da mulher de 40 anos, no qual ela dizia que vivia "com medo o tempo todo" e "precisava dar um basta".

Bacot diz que Polette, que era 25 anos mais velho do que a mulher, começou a abusá-la sexualmente quando ela tinha apenas 12 anos.

Ele passou dois anos e meio na prisão pelas agressões na década de 1990, mas depois voltou para a casa da família e a engravidou pela primeira vez quando ela tinha 17 anos.

Bacot diz que Polette se casou com ela e tornou-se fisicamente abusivo, mais tarde forçando-a a se prostituir.

Ela admite tê-lo assassinado com a própria pistola dele, após um incidente envolvendo um cliente em março de 2016.

Os promotores argumentam que o assassinato foi premeditado, enquanto a defesa afirma que Bacot sentiu que tinha que matá-lo para proteger a si mesma e a seus filhos.

"Essas mulheres vítimas de violência não têm nenhuma proteção", disse a advogada Janine Bonaggiunta à AFP. "O judiciário ainda é muito lento, pouco reativo e muito leniente com relação aos perpetradores, que podem continuar a exercer seu poder violento."

"Isso é precisamente o que pode levar uma mulher desesperada a matar para sobreviver."

O julgamento foi realizado em Chalon-sur-Saône, na região central da França, a cerca de 165 km ao norte de Lyon. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (26).


Á você que está me lendo eu digo : Na primeira fase do feminismo, as mulheres lutavam contra os sentimentos de " ter" e "possuir" por parte dos homens. Na primeira fase do feminismo, as mulheres eram um objeto de posse da dominação masculina, não tendo direito ao trabalho, ao voto e tão pouco a viajar sem os consentimentos dos seus maridos.

A primeira fase do feminismo, lutava contra a dominação patriarcal dos maridos em relação as esposas. Na primeira fase do feminismo, as mulheres eram literalmente proibidas de trabalhar sem ter o consentimento dos seus respectivos maridos.

Na primeira fase do feminismo, as mulheres não tinham sequer o direito de abrir uma empresa ou partir para o empreendedorismo individual em uma sociedade majoritariamente conservadora.

O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.

O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.

A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.

O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.

Na literatura moderna, o feminismo é um movimento intelectual que luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por meio do empoderamento feminino. Muitos dizem que "infelizmente existe esse movimento feminista".

Contudo, como cidadão e jornalista eu digo. Ainda bem que esse movimento feminista existe. Ainda temos um longo caminho para rompermos com as estruturas do machismo e do patriarcado na sociedade. Ainda temos um longo caminho para rompermos com o " sentimento de posse" em relação as mulheres.

Por isso leitor (a), eu apoio o movimento  feminista. Os movimentos feministas devem continuar a luta intelectual pela igualdade de direitos. Feministas não são mocréias e tão pouco vadias. O feminismo envolvem mulheres com um altíssimo nível intelectual. 

A luta pela igualdade entre homens e mulheres ainda é árdua na sociedade.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 






 

O racismo nos Estados Unidos.

 O ex-policial Derek Chauvin pegou 270 meses (22 anos e meio) de prisão pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Ao proferir a sentença nesta sexta-feira (25), o juiz Peter Cahill afirmou que ela não foi decidida com base na emoção e na opinião pública e que tem a obrigação de aplicar a lei com base em fatos.

Pouco antes da leitura da pena, Chauvin falou pela primeira vez e ofereceu seus pêsames à família de Floyd. Durante todo o julgamento, o ex-policial se recusou a depor em frente ao tribunal.

A sentença de mais de 20 anos é uma das mais longas decretadas a um ex-policial pelo uso letal da força nos EUA, disse o procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, em entrevista coletiva.

Segundo a legislação do estado, Chauvin deverá ficar preso por 14 anos para pedir por liberdade condicional – ainda assim, ele seguirá proibido de portar armas de fogo e não poderá voltar à polícia

Em abril, um júri o declarou culpado pela morte de George Floyd em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro

causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana

negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd

homicídio culposo

A promotoria havia pedido uma pena de 30 anos de prisão – o dobro do que réus primários, como Chauvin, costumam pegar no país. A defesa pedia por um regime de liberdade condicional.

A sentença de Chauvin levou em conta quatro "fatores agravantes", segundo a Justiça norte-americana:

cometer o crime em frente a uma criança

agir com 'crueldade particular'

atuar com o apoio de um grupo

abusar da autoridade de policial

Após a decisão do juiz, os advogados de defesa poderão tentar recorrer à sentença e reduzir o tempo de prisão do ex-policial. Um pedido inicial, para invalidar o julgamento de abril, foi rejeitado pela Justiça.

A pena máxima para todas as acusações poderia chegar a 40 anos.

O presidente dos EUA Joe Biden comentou a sentença dada a Chauvin. Segundo ele, a pena "parece apropriada", mas não entrou em maiores detalhes enquanto falava com jornalistas após um encontro com o presidente afegão Ashraf Ghani, na Casa Branca.

Morte de George Floyd

George Floyd morreu em maio de 2020 após ter o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin, em Mineápolis, por 9 minutos e 29 segundos.

A polícia estava no local porque o ex-segurança negro, com 46 anos, teria tentado pagar uma conta em uma mercearia com uma nota falsa de US$ 20. Imagens mostradas mostraram que Floyd não ofereceu resistência à abordagem dos agentes.

A violência policial contra um homem negro e pobre — mais um caso entre tantos — gerou uma série de protestos em Mineápolis que logo se espalharam para diversas partes dos Estados Unidos.

Durante semanas, ruas das maiores cidades americanas ficaram lotadas de manifestantes que protestavam contra o racismo, em uma mobilização que atravessou fronteiras e chegou a outros países.

O tema entrou na pauta das eleições presidenciais de 2020. O então candidato do Partido Democrata, Joe Biden, escolheu a senadora Kamala Harris, uma mulher negra e ex-procuradora, como candidata a vice-presidente. A chapa venceu o então presidente Donald Trump e se elegeu para o mandato que começou em janeiro.

Quatro policiais que participaram da ação que terminou em morte foram presos, mas a expectativa era maior justamente do julgamento de Chauvin, que era o homem flagrado com o joelho sobre o pescoço de Floyd. Os demais devem comparecer ao tribunal em agosto.

A defesa de Chauvin tentou argumentar, ao longo do processo, que Floyd morreu em decorrência do uso de drogas e que a manobra aplicada estava dentro dos padrões da polícia de Mineápolis. Entretanto, a versão foi rechaçada tanto por exames médicos quanto por depoimentos de chefes policiais e médicos legistas. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (27).


Á você que está me lendo eu digo : Os Estados Unidos foram formados por colonizadores ingleses, que deram origem as chamadas Treze Colônias, na Costa Leste do país. Contudo, as colônias do sul não tiveram o mesmo nível de desenvolvimento das colônias do norte. 

Nas colônias do norte, prevaleceu o modelo da pequena e tradicional propriedade privada, do trabalho livre e assalariado e do desenvolvimento industri.al. Já nas colônias do sul prevaleceu o modelo da grande propriedade de terras e da monocultura. Nesse modelo de colonização das colônias do sul, se acentuou  trabalho escravo, mais precisamente de escravos negros do continente africano.

Assim sendo leitor (a). Durante o período em que predominou a escravidão nos Estados Unidos, os negros escravos, assim como no Brasil, e em outras partes do mundo, eram considerados mercadorias dos seus senhores e não pessoas com direitos civis.

A situação somente teve fim com o fim do modelo econômico escravocrata nas colônias do sul nos Estados Unidos. O termino da colonização norte americana veio com a Guerra Civil, que ocorreu entre 1861 a 1865. Na guerra civil norte americana, entraram em conflito os estados do Norte e do Sul, que eram comandados pelo então presidente Abraham Lincoln, e os autoproclamados Estados Confederados do Sul, que pretendiam fundar uma confederação de caráter separatista. A guerra civil norte americana, terminou com a vitória dos Estados do Norte, que decretaram o fim da escravidão nos Estados Unidos. 

Após o fim da guerra civil, começou o processo de reconstrução nos Estados Unidos. Os Estados do Sul foram incorporados ao restante do país. Contudo leitor (a), a herança dos terríveis tempos da escravidão apareceram no processo de reconstrução nos Estados  Unidos. Sim leitor (a). Durante o processo de reconstrução dos Estados Unidos, começaram a aparecer as primeiras politicas de exclusão racial.

Muitos cidadãos dos Estados do Sul no país, consideravam uma afronta que os negros recém libertos do Estados do Norte tivesses os mesmos direitos civis na sociedade norte americana. Os cidadão dos estados no Norte defendiam a hierarquia social como uma forma de exclusão racial. Segundo as informações  colhidas do site mundo educação, no Portal UOL.

Assim como no Brasil, os negros nos Estados Unidos carregam uma herança terrível dos tempos da escravidão no país. Sim leitor (a). Mesmo uma superpotência econômica como os Estados Unidos, os negros sofrem com a herança terrível dos tempos coloniais nos Estados Unidos.

Sou plenamente favorável as politicas de luta contra qualquer forma de segregação racial. O racismo é uma chaga terrível na história da humanidade. A eleição do democrata Joe Biden, talvez de uma contribuição ao combate das politicas de segregação racial nos Estados Unidos.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Revista Isto é dinheiro. 



sexta-feira, 25 de junho de 2021

O extremismo amador de Jair Bolsonaro.

Pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira (24) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro:

Ótimo/bom: 24%

Regular: 26%

Ruim/péssimo: 49%

Não sabe/não respondeu: 1%

A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação.

O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Pesquisa anterior

A última pesquisa divulgada pelo Ipec sobre a aprovação do presidente foi feita em fevereiro de 2021. Os números levantados na época foram:

Ótimo/bom: 28%

Regular: 31%

Ruim/péssimo: 39%

Não sabe/não respondeu: 2%

Forma de governar

Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente. Nesse caso, a pergunta feita foi: "E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?" Sobre este quesito, os resultados foram:

Aprova: 30%

Desaprova: 66%

Não sabe ou não respondeu: 4%

No levantamento anterior, 38% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 58% desaprovavam e 5% não souberam ou não responderam.

Confiança no presidente

A pesquisa também fez a pergunta: "E o(a) sr(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?" Os percentuais foram:

Confia: 30%

Não confia: 68%

Não sabe/não respondeu: 2%

No levantamento anterior, 36% dos entrevistados diziam confiar em Bolsonaro, 61% diziam não confiar e 3% não souberam ou não responderam. A informação é do Portal G1 da Rede Globo.


Á você que está me lendo eu digo : Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo (pelo uso do principio da interpretação efetiva). Esse é um direito reservado não somente as pessoas que estão presas, mas para toda a pessoa que estiver sendo acusada ou sendo investigada em uma ação penal.

O direito ao silencio, para não produzir provas contra si mesmo, é apenas a manifestação de uma garantia plena dos direitos fundamentais de qualquer cidadão. O direito de não produzir provas contra si mesmo, é garantia constitucional da não auto acusação sem qualquer prejuízo jurídico. Ou seja leitor (a). Nenhum cidadão brasileiros que se recuse a produzir provas contra si em uma investigação penal, poderá ser prejudicado ou penalizado juridicamente. O direito ao silencia a não auto acusação, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa em investigações penais. São informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Ou seja leitor (a). A Constituição Federal do Brasil, garante a qualquer cidadão brasileiro, o direito de não fazer sua auto acusação. A Constituição nos garante o pleno direito judicial de não produzirmos provas contra nós mesmos em investigações policiais.

Jair Bolsonaro resolveu ignorar a garantia da nossa Constituição Federal. A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. 

A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.

Sim leitor (a). Jair Bolsonaro foi eleito surfando em forte discurso moralista. A Operação Lava Jato aniquilou partidos de centro e centro esquerda, abrindo caminho para que Jair Bolsonaro fosse alçado a condição de outsider pela classe média nas eleições de 2018.

Jair Bolsonaro teve a faca o queijo na mão para se consolidar como um grande líder nacional durante a pandemia do novo corona vírus no Brasil. A tarefa era simples leitor (a). Bastava a Jair Bolsonaro exercer a politica, com a devida maturidade tão necessária a um Presidente da República.

Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário. O atual mandatário brasileiro se mostrou totalmente inepto para lidar com a crise sanitária no Brasil. No seu extremismo xucro, Jair Bolsonaro visou impor politicas completamente insanas  contra a saúde pública no Brasil.

Sim leitor (a). Conforme já abordei em outras postagens, como chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro dispões de poderes que lhe são dados pela Constituição Federal. Como chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro tem poderes, para por exemplo, demitir os presidentes do Banco Central, da Petrobrás e da Caixa Econômica Federal. Como chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro também tem poder para demitir o Ministro da Defesa. 

Mas, entretanto leitor (a). Mesmo sendo chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro não tem quaisquer poderes para colocar em risco a saúde pública no Brasil. 

Coube ao Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse ainda mais em risco, a saúde pública no Brasil. Jair Bolsonaro se mostrou cada vez mais inepto para presidir o Brasil na crise sanitária.  Jair Bolsonaro se tornava um sério problema de saúde pública na crise sanitária no Brasil.

Totalmente cego pelo seu extremismo xucro, Jair Bolsonaro produziu todas as provas contra si mesmo, a medida que a crise sanitária se agravava no Brasil. Refém do seu extremismo xucro , Jair Bolsonaro abriu mão de garantia constitucional da não auto acusação, que é nos dada pela Constituição Federal.

Sim leitor (a). A CPI da Covid 19 no Brasil, de fato, não nos mostrou nada de extraordinário. A CPI da Covid 19, apenas nos mostrou as inúmeras provas que Jair Bolsonaro produziu contra si próprio na gravidade da crise sanitária no Brasil.

Jair Bolsonaro carrega contra si mesmo, o fardo pesado de 509 mil vidas perdidas para o corona vírus no Brasil. No seu extremismo xucro, Jair Bolsonaro impos um fardo muito pesado até mesmo para a sua base aliada.

Jair Bolsonaro não se da conta do seguinte. Na politica, assim como na vida, a única coisa certa é a própria necessidade da mudança. A politica é pragmática e não perdoa erros. Extremismos são absolutamente dispensáveis na politica contemporânea que vivemos.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos exercem o poder da governação, por meio do pensamento intelectual e critico, por meio do sufrágio universal.

Sim leitor (a). Na politica e na democracia, a única coisa certa, é a própria necessidade da mudança. Mudança, que muitas vezes, exige medidas drásticas. 

Na politica, assim como na democracia, as mudanças mais radicais, podem acontecer cortando na própria carne. A necessidade radical da mudança, arruinou a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A politica é pragmática, e muitas vezes não perdoa determinados erros. O extremismo pode ser um erro fatal em uma politica governamental leitor (a).

 E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Metrópoles. 

quinta-feira, 24 de junho de 2021

A violência contra a mulher.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) pediu a quebra do segredo de justiça do caso Izadora Mourão durante a audiência de instrução e julgamento, ocorrida na quarta-feira (23). A advogada Izadora dos Santos Mourão, de 41 anos, foi encontrada morta com vários golpes de faca dentro do quarto do irmão, João Paulo, no dia 13 de fevereiro, em Pedro II.

Tanto o irmão, como a mãe da vítima, Maria Nerci dos Santos Mourão, foram indiciados pelo crime. João Paulo por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, método que impossibilitou a defesa da vítima e por feminicídio. E Maria Nerci por como coautora do crime. Ela deve responder ainda por fraude processual.

De acordo com as investigações policiais, o irmão, depois de matar a advogada, foi dormir no quarto da mãe e Maria Nerci, ainda segundo a polícia, ligou para a empregada doméstica e ordenou que ela lavasse o quarto onde aconteceu o crime, possivelmente para destruir evidências.

A Comarca de Pedro II, onde o processo está sendo julgado, decretou sigilo do caso ainda na fase de investigação. A medida foi tomada por conta da grande repercussão do caso, e visa evitar boatos e erros que possam atrapalhar o curso do processo.

Agora, o juiz decidirá pela pronuncia ou impronuncia dos acusados e sobre a quebra ou não do sigilo. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (24).


Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.

O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.

A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.

O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.

Como jornalista e cidadão, eu fico triste em saber que eu vivo em um pais machista e misógino. As noticias das violências contra as mulheres me causam profunda tristeza. Me causa ainda mais tristeza, saber que no Brasil, a misoginia e o machismo, são características disfarçadas no conceito conservador da manutenção dos "valores tradicionais da família". Isso me causa profunda tristeza.

Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.

Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.

 E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





A hora do pacifismo entre as nações.

A Rússia acusou o Reino Unido nesta quinta-feira (24) de disseminar mentiras a respeito de um confronto com um navio de guerra no Mar Negro e alertou Londres que reagirá a quaisquer novas provocações da Marinha britânica no litoral da Crimeia, território que anexou.

A Rússia convocou a embaixadora britânica em Moscou para uma repreensão diplomática formal depois que o navio de guerra invadiu o que o governo russo diz serem suas águas territoriais, mas que o Reino Unido e a maioria do mundo dizem que estavam em uma parte do mar que pertence à Ucrânia.

Já o Reino Unido disse que a Rússia semeia imprecisões e contestou o relato russo, dizendo que nenhum tiro de alerta foi disparado e que nenhuma bomba foi lançada na rota do contratorpedeiro Defender da Marinha Real.

O Ministério das Relações Exteriores russo convocou a embaixadora Deborah Bronnert para apresentar uma "démarche dura" (uma repreensão, no jargão diplomático), e a porta-voz Maria Zakharova acusou Londres de contar "mentiras descaradas".

"Acreditamos que foi uma provocação deliberada e premeditada", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, sobre o incidente, no qual Moscou disse ter disparado tiros de alerta e lançado bombas na rota da embarcação britânica.

"No caso de uma repetição de uma ação provocadora inaceitável – se estas ações forem longe demais, nenhuma opção pode ser descartada em termos de defender legalmente as fronteiras da Rússia", disse Peskov aos repórteres.

O Mar Negro, que Moscou usa pra projetar seu poder no Mediterrâneo, é há séculos um ponto de tensão entre a Rússia e outros países, como Turquia, França, Reino Unido e Estados Unidos.

A Rússia ocupou e anexou a península da Crimeia da Ucrânia em 2014 e considera áreas ao redor de seu litoral como águas russas. Países ocidentais consideram a Crimeia como parte da Ucrânia e rejeitam as reivindicações russas aos mares no seu entorno.

O secretário britânico das Relações Exteriores, Dominic Raab, disse aos repórteres durante uma visita a Cingapura: "Nenhum tiro foi disparado contra o HMS Defender".

"O navio da Marinha Real realizava uma passagem inocente por águas territoriais ucranianas. Estávamos fazendo-o de acordo com a lei internacional, e a caracterização russa é previsivelmente imprecisa."

Durante a guerra da Geórgia de 2008, a Rússia se enfureceu com operações de navios de guerra norte-americanos no Mar Negro, e em abril os EUA cancelaram o envio de dois navios de guerra à área. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (24).


Á você que está me lendo eu digo : O Imperialismo é um conjunto de ideias, medidas e mecanismos, que determinando por um Estado Nação, procuram efetivar politicas de expansão e domínio territorial, cultural e econômico sobre outras nações, regiões geográficas, vizinhas ou distantes.

Nos tempos coloniais, o Imperialismo foi um politica de colonização exploratória de dominação politica, econômica, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre as demais nações do mundo. Por meios de processos de colonização, as nações europeias colonizaram muitos territórios, apenas com o intuito de expandir suas economias industriais.

Por meio de processos de colonização, Inglaterra, França, Portugal, Alemanha e as demais potencias europeias começaram a politica imperialista com o seus respectivos processos de colonização nos territórios da Ásia, África, América do Sul, América do Norte e América Central.

A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal. Segundo minhas  leituras no meu  livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.

Veja bem leitor (a). Não sou formado em Relações Internacionais. Também não tenho qualquer formação em Ciências Politicas. Longe disso. Minha única formação acadêmica, é um simples curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Mas acompanhando os noticiários no dia a dia, defendo que as questões internacionais sejam resolvidas d e forma pacifica. O mundo já vive uma enorme tensão com a pandemia do novo corona vírus. A pandemia global já estremeceu as relações entre os países.

As questões diplomáticas devem ser resolvidas de maneira pacifica. Sem quaisquer tensões.

 E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





quarta-feira, 23 de junho de 2021

A necessária racionalidade fora das nossas preferencias políticas.

O Ministério Público de Contas de São Paulo pediu a reprovação dos gastos do governador João Doria (PSDB). O parecer é relativo a 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus.

O documento, de 223 páginas, é assinado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, e foi obtido pela GloboNews.

O parecer será considerado na análise das contas do governador em sessão extraordinária do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo marcada para começar às 10h desta quarta-feira (23). O julgamento contará com a participação dos sete conselheiros do tribunal e será feito por videoconferência.

Este é o terceiro ano seguido em que o Ministério Público de Contas vota pela rejeição das contas do governador. Nos dois anos anteriores (último ano da gestão dividida entre Geraldo Alckmin, do PSDB, e Márcio França, do PSB; e primeiro ano da gestão Doria), o Tribunal de Contas aprovou as contas com ressalvas. A análise é decidida por maioria de quatro votos.

Em seu parecer, o procurador-geral “opina pela emissão de parecer prévio desfavorável às contas em análise” após a exposição de cinco motivos.

Um deles é a alegação de que o governo do estado não aplicou na educação os 25% da receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento do ensino exigidos pela Constituição Federal como investimento mínimo nessa área.

O Ministério Público de Contas argumenta também que, ao longo de 2020, a gestão Doria concedeu benefícios fiscais relativos ao ICMS sem critério e sem autorização prévia do Poder Legislativo.

O que diz o governo do estado

Procurado, o governo do estado informou por meio de nota que já fez todos os esclarecimentos mencionados pelo Ministério Público de Contas e que confia na aprovação dos gastos realizados em 2020.

“O Governo de São Paulo atua com todo o rigor no controle das contas públicas e a correta aplicação de recursos conforme a legislação. Todos os questionamentos apontados no parecer do Ministério Público de Contas já foram esclarecidos ao Tribunal de Contas do Estado. Ciente do cumprimento de suas obrigações constitucionais, o Governo do Estado confia que mais uma vez terá suas contas aprovadas pelos órgãos de fiscalização e controle, a exemplo de exercícios anteriores”, diz a nota. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta feira (23).


Á você que está me lendo eu digo : A Constituição estabelece que a politica de reequilíbrio fiscal no Brasil, estabelece um limite de gastos para os poderes federativos da República.

A atual emenda constitucional afirma que haverá um limite para gastos públicos, não somente pelo Governo Federal, mas também pelos demais governantes da federação no Brasil. A atual constituição estabelece que as despesas públicas, não poderão crescer mais do que a inflação vigente no ano anterior. A atual constituição escabece que as despesas públicas da União e Estados da Federação, somente serão reajustadas pela inflação vigente no ano anterior em território brasileiro. A atual constituição também escabece que a União e os Estados da Federação no Brasil, poderão reavaliar a politica de gastos públicos apenas a partir de 2027.

A atual constituição estabelece que a União, Estados e Municípios deverão investir aproximadamente 25 % da sua receita resultantes na arrecadação de impostos e tributos na área da Educação. A atual constituição também estabelece que a União, Estados e  Municípios sempre deverão manter na área da educação, 25 % da sua arrecadação corrigidos sempre pela inflação vigente no ano anterior, segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Caro (a) leitor (a). A politica é a estratégia governamental adotadas pelos países visando administrar e governar seus respectivos territórios. Na sua questão governamental, a politica se aplica a assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem  o poder politico, através de seu voto e governança no sufrágio universal.

O pluripartidarismo é um sistema multipartidário na qual três ou mais partidos assumem os comandos governamentais de um país e seus respectivos territórios. Sim leitor (a). Em um país federativo como o Brasil, a governança é exercida de maneira multipartidária.

Os males na nossa administração pública, não devem ser analisados de acordo com as nossas preferencias políticas. Sim leitor (a). Analisar as irregularidades na administração pública sob a orientação das nossas preferencias politicas é sempre um erro.

Os males na administração pública no  Brasil não tem partido, tão pouco uma corrente politica. Sim leitor (a). As irregularidades na administração pública no  Brasil, são males de natureza multipartidária. Conforme você já leu em meus comentários em outros posts sobre esta questão.

Analisar as irregularidades na administração pública no Brasil, nos orientando simplesmente pelas  nossas preferencias políticas, sempre será um erro fatal á ser cometido no exercício pleno da cidadania critica  no  Brasil caro (a) leitor (a)..

A democracia nos dá sim o pleno direito de termos nossas preferencias politicas e partidárias. Contudo, os males na administração pública no Brasil, são de natureza multipartidária em um país federativo leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.

 


terça-feira, 22 de junho de 2021

Os direitos sagrados dos trabalhadores.

Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE), vinculada ao Ministério da Economia , o reajuste do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terá impacto de R$ 401 bilhões nas contas públicas. O Supremo Tribunal Federal (STF) está com a ação parada, após retirar da votação em maio. 

Os ministros precisam decidir se a Taxa Referencial (TR) vai ser corrigida de 1999 até 2013. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra perda de 48,3% nas contas do FGTS em relação à inflação entre 1999 e 2013.

Atualmente o FGTS rende a TR + 0%, e está assim desde 2017. 

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pede a correção monetária e pede a aplicação de um dos índices de inflação ao consumidor medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais o juro de 3%.

Segundo o Estadão, o presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), Mario Avelino, entregou ao STF na semana passada um ofício com mais de 10 mil assinaturas pedindo a reinclusão do processo na pauta da Corte. A informação é do Portal IG, na manhã desta terça feira (22).

 

Á você que está me lendo eu digo : O capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características do capitalismo incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, além de um sistema de preços e mercados competitivos.

Em uma economia de mercado, a tomada de decisão e o investimento, são determinados pelos proprietários dos fatores de produção nos mercados financeiros de capitais, enquanto os preços e a distribuição de bens são determinados principalmente pela concorrência de mercado. Segundo minhas  leituras no livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann 

A consolidação das leis do trabalho (CLT), é um lei no Brasil referente ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei n.º 5 452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, entre 1937 e 1945, unificando toda legislação trabalhista e existente no Brasil. Alguns afirmam que a CLT foi fortemente inspirada na Carta del Lavoro do governo fascista de Benito Mussolini na Itália, enquanto outros consideram isso como uma mistificação, visto que a CLT surgiu de amplas reivindicações dos setores progressistas da sociedade brasileira e das organizações de trabalhadores, é bem mais complexa e maior que a Carta del Lavoro.

O empregado nos termos da CLT é chamado celetista (em contraste com o regime estatutário), segundo as informações do site oficial da Presidência da República do  Ministério da Casa Civil.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador. Segundo os dados do site oficial da Caixa Econômica Federal.

Caro (a) leitor (a). Os direitos dos trabalhadores são sagrados. O trabalhador assalariado é extremamente frágil em uma economia liberal em um sistema capitalista.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, deve sim ser reajustado. Afinal de contas leitor (a), somos nós trabalhadores quem produzimos todas as riquezas acumuladas pelos donos dos meios de produção no sistema capitalista. Portanto, os direitos dos trabalhadores são sagrados e devem sem preservados.

Sendo assim. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, deve sim ser reajustado. Os direitos dos trabalhadores são sagrados.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal IG. 





segunda-feira, 21 de junho de 2021

A hora do pacifismo global.

 A única central nuclear do Irã, localizada na cidade de Bushehr (sul), foi fechada nesta segunda-feira por "alguns dias" após uma "falha técnica" de natureza não especificada, informou a Organização de Energia Atômica do Irã (OIEA).

"Após uma falha técnica na central Bushehr (...) foi paralisada temporariamente e desconectada da rede elétrica nacional", afirma a OIEA em um comunicado.

"Naturalmente, depois de corrigida a falha técnica, a central voltará a ser conectada à rede elétrica nacional", completa o texto.

Equipada com um reator de 1.000 MW, a central foi construída pela Rússia e iniciou as operações em 2013.

Bushehr é um porto no Golfo, mais próximo das capitais de várias monarquias da Península Arábica que de Teerã. A central, construída em uma área na qual os terremotos são frequentes, preocupa estes países.

Os países árabes do Golfo vizinhos do Irã já expressaram em várias oportunidades a preocupação com a confiabilidade da central e o risco de vazamentos radioativos em caso de um grande terremoto.

Em abril, a região de Bushehr foi abalada por um terremoto de 5,8 graus de magnitude, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que deixou cinco feridos, de acordo com a imprensa estatal iraniana.

"Todas as instalações, equipamentos e edifícios da central nuclear de Bushehr estão em perfeito estado e suas atividades não foram interrompidas pelo terremoto", afirmou na ocasião o departamento de Relações Públicas da central, citado pela agência oficial Irna.

- 20 centrais nucleares -De acordo com a empresa nacional de distribuição de energia elétrica, a central de Bushehr passa por trabalhos de "reparo", de natureza não revelada e que podem prosseguir até o fim de semana (sexta-feira no Irã).

A empresa pediu aos iranianos que limitem o consumo para não saturar a rede durante o período de muito calor.

Em maio, Teerã e várias cidades iranianas sofreram apagões, que a imprensa local atribuiu à seca que afetou a geração de energia elétrica, assim como à mineração de criptomoedas, uma atividade que consome muita energia elétrica.

O então presidente Hassan Rohani anunciou em maio que a mineração de criptomoedas estava proibida até o fim do verão (hemisfério norte, inverno no Brasil).

Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir outros dois reatores de 1.000 MW em Bushehr.

O país, grande produtor de petróleo e gás, deseja construir até 20 centrais nucleares para diversificar seus recursos energéticos e depender menos dos combustíveis fósseis para o consumo interno.

Após anos de tensões por seu polêmico programa nuclear, O Irã assinou um acordo em 2015 com a comunidade internacional

O pacto oferecia à República Islâmica um alívio das sanções ocidentais e da ONU em troca do compromisso de que o país não desenvolveria armas atômicas e de uma drástica redução de seu programa nuclear, sob rígido controle das Nações Unidas.

Mas o acordo foi prejudicado em 2018 pela decisão do ex-presidente americano Donald Trump de abandonar o pacto e restabelecer as sanções de Washington.

Atualmente, negociações estão em curso em Viena para tentar salvar o acordo com o retorno dos Estados Unidos. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (21).


Á você que está me lendo eu digo : A Organização das Nações Unidas, ou simplesmente Nações Unidas é uma organização intergovernamental, criada com o intuito de promover a cooperação internacional.

Uma substituição a Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de Outubro de 1945, após o termino da segunda guerra mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele no mundo. Na altura da sua fundação, a ONU tinha 51 países membros, hoje são aproximadamente 193 países. A sede da ONU está localizada em Manhattan, na cidade de Nova York, possuindo  extraterritorialidade. Outras sedes da ONU  estão localizadas em Genebra, Nairóbi e Viena.

A ONU é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos seus países membros. Os objetivos da ONU são manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento  econômico e no progresso social. A ONU também tem a função de proteger o meio ambiente e também promover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

O número de integrantes cresceu bastante após o grande processo de descolonização na década de 1960, ocorrido principalmente na África, na Ásia e na Oceania, e, na década seguinte, seu orçamento para programas de desenvolvimento social e econômico ultrapassou em muito seus gastos com a manutenção da paz. Após o término da Guerra Fria, a ONU assumiu as principais missões militares e de paz ao redor do globo, com diferentes níveis de sucesso. A organização foi laureada com o Nobel da Paz em 2001, e alguns de seus oficiais e agências também ganharam o prêmio. Outras avaliações da eficácia da ONU são mistas. Segundo as informações colhidas do site oficial das Nações Unidas no  Brasil.

Caro (a) leitor (a). Não sou especialista em politica internacional. Longe disso. Também não sou formado em ciências politicas. Longe disso. Minha única formação acadêmica é um simples curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, pelo que eu acompanho nos noticiários, a ONU  deve mediar a questão sobre o programa nuclear do Irã. Entretanto, a questão  deve ser resolvida por meios pacifistas, abolindo completamente as soluções militares pelo conflito armado.

O mundo já vive a tensão da pandemia global do novo corona vírus. A pandemia do novo corona vírus já provocou muita tensão no globo mundial. A ONU deve fiscalizar o programa nuclear do Irã. Contudo, o impasse deve ser resolvido de maneira pacifica leitor (a). Sem quaisquer tensões.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.