sábado, 31 de julho de 2021

O Estados de Direito contra a barbarie.

Os ex-diretores do Presídio de Nova Serrana, Gilmar de Oliveira da Silva e Wellington Marques da Costa, foram condenados por omissão em episódio de tortura contra presidiários da unidade em episódio ocorrido em 2015. Na ocasião do fato, no mês de dezembro, 17 detentos ficaram feridos após intervenções coordenadas pelos diretores da unidade.

O G1 procurou as defesas dos envolvidos; veja abaixo os posicionamentos.

A sentença condenou Gilmar de Oliveira da Silva, na época diretor geral da unidade, a 4 anos de reclusão e o Wellington Marques da Costa, ex-diretor de Segurança do presídio recebeu pena maior, de 5 anos e 6 meses de reclusão por pesar sobre ele antecedentes.

Os dois deverão cumprir as penas em regime inicialmente semiaberto, conforme o Tribunal de Justiça de Minas gerais (TJMG).

Sentença

Na sentença, o juiz Carlos Juncken Rodrigues relata que no dia 7 de dezembro de 2015, os detentos da unidade prisional deram início a um movimento de greve de fome, reivindicando melhores condições de alimentação, redução da superlotação, melhoria nas condições estruturais das celas, mais agilidades nos processos criminais e de execução, respeito no tratamento a eles dispensado pelos agentes penitenciários, dentre outros.

Diante do ato, em uma ação de agentes penitenciários coordenada pelos gestores públicos, 17 detentos foram agredidos, segundo o documento, com socos, chutes, murros, com relatos de que alguns foram sufocados com sacos plásticos, dentre outros atos. Assim, a Justiça entendeu que os condenados foram omissos ao emprego de violência na ocasião.

Entenda

No dia do movimento dos detentos por melhores condições da unidade, o então diretor da Unidade Prisional, Gilmar, solicitou à Superintendência de Segurança Prisional (SSPI) para que fosse realizada uma intervenção no presídio com apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), formado por agentes penitenciários.

Contudo, como consta na sentença, a equipe de agentes penitenciários do Presídio de Nova Serrana entrou nas galerias do presídio e com o fim de castigar os presos pela greve de fome e prevenir a ocorrência de novas reivindicações, efetuaram disparos com munição de bala da borracha em direção aos presos que estavam nas celas e, além disso, os réus borrifaram spray de pimenta também em direção às celas.

Em ação contínua os detentos foram fisicamente agredidos com socos, murros, havendo relatos de que alguns foram sufocados com sacos plásticos.

Segundo o magistrado, as ações fogem ao procedimento operacional padrão do Sistema Prisional Mineiro e foram acompanhadas de perto pelos condenados que se omitiram diante da tortura praticada naquele momento pelos agentes subordinados.

Não resta dúvida, pelas provas colhidas de que a ação teve a finalidade de imprimir aos custodiados castigos pessoais em represália a greve de fome e de prevenir a ocorrência de novas manifestações”, diz na sentença.

Defesa

O G1 entrou em contato com o advogado Wellington Marques da Costa e com a defesa de Gilmar de Oliveira da Silva, o advogado Fabio Costa Rodrigues. Veja o que eles disseram:

Wellington Marques da Costa

Pelo celular Wellington disse que não concorda com a sentença, porém disse que respeita e irá cumprir o que foi determinado pelo juiz. "Farei uso dos meus direitos para reverter a sentença", declarou.

Gilmar de Oliveira da Silva

A defesa irá recorrer da decisão. Com base na prova do processo, restou demonstrado que Gilmar não agrediu ninguém, ao contrário, tomou todas as medidas para controlar a situação de desordem liderada por alguns reclusos. Há uma diferença entre liderança administrativa e liderança operacional quando há intervenções nas unidades prisionais, no caso, a liderança administrativa, liderada por Gilmar, foi perfeita. Se houve algum vício, esse se deu na parte operacional, o que não estava sob o controle de Gilmar, essa condenação é fruto de uma responsabilidade objetiva, o que é vedado no direito penal. Tem que ser destacado também a índole de Gilmar, pessoa honesta, não tem histórico de desvios funcionais, sempre foi excelente diretor, responsável por várias melhorias na unidade prisional de Nova serrana, tem uma carreira límpida, mais de 25 anos de excelentes serviços prestados ao estado de Minas Gerais. A defesa acredita fielmente na mudança da sentença em futuro julgamento de recurso de apelação. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (31),


Á você que está me lendo eu digo : A ditadura militar brasileira ou quinta república, foi um regime autoritário, que foi instaurado em 01 de Abril de 1964 e durou até 15 de Março de 1985, sob o comando de sucessivos governos militares. O regime militar teve um forte caráter autoritário e nacionalista. A ditadura militar no Brasil durou cerca de 21 anos.

Além disso, a ditadura foi se intensificando por meio da publicação de diversos Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.

No período do Ato institucional Número Cinco, os governos militares utilizavam a tortura como meio para interrogar presos políticos nas delegacias durante os anos mais duros do regime militar. Segundop uma reportagem da TV Cultura em 28 de Março de 2014.

Como cidadão e jornalista, eu espero que esse caso seja apurado e os responsáveis punidos. Que se cumpra o devido processo legal e se apure responsabilidades. É inadmissível que se utilize praticas de tortura em um pais aonde se vigora o Estado de Direito da nossa Constituição.

O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Segundo informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Que se cumpra as leis do país contra um ato de tamanha barbárie. Praticas de tortura em nada combinam com países civilizados.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.





O necessário Estado de Direito.

A Polícia Militar (PM) realiza operações para combate a explosão de caixas eletrônicos em cidades do Campo das Vertentes. A informação foi divulgada na sexta-feira (30) pela corporação que informou que as ações ocorrem na região neste mês.

As operações são feitas em São João del Rei, Santa Cruz de Minas, Barroso, Dores de Campos, Madre de Deus de Minas, Andrelândia, Arantina, Bom Jardim de Minas entre outras cidades. Durante as ações, os militares abordam veículos e pessoas em atitude suspeita.

De acordo com a PM, muitas das vezes, os criminosos utilizam as rodovias e estradas vicinais do Campo das Vertentes como rota. Com isso, o objetivo é combater a chegada dos mesmos nos municípios.

Nesta semana, o G1 mostrou que após sequestrarem famílias de funcionários de um banco em Baependi, no Sul de Minas, criminosos foram suspeitos de fazerem novos reféns no Campo das Vertentes. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (31).


Á você que está me lendo eu digo : Á você que está me lendo eu digo : Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um pais . Ou seja em linguagem popular se chama ordem jurídica e que estabelece condutas de ações aceitáveis e recusáveis de um individuo, instituição, empresa entre outros.

O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Segundo informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

Não sou especialista em legislação e nem tenho formação em Direito. Minha única formação é o Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Contudo leitor (a). Como cidadão brasileiro, eu vejo o país com uma extrema dificuldade em fazer valer as leis que nós já temos no Estado de Direito no Brasil.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil não jamais precisaria da Operação Lava Jato, caso fizesse valer as leis do seu Estado de Direito. E veja bem leitor (a). Aqui não vai qualquer critica as leis especificas que temos no Brasil.

Sim leitor (a). Aqui não nenhuma critica a criminalização do racismo, a criminalização da homofobia e tão pouco a lei Maria da Penha. Meu comentário é apenas uma observação mais critica.

E assim caminha a humanidade.


 Imagens : Portal G1 da Rede Globo. 





sexta-feira, 30 de julho de 2021

O antipetismo nas classes mais abastadas.

Lula tomou uma surra nas redes ao se dizer contra a taxação das grandes fortunas.

A declaração foi dada na segunda-feira, mas só repercutiu de verdade a partir de um tuíte postado por seu rival, Ciro Gomes (PDT), segundo quem o ex-presidente pretende "continuar protegendo os mais ricos". De ontem para hoje, as menções positivas a Lula nas redes caíram de 34% para 30%, segundo dados da AP Exata. Mas se a tropa cirista tem responsabilidade na pancadaria, é certo que parte dos ataques ao petista veio da sua própria turma.

Na batalha interna com o PT, a economia será a maior pedra de Lula na sua pretendida caminhada ao centro. E é por isso que, nesse terreno, o petista tem pisado em ovos.

Se, no campo político, ele vem se reunindo a céu aberto com lideranças de todos os espectros, do PSDB ao Centrão, na área econômica, tem preferido se manter cuidadosamente no polo da esquerda.

Entre os especialistas com quem conversou recentemente estão Luiz Gonzaga Belluzo e Paulo Nogueira Batista Jr., que não podem ser chamados de "neoliberais". Até o sumido Aloizio Mercadante tem sentido que há espaço para tentar uma reaproximação com o petista.

Lula está bem posicionado entre os mais pobres. Segundo a última pesquisa Datafolha, ele chega a atingir 57% de intenção de votos nesse segmento no segundo turno. Entre os menos escolarizados, a porcentagem é parecida: 56%. A continuar assim, o ex-presidente não terá dificuldades em falar para esse público — sobretudo porque, como diz um conselheiro seu de longa data, "o povo não quer saber de teto de gastos".

O mesmo, porém, não se pode dizer dos mais abastados, segmento em que Jair Bolsonaro se sai melhor (na faixa acima de dez salários mínimos, o presidente vence o petista por 36% a 22%). É para esse público que Lula acena quando se arrisca a melindrar suas bases criticando o "imposto dos ricos".

A caminhada do petista para o centro é vista por aliados mais pragmáticos como a única forma de atropelar a terceira via antes que ela dê largada. Nesse trajeto, no entanto, pedras não faltarão para ele —e a primeira delas está logo na porta de casa.

Antes de conquistar os ricos, Lula terá de vencer o PT. Esse é o artigo da Jornalista Thaís Oyama, no Portal UOL, na manhã desta sexta feira (30).


Á você que está me lendo eu digo : A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.

A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma politica de centro e centro esquerda no espectro politico, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma politica de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro politico base dos partidos de   esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.

A extrema direita é o espectro politico do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão as reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas praticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas politicas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático.de direito.

Sim leitor (a). Conforme eu já abordei em outros posts, o combate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será o combate entre a Social Democracia e a Extrema Direita.

Contudo, a devolução dos direitos políticos  do ex presidente Lula, não apaga os escândalos petistas no mensalão e no petrolão. Sim leitor (a). A devolução do dos direitos políticos dia ex presidente Lula, não apaga a lama petista nos escândalos do mensalão e do petrolão.

Se por um lado, o ex presidente Lula se mantem na dianteira nas classes mais populares com 57 %. Por outro, o presidente Jair Bolsonaro se sai melhor entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, com 36 %.

A corrupção petista nos escândalos do mensalão e do petrólão, ainda colocam o ex presidente Lula em dificuldades com os eleitores mais abastados. Os escândalos petistas, provocam a rejeição de Lula entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos. E os escândalos petistas também contaminaram toda a esquerda entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos. Os escândalos petistas, fazem esse eleitorado associar a esquerda a praticas de corrupção. 

Os escândalos petistas, ainda alimentam um certo antipetismo em um eleitorado com renda acima de dez salários mínimos. E a devolução dos direitos políticos do ex presidente Lula, não altera essa questão.

O combate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex presidente Lula ainda terá muitos capítulos.

E assim caminha a humanidade.

Imagem: Blog da Jornalista Thaís Oyama no Portal UOL.

 




quinta-feira, 29 de julho de 2021

A necessidade das leis já existentes.

Marlon da Costa Alcântara, de 20 anos, foi executado a tiros na comunidade de Ilha de Santana, na quarta-feira (28). O crime no município de Santana foi atendido 4º Batalhão da Polícia Militar, que não localizou suspeitos. Nos bolsos da vítima foram encontradas porções de drogas e dinheiro.

O crime aconteceu próximo da arena de eventos da vila. Moradores informaram à PM que ouviram disparos e quando chegaram ao local encontraram Marlon desacordado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito.

A Polícia-Técnico Científica (Politec) foi até o local do crime, fez a perícia e a remoção do corpo. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil que dará andamento às investigações.

A quantidade e o tipo de droga encontrada no bolso de Marlon não foi informada, assim como não foi detalhado se ele tinha passagens pela polícia ou recebido ameaças de morte. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (29).


Á você que está me lendo eu digo :O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

O estado de direito brasileiro já prevê punições para a maioria das infrações penais. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, as leis do estado de direito são cumpridas. Nesses dois países, não existe Lava Jato, e tão pouco espaços para manifestações antidemocráticas.

Está na hora do Brasil fazer valer as leis do seu estado de direito. Em países que cumprem as leis já vigentes no seu estado de direito, não existe e nem existirá Lava Jato. E consequentemente, não haverá espaços para manifestações contra a democracia em nenhum país.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

E veja bem leitor (a). Como eu sempre digo nas postagens. Aqui não vai nenhuma critica as leis mais especificas, como a leis que criminalizam o racismo e a homofobia, e nem a lei Maria da Penha ok ?

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





O Estado de Direito no Brasil.

Um homem foi preso no fim da noite dessa quarta-feira (28), suspeito de assaltar e fazer de refém um motorista de aplicativo, no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo informações do 22° Batalhão de Polícia Militar, a guarnição achou suspeita a movimentação de um veículo e se aproximou para fazer uma abordagem. Foi nesse momento que dois ocupantes fugiram de dentro do veículo. Um deles foi detido.

Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram o homem que se identificou como motorista de aplicativo dentro do porta-malas do carro. Em depoimento, o profissional explicou que foi abordado pela dupla no bairro Novo Horizone.

A vítima e o suspeito foram levados para a delegacia do Maiobão para as providências cabíveis. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (29).


Á você que está me lendo eu digo : Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um pais . Ou seja em linguagem popular se chama ordem jurídica e que estabelece condutas de ações aceitáveis e recusáveis de um individuo, instituição, empresa entre outros.

O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Segundo informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

Não sou especialista em legislação e nem tenho formação em Direito. Minha única formação é o Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Contudo leitor (a). Como cidadão brasileiro, eu vejo o país com uma extrema dificuldade em fazer valer as leis que nós já temos no Estado de Direito no Brasil.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil não jamais precisaria da Operação Lava Jato, caso fizesse valer as leis do seu Estado de Direito. E veja bem leitor (a). Aqui não vai qualquer critica as leis especificas que temos no Brasil.

Sim leitor (a). Aqui não nenhuma critica a criminalização do racismo, a criminalização da homofobia e tão pouco a lei Maria da Penha. Meu comentário é apenas uma observação mais critica.

E assim caminha a humanidade.  

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





quarta-feira, 28 de julho de 2021

A nova ordem econômica.

O Santander Brasil registrou lucro líquido societário de R$ 4,103 bilhões no 2º trimestre, o que representa uma alta de 102,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2020 (R$ 2,026 bilhões) e de 45,7% em relação ao primeiro trimestre desde ano (R$ 2,816 bilhões).

Já o lucro gerencial, que exclui fatores extraordinários, alcançou R$ 4,171 bilhões, alta de 8% em relação ao 2º trimestre de 2020 (R$ 3,862 bilhões) e de 5,4% em comparação com o 1º trimestre deste ano (R$ 3,955 bilhões).

Os resultados acompanham as menores provisões para perdas com crédito e maiores receitas de tarifas.

O salto no lucro veio em meio à estratégia do presidente-executivo, Sergio Rial, de conquistar novos clientes numa competição mais acirrada com fintechs, destaca a Reuters. O Santander anunciou na terça-feira que Rial se tornará presidente do conselho do banco em janeiro e Mario Leão, atual vice-presidente do banco de atacado, o novo presidente-executivo.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio, um indicador da lucratividade dos bancos, atingiu 21,6% no 2º trimestre - no mesmo período de 2020 havia alcançado 11,8%, e no trimestre anterior, 20,6%.

A margem financeira bruta foi de R$ 13,4 bilhões no segundo trimestre, queda de 1,5% em relação ao mesmo período de 2020 e mesmo patamar do último trimestre.

A carteira de crédito total, por sua vez, cresceu 14,9% em 12 meses, alcançando R$ 439,8 bilhões - ao final de junho de 2020 foi de R$ 382,9 bilhões. Em relação ao 1º trimestre, o crescimento foi de 3,5%.

Houve alta de 5,2% na provisão para créditos de liquidação duvidosa em relação ao 1º trimestre, de R$ 3,16 bilhões para R$ 3,32 bilhões, e queda de 0,3% na comparação anual.

O índice de inadimplência superior a 90 dias ficou em 2,2% em junho, recuo de 0,2 p.p. no ano e ligeiro crescimento de 0,1 p.p. em relação ao 1º trimestre.

O índice de inadimplência pessoa física atingiu 3,2% em junho de 2021, queda de 0,3 p.p. no ano e crescimento de 0,1 p.p. no trimestre. Já o da pessoa jurídica alcançou 1,1%, queda de 0,1 p.p. no ano e aumento de 0,1 p.p. no trimestre.

O índice de inadimplência pessoa física atingiu 3,2% em junho de 2021, queda de 0,3 p.p. no ano e crescimento de 0,1 p.p. no trimestre. Já o da pessoa jurídica alcançou 1,1%, queda de 0,1 p.p. no ano e aumento de 0,1 p.p. no trimestre. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta feira (28).


Á você que está me lendo eu digo : A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A economia digital se refere uma economia baseada em tecnologias de computação digital. A economia digital está cada vez mais conectada com a economia tradicional na qual nós vivemos. 

A economia digital vela aproximadamente U$$ 3 trilhões do atual cenário econômico da pandemia. O valor de U$$ 3 trilhões é aproximadamente seis vezes o déficit comercial dos Estados Unidos e mais do que Produto Interno Bruto do Reino Unido e também mais do que o Produto Interno do Brasil. segundo as  informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

A economia digital se carcetriza por incorporar a internet, as tecnologias e dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na produção de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais”, que relacional habilidade digitais hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016).

O comercio eletrônico (e comerçe), por exemplo, tem assumido um papel cada vez mais central na economia. Em 2018, 58 milhões de consumidores, fizeram pelo menos uma compra on line e o e comerce registrou um faturamento de R$ 53,2 bilhões e crasceu 12 % ,sendo uma das alavancas do crescimento. Em termos de e comerce, o Brasil é considerado o mercado mais desenvolvido da América Latina. No entanto, há grandes desafios á serem superados : como as questões logisticas, as diferenças culturais, os apectos tributários e o comportamento do consumidor em cada região. Segundo as mesmas informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

No cenário global do novo corona vírus, o crescimento da economia digital tem tido um impacto gigantesco na atividade econômica como um todo. Sim leitor (a). A economia digital é uma realidade no Brasil.

Os bancos foram os setores que melhor de adaptaram no atual cenário da economia digital. Haja vista que os Bancos tiveram lucros gigantescos, mesmo com o fechamento de agencias bancárias no Brasil.

O Brasil precisará investir na qualificação da mão de obra na economia digital pós pandemia. Os Bancos se adiantaram bastante no avanço da economia digital no canário pós pandemia.

E não custa lembrar. Na manhã desta quarta feira, o dólar está cotado a R$ 5,16 centavos no Brasil. Entretanto, para os Bancos, isso tem sido absolutamente irrelevante.

Sendo assim. Um dos grandes desafios para os governantes brasileiros, será investir de maneira maciça na qualificação da mão de obra no avanço da economia digital.

E assim caminha a humanidade

Imagem : Portal G1 de Rede Globo.

 








O nosso Estado de Direito no Brasil.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), identificou três jovens suspeitos de aplicar golpes na compra de produtos pela internet em Jaú (SP).

O caso era investigado há cerca de 2 meses e nesta terça-feira (27) os jovens, dois de 19 anos e um de 18, foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e estelionato. Mandados de busca foram cumpridos na casa dos suspeitos e produtos foram apreendidos.

Segundo informações da polícia, eles faziam compras por meio de aplicativos e faziam o pagamento usando cartões de créditos de outras pessoas, que eram as vítimas dos golpes assim como quem vendia os produtos, a maioria lojas do comércio local.

Os três são investigados em liberdade pelos crimes. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta feira (28).


Á você que está me lendo eu digo : Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um pais . Ou seja em linguagem popular se chama ordem jurídica e que estabelece condutas de ações aceitáveis e recusáveis de um individuo, instituição, empresa entre outros.

O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Segundo informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

Não sou especialista em legislação e nem tenho formação em Direito. Minha única formação é o Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Contudo leitor (a). Como cidadão brasileiro, eu vejo o país com uma extrema dificuldade em fazer valer as leis que nós já temos no Estado de Direito no Brasil.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil não jamais precisaria da Operação Lava Jato, caso fizesse valer as leis do seu Estado de Direito. E veja bem leitor (a). Aqui não vai qualquer critica as leis especificas que temos no Brasil.

Sim leitor (a). Aqui não nenhuma critica a criminalização do racismo, a criminalização da homofobia e tão pouco a lei Maria da Penha. Meu comentário é apenas uma observação mais critica.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





A leis do Estado de Direito no Brasil.

Um idoso, identificado como Dorgival Antônio da Silva, de 62 anos, foi morto a tiros na terça-feira (27) no Sítio Formigueiro, zona rural da cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano.

Segundo informações, o idoso saiu de casa na segunda-feira (26) com uma quantia de dinheiro, mas até o momento a polícia não confirmou essa informação.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil do município segue investigando o caso. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta  feira (28).


Á você que está me lendo eu digo :O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

O estado de direito brasileiro já prevê punições para a maioria das infrações penais. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, as leis do estado de direito são cumpridas. Nesses dois países, não existe Lava Jato, e tão pouco espaços para manifestações antidemocráticas.

Está na hora do Brasil fazer valer as leis do seu estado de direito. Em países que cumprem as leis já vigentes no seu estado de direito, não existe e nem existirá Lava Jato. E consequentemente, não haverá espaços para manifestações contra a democracia em nenhum país.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

E veja bem leitor (a). Como eu sempre digo nas postagens. Aqui não vai nenhuma critica as leis mais especificas, como a leis que criminalizam o racismo e a homofobia, e nem a lei Maria da Penha ok ?

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.

 




terça-feira, 27 de julho de 2021

Que se cumpra o Estado de Direito.

Dois homens foram presos pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Santa Mônica, no distrito de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

As prisões foram realizadas no domingo (25) por agentes da 106ª DP com o apoio de policiais militares do 26º BPM.

Segundo os agentes, com os criminosos foram encontrados 926 pinos de cocaína, 38 tabletes de maconha, 35 munições calibre 38, dez munições de calibre 9 mm, além de R$ 1.050 em dinheiro. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta terça feira (27).


Á você que está me lendo eu digo :O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. 

O estado de direito no Brasil já configura as garantias da existência e da segurança das pessoas pelo nosso conjunto das leis. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sim leitor (a). Eu sempre vejo especialistas defenderem o endurecimento da legislação para combater determinados delitos. Veja bem leitor (a). Não sou especialista em conjunto de leis. Como formação, eu tenho apenas o curso de Jornalismo. Mas ao que me parece, o Brasil sempre teve dificuldades históricas em aplicar as leis que já temos no país pelo nosso estado de direito.

Ao que me parece leitor (a), o Brasil poderia reduzir muito a impunidade, se o país conseguisse aplicar as leis que já temos no nosso estado de direito. Sim leitor (a). Se o Brasil conseguisse cumprir as leis que já temos, não teríamos uma Operação Lava Jato no combate a corrupção. Daríamos um grande passo no combate a impunidade, caso o país conseguisse aplicar as leis já existentes.

O estado de direito brasileiro já prevê punições para a maioria das infrações penais. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, as leis do estado de direito são cumpridas. Nesses dois países, não existe Lava Jato, e tão pouco espaços para manifestações antidemocráticas.

Está na hora do Brasil fazer valer as leis do seu estado de direito. Em países que cumprem as leis já vigentes no seu estado de direito, não existe e nem existirá Lava Jato. E consequentemente, não haverá espaços para manifestações contra a democracia em nenhum país.

Então leitor (a). Não sei me parece o caso de endurecermos nossa legislação para combatermos delitos. Ao que me parece. o Brasil daria um grande passo no combate a impunidade aplicando as leis já existentes no país.

E veja bem leitor (a). Como eu sempre digo nas postagens. Aqui não vai nenhuma critica as leis mais especificas, como a leis que criminalizam o racismo e a homofobia, e nem a lei Maria da Penha ok ?

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Dom Total. 

 




O obvio sendo simplesmente o obvio.

O presidente Jair Bolsonaro subiu novamente o tom nesta segunda-feira, 26, ao dizer que "está na cara que querem fraudar" as eleições de 2022. Bolsonaro questionou, mais uma vez, a segurança das urnas eletrônicas, sem apresentar provas, e afirmou que qualquer manifestação condiz com o direito de livre expressão, mesmo as que defendem a intervenção militar e o Ato Institucional n.° 5 (AI-5), o mais violento da ditadura.

"(A gente) não consegue entender por que os caras são contra uma maneira de você terminar as eleições e ninguém reclamar. Está na cara que querem fraudar. De novo. Geralmente, quem está no poder é que faz artimanhas. Eu estou fazendo justamente o contrário", disse o presidente em mais uma crítica ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso.  

Na quinta-feira, 22, o Estadão revelou que no último dia 8 o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), recebeu um duro recado do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por meio de um interlocutor político. Na mensagem, o general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022 se não houvesse aprovação do voto impresso no Brasil. Após a publicação da reportagem, Braga Netto divulgou nota dizendo que não se comunica por meio de interlocutores e reiterando o apoio ao "voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso".

Bandeira do bolsonarismo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso tramita em uma comissão especial da Câmara e o governo está prestes a ser derrotado na análise do assunto. Bolsonaro defende a ideia de forma contundente, sob a alegação de que o sistema atual permite fraude, embora o voto na urna eletrônica seja auditável.

Diante da repercussão negativa da atitude de Braga Netto, porém, o presidente decidiu agora substituir o termo "voto auditável ou impresso" por "voto democrático". "Vou falar democrático que é melhor", afirmou ele nesta segunda-feira, em conversa com apoiadores, diante do Palácio da Alvorada. A escalada retórica de Bolsonaro ocorre no momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto para a disputa de 2022.

Com aliados e até alguns de seus filhos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob suspeita de formar "organização criminosa" para atacar as instituições do País, Bolsonaro disse que qualquer manifestação faz parte da liberdade de opinião. "O cara levanta uma placa: artigo 142 (da Constituição, segundo o qual as Forças Armadas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem). Ele é processado por causa disso? Então, vamos retirar o artigo 142 da Constituição", protestou.

Na mesma conversa, Bolsonaro usou outra comparação para dizer que tudo faz parte da democracia. "O cara levanta uma placa do AI-5. AI é na Constituição anterior, não existe mais AI. (...) Você quer levantar um cartaz na rua pedindo aí pena de morte? Faça o que você bem entender. Isso é liberdade de expressão, está na Constituição. Eu respeito isso, outros não respeitam", insistiu ele, em outra indireta para ministros do Supremo.

Bolsonaro não disse, no entanto, que por sua ordem adversários do governo foram alvo de investigações com base na antiga Lei de Segurança Nacional (LSN). O então ministro da Justiça André Mendonça - atualmente no cargo de advogado-geral da União e indicado pelo presidente para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal - até hoje enfrenta críticas e resistências à sua nomeação por causa de episódios como esses. A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã desta terça feira (27).


Á você que está me lendo eu digo : A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo (pelo uso do principio da interpretação efetiva). Esse é um direito reservado não somente as pessoas que estão presas, mas para toda a pessoa que estiver sendo acusada ou sendo investigada em uma ação penal.

O direito ao silencio, para não produzir provas contra si mesmo, é apenas a manifestação de uma garantia plena dos direitos fundamentais de qualquer cidadão. O direito de não produzir provas contra si mesmo, é garantia constitucional da não auto acusação sem qualquer prejuízo jurídico. Ou seja leitor (a). Nenhum cidadão brasileiros que se recuse a produzir provas contra si em uma investigação penal, poderá ser prejudicado ou penalizado juridicamente. O direito ao silencio a não auto acusação, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa em investigações penais. São informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.

O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

A desmoralização de partidos de centro e centro esquerda na Operação Lava Jato, alçou Jair Bolsonaro a condição de outsider nas eleições de 2018. Ao tomar posse em Janeiro de 2019, Jair Bolsonaro se tornava um outsider politico para grande parte da população brasileira.

Mas, entretanto, desde então, Jair Bolsonaro vem entrando em contradições com o discurso moralista da campanha eleitoral. Em dezembro de 2018, veio à tona um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontou uma movimentação atípica no valor de R$ 1.236.838 em uma conta no nome de Fabrício José Carlos de Queiroz, policial militar e ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro, entre os dias 1º de janeiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017.

O relatório, que foi anexado pelo Ministério Público Federal (MPF) à investigação que deu origem à Operação Furna da Onça, também cita transações bancárias no total de R$ 324.774 em papel-moeda e de R$ 41.930 em cheques compensados na conta de Queiroz. Segundo noticiado nos grandes veículos de imprensa, esse é o caso das rachadinhas,  no qual o senador Flavio Bolsonaro, filho mais velho de Jair Bolsonaro, está encrencado até hoje.

O senador Flavio Bolsonaro, também adquiriu uma mansão avaliada em R$ 6 milhões de reais. A polemica foi o valor ter sido considerado incompatível com os rendimentos do senador. Conforme noticiado na grande imprensa. 

Além disso, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar Jair Bolsonaro na compra da vacina indiana covaxin.

Sim leitor (a). Jair Bolsonaro está sendo investigado por crime de prevaricação. Sim leitor (a). Jair Bolsonaro passou a ser formalmente investigado por omissão ou não a respeito das supostas irregularidades no processo de contrato da vacina, e também se Jair Bolsonaro, de alguma forma, se beneficiaria pessoalmente com isso. 

Jair Bolsonaro teve a grande chance de pavimentar o caminho da reeleição na pandemia do novo corona vírus no Brasil. Sim leitor (a). A pandemia do novo corona vírus, era a grande chance de Jair Bolsonaro se firmar como um grande líder nacional no Brasil.

A tarefa era muito simples. Bastava que Jair Bolsonaro exercesse o cargo de Presidente da República com a maturidade necessária em uma emergência de saúde pública. Contudo, Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário.

Contaminado pelo extremismo da sua ala ideológica, Jair Bolsonaro tentou adotar politicas suicidas contra a saúde dos brasileiros. Sim leitor (a). Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro tentou colocar a tese da "imunidade natural" pela via do contágio, colocando em grave risco, a saúde da população.

Coube aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse em risco, a já fragilizada saúde dos brasileiros.

Em vez de liderar o Brasil no combate ao novo corona vírus, Jair Bolsonaro apenas cultivava o extremismo da sua ala ideológica. Jair Bolsonaro se desgastava á medida que a pandemia se agravava no Brasil.

Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro abria mão da garantia constitucional da não auto incriminação. O vírus do autoritarismo, fazia Jair Bolsonaro produzir todas as provas contra si mesmo, a medida que a pandemia do novo corona vírus se agravava no Brasil.

Na manhã desta terça feira, o Brasil carrega a triste marca de 551 mil vidas perdidas para o novo corona vírus. Mortes, que a maioria dos médicos, afirmam terem sido evitáveis por meio do Sistema Unico de Saúde (SUS).

Claro que ainda temos 01 ano e 02 meses até as eleições de 2022. Na politica, tudo muda muito rapidamente, até as eleições de 2022, muita coisa pode mudar no cenário politico no Brasil.

Mas, entretanto, existe uma verdade inquestionável. Na politica, na democracia, assim como na vida, a única coisa realmente certa, é a própria necessidade da mudança.

Sim leitor (a). Jair Bolsonaro não se dá conta do obvio. Na política, na democracia, assim como na vida, a única coisa realmente certa, é a necessidade drástica da mudança.

E não custa lembrar. O ex presidente dos Estados Unidos Donald Trump, arruinou sua reeleição a casa branca, ao ser contaminado pelo vírus do extremismo. 

Contaminado pelo autoritarismo, Jair Bolsonaro não de conta, de que obvio, é simplesmente o obvio.


E assim caminha a humanidade.  

Imagem : Revista Veja. 







 



segunda-feira, 26 de julho de 2021

Especial: Dia Internacional da MULHER NEGRA Latino-americana e Caribenha

O dia da mulher negra foi inspirado no dia da mulher afro latino americana e caribenha ( 31 de julho). O dia da mulher negra no Brasil, é comemorado no dia 25 de Julho, data instituída pelo governo brasileiro em 2014.
O dia da mulher negra é comemorado desde o inicio do século XXI. Essa data também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual estado do Mato Grosso durante o século XVIII. Em comemoração a data, são realizadas audiência públicas, festivais, seminários, conferencias e feiras, entre outras atividades, que tem por objetivo e reafirmar a identidade, a história, e a luta das mulheres negras brasileiras. O dia da mulher negra, lembra que o Brasil foi em grande parte, construído através, com o sacrifício da mulher negra. A chegada das mulheres africanas marcou a formação social brasileira, de acordo com as explicações da historiadora e professora Sandra Lima, quando eu cursava o primeiro semestre do Curso de Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara  Machado (FIAAM FAAM).
Como jornalista e cidadão, homenageio as mulheres negras. Como jornalista e cidadão, eu reafirmo meu respeito as conquistas e avanço das mulheres negras em um pais conservador e racista.
Eu reafirmo meu respeito as mulheres negras todos os dias da minha vida.



 

A seguridade social tão necessária no Brasil e o papel do Estado.

 A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos ( política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.

A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro político base dos partidos de   esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
Compete ao poder público garantir a seguridade social, integrando iniciativas do poder público e da sociedade. Compete à União, Estados e Municípios, garantir a seguridade social garantir a seguridade social nos entes na República Federativa do Brasil, assegurando os direitos à saúde, à previdência e à assistência social. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
O Estado é uma entidade com poder para governar o povo dentro da estratégia política e governamental.
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) ,é um programa do Ministério da Educação do Brasil, criado em 1999, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. De acordo com o site do Ministério da Educação. 
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004,durante o governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. De acordo com o site oficial do Pro Uni
O Brasil é um país muito desigual em nível educacional. Caro (a) leitor (a). A própria história do Brasil ajuda a explicar a herança da desigualdade que temos hoje. Durante 322 anos , entre 1500 a 1822, o Brasil foi colônia de exploração de coroa portuguesa.
Durante o período colonial, a corte de Portugal impediu a construção de escolas e universidades no Brasil. Durante 322 anos de colonização, entre 1500 a 1822, os brasileiros residentes em território brasileiro, não tiveram qualquer acesso mínimo à educação. Somente os brasileiros mais favorecidos na alta burguesia, iriam estudar nas províncias europeias.
Durante o período colonial, tivemos o racismo estrutural também implantado no Brasil pela coroa portuguesa. Para o ingresso em cargos majoritários em serviços públicos, era exigida no Brasil, a chamada "pureza de sangue". Ou seja, leitor (a). Para que algum brasileiro tivesse acesso aos cargos majoritários, era necessário a comprovação da "brancura" dos candidatos.
Sim leitor (a). O FIES e Pro Uni, foram reformas sociais que foram necessárias ao momento social que o Brasil vivia durante os governos de Fernando Henrique e Lula.
Como jornalista e cidadão, eu reconheço que governos com características sociais democratas, são sim extremamente necessários no Brasil. No Brasil, é absolutamente indispensável, que os governantes estejam comprometidos com as reformas sociais que promovam o bem estar a quem mais precisa.
E esse é o papel da Social Democracia no Brasil. A Social Democracia não deve ser politiqueira. A Social Democracia não deve assaltar a Petrobrás ou promover compra de votos.
A Social Democracia no Brasil, deve estar comprometida em garantir a seguridade social, que é uma garantia constitucional dos brasileiros. É dever do estado promover a seguridade social prevista na Constituição Federal.
Cabe ao estado promover reformas sociais quando assim for necessário. Cabe ao estado promover reformas que garantam a seguridade social. Governos Sociais Democratas não devem assaltar os cofres públicos ou promover compra de votos.
Governos Sociais Democratas devem estar comprometidos com reformas que garantam a seguridade social prevista na Constituição Federal do Brasil.
Governos Sociais Democratas devem estar comprometidos com a seguridade social . E não serem politiqueiros, apoiando ditaduras, seja  de direita ou esquerda.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Editora Fórum.





domingo, 25 de julho de 2021

As lutas das mulheres no Brasil.

Há quatro anos, Jayris Rodrigues de Sousa, de 26, vive a rotina de uma profissão que decidiu seguir por influência do pai e do irmão: ser motorista. Moradora de Praia Grande, no litoral paulista, a jovem é a pessoa mais nova a conduzir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. Neste domingo (25), data em que é comemorado o Dia do Motorista, Jayris revelou ao G1 o orgulho que tem da profissão.

Desde pequena, Jayris acompanha o trabalho do pai, Marcelino João de Sousa, que é motorista de ônibus há 17 anos. Ela viu Marcelino incentivar o irmão mais velho dela a seguir a profissão, e quando cresceu, os dois a apoiaram a seguir o mesmo caminho. “Eu sempre vi o esforço do meu pai, o meu irmão também, sempre foi muito dedicado, e eles sempre me incentivaram, falando que era bom, para eu tentar”, conta.

Quando completou 19 anos, a jovem passou a considerar a ideia de experimentar um pouco mais da admiração pelo trabalho do pai e do irmão, seguindo a profissão. “Eles me incentivaram, e eu tirei a CNH na categoria D, para dirigir ônibus. Depois, eles levaram o meu currículo na empresa, e eu fui chamada para iniciar o treinamento”, explica.

Jayris começou efetivamente na profissão aos 22 anos, como manobrista. Após um período conduzindo ônibus dentro da garagem da empresa, ela assumiu a condução de um micro-ônibus que rodava dentro da cidade de Praia Grande. Há dois anos, a profissional se tornou a mulher mais nova a conduzir o VLT.

No dia a dia, Jayris faz quatro viagens e meia, seguindo da Estação Barreiros, em São Vicente, até a Estação Porto, em Santos. A condutora assume o veículo todos os dias às 6h, e percorre 15 estações, que somam 11,5 km de extensão de via.

“Sabe aquela coisa de a gente imaginar uma coisa boa, mas Deus preparar algo bem melhor? O ônibus sempre foi a minha vontade, mas quando apareceu essa oportunidade [do VLT], foi bem melhor, e eu agradeço muito a Deus pelo meu trabalho”, destaca Jayris.

No início da carreira, o maior desafio de Jayris foi ir para a rua conduzindo um ônibus, e posteriormente, assumir o comando do VLT. “Os desafios eram ter cuidado para não ter acidente e prestar atenção no que está em volta, para não acontecer nada”, relata.

De acordo com a jovem, as pessoas costumam se surpreender, e elogiam a profissão dela. Conforme explica, até ela fica surpresa com o cargo que assumiu. “Nem eu acreditava que teria essa oportunidade, é um orgulho ter aprendido e saber que a gente é capaz”, comenta.

“Eu sempre tive vontade de fazer alguma faculdade, mas eu não me identificava com nada, por isso, não segui nenhuma área, e de tanto eles [o irmão e o pai] me incentivarem sobre a profissão deles, eu tentei”, conta.

Atualmente, Jayris diz que ainda não pensa sobre o futuro na profissão. Para ela, o cargo que assume no momento está suficiente. Para as mulheres que desejam seguir a carreira de motorista de ônibus, a jovem deixa uma mensagem: “Todo mundo pode, todo mundo tem espaço, e claro, com muito esforço, dedicação e amor pelo que faz”, conclui. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (25).


Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação às mulheres na sociedade.

O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantém os homens predominando sobre todos os cargos de liderança política, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.

Sim leitor (a). O Brasil é um pais patriarcal e extremamente machista. Em um pais patriarcal e machista, as mulheres recebem salários inferiores aos homens, exercendo a mesma função.

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as mulheres recebem salários inferiores aos homens, exercendo a mesma função.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mulheres representam aproximadamente 45,3 % da força de trabalho. Ainda assim, recebem 79, 5 % dos salários pagos aos homens e tinham uma jornada menos em 4,8 horas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também afirma que o rendimento das mulheres ocupadas entre 25 a 49 anos, era de aproximadamente R$ 2,050. Enquanto o rendimento dos homens no mesmo grupo etário, chegava a R$ 2,579, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 

Por isso leitor (a). Como jornalista e cidadão, eu apoio as lutas das mulheres no mercado de trabalho. Sou um admirador profundo dos avanços das mulheres em um pais patriarcal e machista.

E assim caminha a humanidade. 

Imagens : Portal G1 da Rede Globo. 









 

O preparo necessário para a Presidência de República.

 A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo (pelo uso do principio da interpretação efetiva). Esse é um direito reservado não somente as pessoas que estão presas, mas para toda a pessoa que estiver sendo acusada ou sendo investigada em uma ação penal.

O direito ao silencio, para não produzir provas contra si mesmo, é apenas a manifestação de uma garantia plena dos direitos fundamentais de qualquer cidadão. O direito de não produzir provas contra si mesmo, é garantia constitucional da não auto acusação sem qualquer prejuízo jurídico. Ou seja leitor (a). Nenhum cidadão brasileiros que se recuse a produzir provas contra si em uma investigação penal, poderá ser prejudicado ou penalizado juridicamente. O direito ao silencio a não auto acusação, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa em investigações penais. São informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.

O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Ontem leitor (a), tivemos novos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro nos cantos do Brasil. Sim leitor (a). Jair Bolsonaro teve a faca e o queijo nas mãos para pavimentar o caminho de sua reeleição em 2022.

Jair Bolsonaro, teve na pandemia do novo corona vírus, a grande chance de se firmar com um grande líder nacional no combate a pandemia do novo corona vírus no Brasil.

Para pavimentar o caminho a reeleição, a tarefa de Jair Bolsonaro era muito simples. Bastava simplesmente que Jair Bolsonaro exercesse o cargo de Presidente da República.

Entretanto, Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário. Jair Bolsonaro aderiu ao extremismo insano da ala ideológica do seu governo. Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro queria colocar em risco a saúde pública no Brasil, adotando a tese da "imunidade natural" pelo contágio do novo corona vírus.

Sim leitor (a). Coube aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse ainda mais em risco, a já fragilizada saúde pública no Brasil.

Contaminado pelo vírus do extremismo da sua ala ideológica, Jair Bolsonaro simplesmente  se esqueceu, que em uma Republica Federativa, os poderes de União, Estados e Municípios, são compartilhados em uma República Federativa. Segundo diz o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Negando a ciência, Jair Bolsonaro cada vez mais abria mão da garantia constitucional de não auto incriminação. Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro simplesmente produzia todas as provas contra sim mesmo, a medida que a pandemia se agravava no Brasil.

Mas, contudo, Jair Bolsonaro jamais poderá dizer que não foi alertado por seus assessores. Sim leitor (a). Jair Bolsonaro foi alertado pela ala política do seu governo sobre as consequências do agravamento da pandemia. Seu então Ministro da Saúde, o médico Luiz Henrique Mandetta, também alertou Bolsonaro sobre a gravidade da pandemia do novo corona vírus.

Entretanto, Jair Bolsonaro já havia sido contaminado pelo extremismo do gabinete paralelo. Sim leitor (a). Além do negacionismo cientifico, Jair Bolsonaro também se deixou contaminar, pelo extremismo da ala ideológica do seu governo.

Na manhã deste domingo, o Brasil atingiu a trágica marca de 549 mil vidas perdidas para o novo corona vírus. A trágica marca que Jair Bolsonaro carrega contra si mesmo nos dias atuais.

A CPI da Covid 19, de fato, não mostra nada de novo. A CPI da Covid 19, apenas mostra todas as provas que Jair Bolsonaro produziu contra si mesmo, durante o agravamento da pandemia no Brasil.

A politica exige o devido preparo intelectual para quem vai exerce-la. O exercício da politica governamental, exige o devido preparo e a capacidade intelectual, para quem vai exerce-la.

O cargo de Presidente da República, exige a maturidade e o preparo. ( Independentemente da corrente politica do presidente ok ?).

A trágica marca de 549 mil vidas perdidas, nos mostra a cada dia, que o cargo de Presidente da República, exige o devido preparo intelectual do governante. Lideres incompetentes, simplesmente conduzem o pais as cinzas. ( Independentemente da corrente politica do presidente ok ?).

E na manhã deste domingo, eu lamento profundamente os meus 549 mil compatriotas, que infelizmente perderam suas vidas para a Covido 19. 

Na manhã deste domingo, eu me solidarizo com os leitores (as), que tenham perdido seus entes queridos para a Covid 19. Que o tempo conforte seus corações.

E assim caminha a humanidade. 





Imagem : Jornal Correio Braziliense.




sábado, 24 de julho de 2021

Os efeitos na economia .

A crise provocada pela pandemia de coronavírus deixou marcas profundas no mercado de trabalho. Em média, 377 brasileiros perderam o emprego por hora em um ano.

Os números são de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril – os últimos disponíveis – da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Em abril, o Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. Calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pnad Contínua leva em conta tanto o mercado de trabalho forma como o informal.

"Na pandemia, a queda do emprego foi recorde na comparação ano contra a ano", afirma Bruno Ottoni, analista da consultoria IDados e responsável pelo levantamento. "A partir de abril, maio e junho (de 2020), houve uma retração muito grande do emprego, o que mostra que a pandemia afetou fortemente o mercado de trabalho."

Nessa base de comparação anual (mês contra igual mês do ano anterior), o estudo do IDados mostra que, se o efeito da pandemia ainda se arrasta no mercado de trabalho, o estrago já foi muito pior. Em agosto do ano passado, no período mais agudo da crise, quase 1,4 mil brasileiros perdiam o emprego por hora. Naquele momento, o país tinha 81,6 milhões de ocupados, quase 12 milhões a menos na comparação anual.

"A partir de agora, o que a gente vai ver provavelmente é esse número ficando cada vez menos negativo e, em algum momento, ele deve passar para o terreno positivo", diz Ottoni.

O pesquisador destaca, no entanto, que essa melhora vai ocorrer por causa de uma base de comparação bastante fraca. Em dezembro de 2019, por exemplo, o Brasil chegou a ter 94,5 milhões de pessoas com algum trabalho.

A fragilidade do mercado de trabalho fica evidente na taxa de desemprego. No trimestre encerrado em abril, a desocupação manteve o patamar recorde de 14,7% e atingiu a 14,8 milhões de brasileiros.

"O país atingiu o recorde histórico da taxa de desemprego no início deste ano. A melhora esperada vai se dar com uma queda desse patamar elevado, mas ainda vamos terminar o ano com um desemprego muito alto", afirma Ottoni.

Sem emprego na pandemia

Desde que começou a pandemia, Terezinha de Jesus dos Santos, de 35 anos, nunca mais conseguiu um emprego. Moradora de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, ela tem uma filha de 13 anos e sobrevive apenas com o Auxílio Emergencial.

"Antes da pandemia, eu estava trabalhando como diarista, ganhando bem, mas, depois, com o coronavírus, o pessoal foi ficando preocupado, com medo de falir, e fui dispensada", afirma Terezinha.

O auxílio tem sido insuficiente para que ela consiga pagar todas as suas contas. O aluguel de R$ 550 está atrasado há dois meses.

"Quando sai o auxílio, eu compro básico, essas coisas mais em conta. Coloco no congelador e vou tirando aos pouquinhos", diz Terezinha. "Quando falta alguma coisa, o pessoal (da comunidade de Paraisópolis) sempre me dá uma cesta básica."

Para tentar voltar ao mercado de trabalho, Terezinha diz que sai todos os dias de casa em busca de um emprego. "Estou sempre procurando. Não fico dentro de casa porque é pior. Sempre saio procurando nas empresas, preenchendo fichas. Estou indo em busca."

Medo do despejo

A crise provocada pela pandemia também tirou a renda de André Pacheco, de 42 anos. Ele tem uma barraca de yakissoba na Lapa, centro do Rio, que ficou fechada no ano passado.

André mora numa ocupação e já recebeu ordem de despejo. Ao todo, são nove pessoas da família na mesma casa.

"Pensei em procurar alguma coisa com carteira assinada. Mandei e-mails, tentei alguns contatos, mas ninguém me chamou para nada", diz André.

Com a barraca fechada, a renda da família vinha do Auxílio Emergencial recebido pela esposa de André e de doações.

“O sonho da gente sempre foi ter uma loja de yakissoba para empregar a família e ter uma qualidade de vida melhor”, diz André. “Eu moro em uma ocupação. A gente está com medo de perder a casa porque não temos condição de pagar um aluguel. Não tenho renda. Você vai tentar alugar uma casa, e eles pedem várias garantias. Então, a gente vai vivendo dessa forma.” A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (24).


Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a). O Brasil já vinha em uma situação econômica bastante crítica, mesmo antes da pandemia do novo corona vírus. Desde 2014, o rombo nas contas do Governo Federal vem crescendo. Em 2014, o rombo nas contas públicas foi de R $32,5 bilhões. Em 2015, o rombo saltou para R $114, 9 bilhões. Em 2016, o rombo saltou para R $154, 2 bilhões. Em 2017, o rombo voltou a saltar para R $124, 4 bilhões. Em 2018, um novo salto para R $120, 258 bilhões. Em 2019, houve um pequeno recuo para R $95,1 bilhões. Em 2020, em função da pandemia, o rombo nas contas públicas chegou a R $900 bilhões, de acordo com os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.

A dívida pública brasileira também vem crescendo desde 2014. Em 2014, a dívida pública brasileira foi de R $2, 29 trilhões. Em 2015, saltou para R $2,79 trilhões. Em 2016, saltou para R $3,113 trilhões. Em 2017, voltou a saltar para R$ 3,559 trilhões. Em 2018, saltou para R $3,877 trilhões. Em 2019, um novo salto para R $4,249 trilhões. Em 2020, em função da pandemia, a dívida pública brasileira ficou entre R $4,6 a 4,9 trilhões, segundo os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.

O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, vem crescendo pouco desde 2014. Em 2014, o PIB brasileiro foi de R $5, 52 trilhões. Em 2015, o PIB foi de R $5,996 trilhões. Em 2016, o PIB ficou em 6,3 trilhões. Em 2017,  o PIB ficou em R $6,583 trilhões. Em 2018, o PIB foi de R $7,0 trilhões. Em 2019, o PIB foi de R $7,4 trilhões. Em 2020, o PIB brasileiro foi de aproximadamente 7, 4 trilhões, segundo os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.

Em 2014, o desemprego no Brasil ficou em 4,3 %. Em 2015, o desemprego saltou para 9,6%. Em 2016, o desemprego saltou para 11,5 %. Em 2017, o desemprego saltou para 12,7%. Em 2018, o desemprego teve um leve queda para 11,9 %. Em 2019, o desemprego se manteve em 11,9 %. Em 2020, o desemprego saltou para 13,9 %. Segundo os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.

Na contabilidade, a liquidez econômica corresponde a velocidade e facilidade na qual um ativo pode ser convertido em caixa. Um exemplo da liquidez econômica, é que o ouro é realmente um ativo líquido, pois pode rapidamente ser vendido. Conforme os dados colhidos no Banco Central e no Ministério da Economia, a situação econômica do Brasil, já vinha bem crítica desde 2014.

O setor de serviços são os setores que englobam as atividades de prestação se serviços do comércio no Brasil. Os setores de serviços representam aproximadamente 72,8 % do Produto Interno Brasileiro, segundo os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.

Sim leitor (a). A inépcia do presidente Jair Bolsonaro na aquisição de vacinas, prejudicou o setor de serviços no Brasil. O setor de serviços no Brasil, foram extremamente afetados pela pandemia do novo corona vírus.

Será necessário um plano de infraestrutura para socorrer as mciro e pequenas empresas que foram afetadas pelos efeitos do novo corona vírus no Brasil. 

O socorro as micro e pequenas empresas, será fundamental para recuperar o setor de serviços, e assim diminuir o desemprego no Brasil.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.